A busca - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

O espetáculo A BUSCA reflete sobre a importância do feminino para o equilíbrio da vida. Revela aspectos de uma trindade do Ser divino, animal e humano, despertando os sentidos do espectador para sensações que vão de encontro a sua natureza mais íntima.  A estrutura cênica e a linguagem da máscara teatral sugerem ao público uma percepção – do tempo e espaço - ambientada em uma dimensão atemporal e metafísica da personagem. Tornam visível o ser sensível que percorre sua experiência mítica dentro de um espaço ritual.  
 
No ano de 2018, o Grupo Teatral Moitará une dois importantes eventos em sua agenda: a comemoração de seus 30 anos de trabalho continuado, e a criação do seu novo espetáculo A BUSCA. Após realizar a estreia com 12 apresentações na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, o Moitará, faz uma nova temporada no Teatro Municipal Serrador de 04 a 27 de outubro, sempre às 19h30.
 
Com temática extremamente atual, A BUSCA fala sobre a relação de equilíbrio entre os princípios masculino e feminino, o yin e yang, as forças e relações originárias que formam todos os seres. O espetáculo trata da necessidade de valorizar o princípio feminino para o equilíbrio da vida no planeta, refletindo sobre o resgate do contato com a faceta feminina em sua tríade humana, divina e animal, estimulando um debate sobre uma nova ética capaz de gerar uma relação harmoniosa do Ser Humano com a natureza e o cosmo. 
 
As primeiras ideias sobre este espetáculo vêm de uma máscara de três faces, criada pela atriz Erika Rettl, inspirada nas Parcas ou Moiras, divindades da mitologia greco-romana que controlam o destino dos mortais e determinam o curso da vida humana, decidindo sobre vida e morte. Durante a pesquisa, ao confrontar as possibilidades do jogo cênico dessa máscara, que possui características de um Ser fantástico, surgiu à necessidade de criar outras máscaras individualizando cada uma das três faces para personificar o sagrado, o animal e humano, presentes na tríade do feminino.  
 
Este espetáculo dá seguimento à pesquisa sobre a dramaturgia da "cena poema", abordagem da máscara teatral desenvolvida há mais de quinze anos pelo Grupo. Nela, a personagem representa mais as sensações do ser do que a personificação de um tipo. O primeiro resultado desta pesquisa foi o espetáculo IMAGENS DA QUIMERA, que teve indicação ao Prêmio Shell (música) e um grande reconhecimento do público e da crítica especializada.  Se ao feminino está ligado o conceito de vida e morte, fertilidade e criação é no equilíbrio entre os princípios feminino e masculino que se estabelece a harmonia na Natureza. É através da relação entre estas forças distintas, mas complementares, que se consolidam também a formação dos mais diversos grupos sociais e de todos os seres, assim como a origem dos seus conflitos e a resolução destes. No espetáculo – A BUSCA, a personagem revela, sobretudo, a sua poiesis íntima, delineando através do seu comportamento (gestos, sons, forma de articular o texto) características atribuídas à matriz arquetípica da Grande Mãe: aquela que cuida, sustenta, que fertiliza, alimenta e faz renascer, que é maternal e também apavorante, que possui elevação espiritual além da razão. O texto e a música foram elaborados de forma a ressaltar o jogo sensório proposto pela linguagem da máscara e pela abordagem dramatúrgica da cena-poema sugerindo um espaço cênico atemporal, onde as personagens jogam com a cumplicidade do espectador que também passa a ser coautor da história.
 
Ficha Técnica:
Autores: Erika Rettl e Venício Fonseca
Direção: Venício Fonseca
Elenco: Erika Rettl e Venício Fonseca



Duração: 53 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 4042-6662 | Rio no Teatro (Tel. e WhatsApp)


Classificação:
16 anos


Genero:
Drama




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE