Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Atores em busca de um musical

Crescimento do mercado influência a preparação e qualificação dos profissionais

 

O Rio de Janeiro cresce e aparece no mercado dos musicais com a produção de espetáculos de porte, no apoio das empresas na indústria da cultura-entretenimento e na aceitação do público, que tem comparecido e prestigiado as produções. Com a demanda, cresce também o número de peças e a contratação de equipe técnica e elenco. De olho no mercado que se abre, artistas com diferentes histórias buscam a profissionalização ou o aperfeiçoamento de técnicas para não ficar fora do palco.

 

Para isso cursos de canto, teatro e dança são procurados por aspirantes ou profissionais. O Rio No Teatro acompanhou uma turma que sonha com os palcos, os cenários que descem e as escadas que acendem, em um verdadeiro mergulho musical.

 

Aquecimento vocal e muito alongamento antes de começar um “passadão”, sim um ensaio geral com luz, figurino e marcas ( momento de checar todos os detalhes, principalmente com a equipe técnica). O elenco estava pronto e depois dos devidos aquecimentos, hora de começar. Frio na barriga e tensão fazem parte deste momento para quem deseja crescer na carreira.

 

Para a pianista Milena Almenara de 28 anos,  hoje existe uma procura muito grande e o artista tem que ser completo. “É preciso dançar, cantar e representar...se faz tudo...”, ressaltou Milena.

 

Antes de entrar em cena, a paulista Marisa Fontes, 37 anos, Psicóloga e pedagoga acertava os detalhes da voz. Marisa conta que sempre trabalhou com a área artística e desenvolveu projetos de arte educação. Hoje procura cursos e tenta conciliar os trabalhos.“Sou uma grande apaixonada pela música. Aqui é bom porque aprendo também a dançar e atuar... Já canto profissionalmente, mas confesso que tenho muita dificuldade de cantar dançando...tenho que estar preparada para as oportunidades.’, revela Marisa.

 

Já Marcela Dias, de 28 anos é atriz e cantora profissional, tem um grupo de musical chamado as Sadomusicistas, com o lema “É muita mulher para pouco musical”. Marcela acredita que é preciso estar sempre estudando para se aperfeiçoar cada vez mais. Assim é possível se qualificar. “ Faço sapateado, canto e teatro”, diz a atriz-cantora dona de um agudo e de uma extensão vocal de dar inveja.

 

Quando a pergunta é sobre a quantidade de mulheres no mercado, ela não tem dúvidas na resposta “É muita mulher para pouco musical” , cada vez mais temos mais gente especialzada. “Antigamente era possível apenas saber cantar ou dançar ou atuar, hoje é bem diferente...”, conta Marcela.
 

Marcelo Neves de 36 anos, é tradutor e interprete. Agora faz cursos para aperfeiçoar a música e a dança  aproveitando o tempo de sobra. Seu grande objetivo é conciliar suas carreiras e diz ser fácil porque trabalha por conta própria.

Allan Garcia é de Caxias do Sul, tem 24 anos e vive de música. O rapaz que está no Rio de Janeiro há cinco meses resolveu aprender teatro e já se sente em casa. “Quando a oportunidade aparecer quero estar preparado. Me falta um pouco a parte cênica, então vamos trabalhar...”

Para a preparadora vocal Mirna Rubim,  o mercado econômico aquecido, com profissionais melhor preparados favorecem o “Boom” dos musicais no Rio de Janeiro. “Fiz um doutorado  em 2004 e hoje percebo que temos mais profissionais preparados para ensinar.As empresas também tem acreditado mais na transformação da cultura de entretenimento em algo rentável.”, diz Mirna que brilhou recentemente no musical “A Noviça Rebelde” de Charles Miller e Claudio Botelho.

 

Mirna Rubim é considerada uma das melhores preparadoras vocais do Brasil. Dentre as celebridades que foram ou ainda são seus alunos destacam-se Miguel Falabella, Marília Pera, Isabella Bicalho, Alessandra Maestrini, Alessandra Verney, Kiara Sasso, Soraya Ravenle, Cris Gualda e Murilo Rosa. Mirna afirma que qualquer um pode cantar, mais para engrenar no  mercado vai depende do nível técnico e emocional do profissional.

 

“Nunca vai existir espaço para todos e os níveis variam. É importante ressaltar o desgaste físico e o sacrifício da carreira. Negociar a vida pessoal com os palcos não é nada fácil. Com isso percebemos alguns casos de pessoas que são muito boas e acabam desistindo. Para ser ator de teatro musical tem que ser um ótimo na arte de atuar e cantar, não necessariamente dançar.” ,diz Mirna Rubim.

 

Quando falamos sobre a falta de espaço dos novos atores-cantores nas audições, Mirna é categórica: “Quem é bom fica, o espaço de quem está no mercado acaba sendo mantido pelos diretores, que se acostumam com determinados grupos, por conta até mesmo da confiança no elenco. O conselho que dou para quem está começando é: Não queira saber onde vão chegar, tratem de abrir oportunidades.”.

 

A dica para quem quer começar está em fazer aulas e oficinas, já que é possível se ter noções do que poderá encontrar pela frente, saber das audições, conhecer outros atores e aspirantes com interesses em comum.




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS