Nuvem

Floriano Romano apresenta a instalação 'NUVEM' no Espaço Furnas Cultural abertura 16/8 - visitação de 17/8 a 14/10

 

Na sua sexta exposição individual, o artista Floriano Romano, pioneiro da relação entre som e artes visuais apresenta mais um trabalho sobre o ruído da natureza e sua relação com o espectador. 
 
A exposição Nuvem apresenta uma instalação do artista composta por seus objetos sonoros retirados do cotidiano. Desta vez guarda chuvas sonoros, que irradiam o som da chuva formam uma instalação no teto do Espaco Furnas Cultural que pode ser percorrida e fruída pelo público. A instalação possui diferentes sons de chuva na sua composição utilizando o som de forma espacial e criando uma nuvem sonora.
 
Romano é artista visual trabalha desde 2000 no Rio de Janeiro. Ja ganhou diversos prêmios com suas instalações e objetos sonoros, entre eles o Prêmio Marcantonio Vilaca da Funarte em 2012 e o Prêmio CCBB Contemporâneo em 2015. Partcipou da Residência Hobra Brasil - Holanda em 2016 e foi bolsista dos Ateliers da Lada em Portugal no ano 2000.
 
SOBRE A EXPOSICAO NUVEM
A exposição trata da possibilidade de uma escuta atenciosa do Ruído, através de uma nuvem de sons simultâneos de chuva que se irradiam de guarda-chuvas sonoros dispostos no teto da galeria do Espaço Furnas Cultural. A nuvem de ruído nos apresenta várias frequências de forma simultânea que passam a coexistir com sua ressonância. A audição da "chuva" nos aproxima da memória e das imagens que ela evoca quando tentamos nos terriotorializar no espaço.
 
MINIBIO
Floriano Romano é pioneiro em obras que mesclam instalações, performance e rádio em espaços urbanos. Criou o programa de rádio “O Inusitado” no Rio de Janeiro, condensando um excelente imaginário sobre o som, tanto nas artes plásticas como na música e na poesia de 2002 a 2004. Trabalha com objetos sonoros, instalacoes e intervenções urbanas. Em 2016 fez duas Exposições individuais, Errância no Centro Cultural Banco do Brasil onde microfonou o corpo de varios acionistas para realizar gravações de campo na noite da cidade do Rio de Janeiro, e Muro de Som, uma casa sonora com objetos criados para o Parque das Ruinas, e participou da Residencia HOBRA- Holanda Brasil, no Rio de Janeiro.
 
Em 2015 ganhou o Prêmio CCBB Arte Contemporânea e participou da exposição do Prêmio Marcantonio VIlaça do SESI no MAC/USP e da TRIO Bienal de Escultura no Centro Cultural Banco do Brasil. Em 2013 realizou a exposição individual SONAR, na Casa de Cultura Laura Alvim. Em 2012 ganhou o premio Marcantonio Vilaça da Funarte com a obra Chuveiros Sonoros e o Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea com a exposição “A Cidade Sonora” uma reuniao de gravacoes de cidades do mundo todo enviadas por artistas e nao-artistas que soava como ruido urbano.
 
Exposição NUVEM
Artista: Romano
Quando: Abertura para convidados dia 16 de agosto de 2018, às 19h.
Onde – Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219, Botafogo – Rio de Janeiro
Visitação: Terça à sexta, das 14h às 18h, e sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h. Não há necessidade de ingresso para exposições.
Período: De 16/08 a 14/10




Teatro Oi Casa Grande terá apresentações do sucesso Malala, a menina que queria ir para a escola
Primeira adaptação teatral do livro-reportagem infanto-juvenil da jornalista Adriana Carranca. Vencedora do Prêmio FNLIJ nas categorias Escritora Revelação e Livro Informativo. A obra também é reco...
Vala Comum
Espetáculo teatral do grupo “Impulso Coletivo” inova ao ser montado numa casa no bairro da Tijuca, onde o público é convidado a embarcar numa experiência provocadora
O problemão da Banda Infinita
Espetáculo explora o universo da matemática e é pensado especialmente para crianças de seis a dez anos.
Coleções Líquidas
Fruto de um projeto de pesquisa sobre a formação de gênero na sociedade, a peça Coleções Líquidas reestreia na Casa Rio
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
TRANSAMÉRICA 101,3
Por elas
A violência contra a mulher é o tema da peça POR ELAS, em cartaz de quarta à sábado, no Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ).
Noite da Comédia Improvisada estreia no Teatro Leblon – Sala Marilia Pêra
Peça é dividida estruturalmente em jogos de improvisação teatral comandados pela plateia
Eu sou eu Porque meu Cachorrinho me Conhece
“Eu sou eu Porque meu Cachorrinho me Conhece” faz temporada com entrada franca, em horário alternativo, no Glauce Rocha
Arandu – Lendas Amazônicas
Arandu – Lendas Amazônicas” estreia temporada no dia 7 de abril no CCBB Rio de Janeiro, aproveitando o mês que se comemora o Dia do Índio
PUBLICIDADE
Rolé Carioca 2018
ROLÉ CARIOCA 2018 - Projeto lança agenda 2018 com evento no CRAB no dia 31 de março de 2018
Tempestuosa Depressagem
Tempestuosa Depressagem: Performance retrata a depressão em negros, principalmente em mulheres, no Centro Coreográfico
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
TRANSAMÉRICA 101,3
NEWSLETTER e Notificações
Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão conteúdo exclusivo do teatro carioca, descontos e promoções
Nome
E-mail
 
PUBLICIDADE
GOOGLE+
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS