Com proposta de teatro em casa, o Home Theatre acontece de 19 a 27 de março no Rio

Com entrada gratuita, a primeira edição do Festival Internacional de Cenas em Casa terá premiação de R$ 5 mil para as melhores cena e atuação

 

 

Teatro no aconchego do lar. Para quem mora no Rio, a proposta encurta distâncias entre público, autor e elenco. Em sua primeira edição, o Home Theatre - Festival Internacional de Cenas em Casa, que acontece de 19 a 27 de março, vai levar o teatro para dentro de 50 casas de moradores de 18 bairros da cidade do Rio de Janeiro, como, Santa Cruz, Providência, Maré e Pavuna, entre outros, que vão receber histórias, cenas, atores e atrizes de todo o país, que se inscreveram para o festival e foram escolhidos a partir de uma seleção. Toda programação é gratuita.


Sobre o objetivo do festival, o escritor, diretor teatral e cineasta Marcus Vinicius Faustini, criador do projeto, ressalta: "Queremos levantar discussão sobre o que é teatro. Se é levar as pessoas às casas de teatro ou se é inventar uma forma de ver teatro junto com as pessoas".

Em cada uma dessas 50 "casas-espetáculo" a cena apresentada será de no máximo 20 minutos, atingindo três plateias distintas: convidados do morador, convidados da produção e público espontâneo, que será escolhido por meio de sorteio realizado no site do festival (www.festivalhometheatre.com.br). Ao fim de cada apresentação, serão destinados mais 20 minutos de conversa, entre elenco e espectadores.

Das 23 cenas desta ação de caráter itinerante 21 vão compor a Mostra Competitiva, que acontecerá no Instituto do Ator, na Lapa, que servirá como uma "casa-sede". Uma premiação de R$ 5 mil para a melhor cena e para melhor atuação será oferecida. Quem quiser conferir a Mostra Competitiva terá que pegar senha uma hora antes na entrada do Instituto, nos dias das apresentações.

O Festival também conta com cenas hors concours. A abertura do evento, no dia 19, será com a apresentação de "Sofia e seus doze analistas", inspirada no livro "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector, que será interpretada pela atriz Valquiria Oliveira, e que será encenada na casa da diretora da cena, Celina Sodré. Já "Pequenos e grandes gestos de despedidas", é uma cena síntese do conceito do festival. A atriz convidada Georgiana Góes com colaboração - e direção - do Faustini apresenta uma cena que mistura realidade e ficção, e que será encenada por ela para um espectador de cada vez, durante algumas horas. Além da Mostra Homenagem, na qual o público poderá conferir as cenas "O caso da vara", da Cia. do Invisível, do Rio de Janeiro, baseada no texto de Machado de Assis. A Cia. do Invisível, de Santa Cruz, criada pelo diretor Alexandre Damascena é conhecida por realizar há anos cenas de contos de Machado de Assis nas casas dos moradores da região e a partir desse experiência que surgiu a inspiração para a criação do Festival Home Theatre e "Solano Trindade e suas negras poesias", da Cia. Capulanas, de São Paulo, que retrata a força da mulher negra. Para todas as apresentações hors concours também haverá sorteio de ingressos pelo site.

Fechando a programação, no dia 27, serão apresentadas 18 cenas que são resultado do processo de pesquisa, que 18 atores selecionados pelo Festival produziram a partir de histórias de jovens moradores do Borel e da Cidade de Deus. Nove cenas serão apresentadas em cada comunidade. Uma parte dos atores contará com a direção do inglês Kerry Michael, diretor do Theatre Royal Stratford East e a outra parte com a direção de Susanna Kruger.

O Home Theatre - Festival Internacional de Cenas em Casa marca a volta de Faustini às artes cênicas. Longe do teatro desde 2007, quando dirigiu "O inimigo do povo", de Henrik Ibsen, ele continuou seu trabalho na cultura com projetos como a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, a primeira do gênero totalmente gratuita da Baixada Fluminense; a Escola Livre de Teatro, um trabalho de formação destinado a jovens artistas da Zona Oeste, e a Agência de Redes para Juventude, um programa proporciona aos jovens das comunidades cariocas pacificadas conexões e ferramentas para que possam atuar como agentes transformadores, por meio da criação de um projeto que beneficie a região em que vive. 

O diretor queria que seu retorno ao teatro fosse com um projeto capaz de unir o estímulo à criação com a intervenção de território, dois fatores recorrentes em seus trabalhos. "Histórias de vida como elementos de cena e a cidade como palco, o Home Theatre é um trabalho de intervenção da estética nos territórios", explica.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA 

19 de março (terça-feira)

Cena: Sofia e seus doze analistas (RJ)
Duração: 20 min
Autor texto: Clarice Lispector, com dramaturgia de Celina Sodré e Valquíria Oliveira
Ator: Valquiria Oliveira
Diretor: Celina Sodré
Sinopse resumida: A partir do conto "Os Desastres de Sofia", de Clarice Lispector, a cena narra a paixão de uma menina, de nove anos, por seu professor. 
Horário: 20h
Local: Laranjeiras

MOSTRA CENAS EM CASAS

Mostra de cenas e performances de grupos e atores de diversos estados do país, em casas de diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro, seguido de conversa e jantar. 

20 de março (quarta-feira):

Cena: A Cena (SP)
Duração: 20 min
Autor texto: Paloma Vidal
Ator: Fernanda Sanches
Diretor: Fernanda Sanches
Sinopse resumida: Uma jovem mulher recria, na beira do cais, a cena de despedida que dá sentido a sua vivência de desamparo.
Horário: 18h
Local: Santa Cruz 

Cena: Amor Próprio (RJ) 
Duração: 20 min
Autor texto: Leandro Muniz
Atriz: Cristina Fagundes
Diretor: Leandro Muniz
Sinopse resumida: A cena se inicia na cerimonia de casamento de Marina. Vemos também sua lua de mel apaixonada, seus planos e expectativas com a nova rotina de recém casada, consigo mesma. 
Horário: 19h30
Local: Santa Cruz 

Cena: Querida Mamãe (RJ)
Duração: 15 min
Autor texto: Bertolt Brecht
Ator: Deusa Leal
Diretor: Raffael Araujo e Valmir Aleixo
Violão: Nane Motta
Sinopse resumida: Fragmentos do texto "A Mãe" A vida da revolucionária Pelagea Wlassowa (segundo o romance de Máximo Gorki). Escrito em 1931. Uma mulher reflete sobre trabalho, filho e privações, enquanto costura em sua casa, num conjunto habitacional, na zona oeste da cidade.
Horário: 19h30
Local: Santa Cruz 

Cena: Acorda Amor (RJ) 
Duração: 20 min
Autor texto: Marcos Camelo e Florencia Santangelo
Ator: Florencia Santangelo 
Diretor: Marcos Camelo
Sinopse resumida: Um conto de fadas que conforta o coração, uma atriz porque é o suficiente, vinte minutos porque é um desafio para contar uma eternidade. 
Horário: 20h 
Local: Santa Cruz 

Cena: Como a chuva nos faz falta (Cabo Frio - RJ)
Duração: 15 min
Autor texto: Danilo Marks
Atriz: Amanda Leal
Diretora: Marina Gil
Sinopse resumida: Como a chuva nos faz falta questiona o que é, como é e onde está o amor. O toque, o choro, o cheiro e a falta do ser humano após a decisão da separação.
Horário: 19h30
Local: Vidigal 

Cena: O Casaco (RJ)
Duração: 15 min 
Autor texto: Vida Oliveira
Ator: Maria Bela
Diretor: Vida Oliveira
Sinopse resumida: O espetáculo conta a história de uma mulher tipicamente contemporânea e independente, que, sentindo-se pressionada por ela mesma e pela sociedade por não ter um grande amor, decide ir em busca dele, fazendo loucuras incríveis, que passam desde a tentar matar-se com pastilhas de hortelã a apaixonar-se por um completo desconhecido e nunca visto. Seguindo os rastros de um Casaco.
Horário: 19h30
Local: Catete 

Cena: Como Matar Baratas (RJ)
Duração: 20 min
Autor texto: Livre adaptação de Julliano Mendes, baseado no conto "A quinta história", de Clarice Lispector.
Ator: Nadja Dulci
Diretor: Geuder Martins
Sinopse resumida: Uma mulher seguia sua vida em paz até começar a receber a visita de baratas no seu apartamento. Diante das angústias geradas por esse convívio ela vai para o campo minado, sua própria cozinha, preparar a receita de veneno caseiro que irá exterminá-las de uma vez por todas.
Horário: 19h30
Local: Laranjeiras 

Cena: Mc K_Bela (RJ) 
Duração: 20 min
Autor texto: Yasmin Thainá
Ator: Veruska Thaylla
Diretor: Anderson Barnabé
Sinopse resumida: Texto de Yasmin Thayná selecionado e inserido no livro da FLUPP 2012. Trata da dificuldade da aceitação, conflitos existenciais, convívio social e reviravolta na vida de uma jovem negra em função dos cabelos crespos.
Horário: 22h
Local: Lagoa

21 de março (quinta-feira):

Cena: A vida das palavras de Stela do Patrocínio (RJ)
Duração: 20 min
Autor texto: Viviane Mosé
Ator: Raquel Rocha
Diretor: Haroldo Rego
Sinopse resumida: Stela do Patrocínio, nascida a 9 de janeiro de 1941, interna da colônia Juliano Moreira por 30 anos, aos 51 após ter a perna amputada, morreu de infecção generalizada. Durante a reforma manicomial comandada pela Dra. Nise da Silveira sua fala foi gravada e chama atenção pela capacidade de transformar o discurso cotidiano, "sujo", em elaboradas construções de linguagem, sua fala dissolve a sutil fronteira entre fato e invenção, vida e arte, e nos remete a um universo estético permeado de uma triste beleza. Surge, então, uma inesperada forma de poesia.
Horário: 19h30
Local: Providência 

Cena: Cárcere de Maria Aragão (São Luiz - MA)
Duração: 20 min 
Autor texto: Gisele Vasconcelos e Maria Ethel
Ator: Maria Ethel
Diretor: Gisele Vasconcelos
Sinopse resumida: Maria Ethel apresenta neste solo a vida da maranhense Maria José Camargo Aragão, sua luta, por uma sociedade justa e igualitária, a entrega apaixonada às causas sociais, que a levaram à prisão e tortura por cinco vezes. O solo mostra Maria Aragão como símbolo de luta e lição de vida.
Horário: 19h30
Local: Providência 

Cena: Transviado (Pacatuba - CE)
Duração: 20 min
Autor texto: Rodrigo Ferrera
Ator: Rodrigo Ferrera
Diretor: Jean Carlos Barbosa
Sinopse resumida: Transviado é o grito indignado de um ator em auto-descoberta. É a tentativa quase esquizofrênica de entender onde moram as sutilezas do gênero dentro do ser humano. Através da imagem do transgênero, tão marginalizado em nossa sociedade, a cena propõe um reflexão muito verdadeira: o que existe por debaixo das imagens pré-formuladas dos transexuais? Será que no final das contas, essa procura por si próprio não é vivida por todos nós?
Horário: 19h30
Local: Centro 

Cena: Trauma Cha Cha Cha - Sonorização Hipnótica para objetos desaparecidos (Bauru - SP)
Duração: 20 min
Concepção: Limerson Morales
Ator: Limerson Morales
Diretor: Limerson Morales
Sinopse resumida: Uma voz se manifesta a partir de algo em torno dela. Alguém olha, move o pescoço e guizalha. Pios e cios de revolução sustentam contradições envenenando raízes com variáveis. Eu vou tirar isso tudo das minhas costas evocando para tanto o rebolado mais seminal.
Horário: 19h30 
Local: Tijuca 

Cena: Mazela (Salvador - BA) 
Duração: 20 min
Autor texto: Baseado no conto "Da Paz", de Marcelino Freire
Ator: Leandro Santolli
Diretor: Leandro Santolli
Sinopse resumida: Mazela deixa em evidência uma temática muito atual em nossa sociedade moderna e violenta, onde a paz é personificada e tornada inimiga, além de causadora de todo o mal da humanidade. A paz, enquanto possibilidade de restauração utópica da sociedade é desconstruída, vira artigo de luxo inacessível ao miserável que mora no morro e que a vê como mais uma arma do poder para frear seus desejos de vingança e de rompimento da ordem (caótica) estabelecida.
Horário: 19h30
Local: Maré 

Cena: Estátua (RJ)
Duração: 11 min
Autor texto: Fernanda Marques
Atriz: Fernanda Marques
Diretor: Rafael Machado
Sinopse resumida: A menina recria brincadeiras que vivia junto a sua irmã mais velha. A casa agora silenciosa é preenchida apenas por lembranças. Segredos de família são revelados e as brincadeiras ingênuas não se parecem mais como antigamente.
Horário: 19h30
Local: Maré 

Cena: Curte ou Compartilha? (RJ) 
Duração: 20 min
Autor texto: Camila Gamboa e Daivson Garcia a partir de adágios e anedotas de domínio público
Ator: Camila Gamboa e Daivson Garcia
Diretor: Veríssimo Jr
Sinopse resumida: Em lugar de uma representação ficcional tradicional com personagens, a cena se baseia num jogo entre dois atores que se enfrentam numa batalha de mensagens via Facebook. A plateia é convidada a participar do jogo dizendo, através de tabuletas, se curte, compartilha ou curte e compartilha as mensagens.
Horário: 19h30
Local: Maré 

Cena: Sala de Bate-papo (RJ)
Duração: 20 min
Autor texto: Angela Weiner
Ator: Ayres Filho e Francisco Salgado
Diretor: Nilton Marques
Sinopse resumida: Sílvio e Neto, após flertarem em uma sala de bate papo, resolvem materializar os desejos e se encontram na casa de um deles.A partir desse encontro no plano da realidade, descobrem-se frustrados em suas expectativas.
Horário: 19h30
Local: Maré

22 de março (sexta-feira):

Cena: Ensaio sobre um Brasil pequeno (Porto Alegre - RS)
Duração: 15 min
Autor texto: Genifer Gerhardt
Ator: Genifer Gerhardt
Diretor: Genifer Gerhardt
Sinopse resumida: Tendo uma viagem por povoados de até seis mil habitantes do Nordeste ao Sul do Brasil como pano de fundo para contar histórias de miudezas, o ensaio apresenta personagens reais conhecidas por Genifer neste andar. Bonecos articulados em miniatura a brotar em roupas e delicadezas. 
Horário: 19h30
Local: Pavuna 

Cena: Nilza (RJ)
Duração: 20 min 
Autor texto: Marina Mercier em colaboração com Ricardo Libertini e Vanessa Silveira
Ator: Marina Mercier
Diretor: Ricardo Libertini
Sinopse resumida: Marina, a partir de um vídeo caseiro de sua festa de aniversário gravado em 1991, compartilha memórias de sua avó, Nilza. 
Horário: 19h30
Local: Pavuna 

Cena: Onde está Lulú (São Luiz - MA)
Duração: 20 min
Autor texto: Texto adaptado de Bernad Shaw e Frederic Wedekind
Ator: Lígia D’ Cruz
Diretor: Luiz Pazzini
Sinopse resumida: O texto é uma colagem dramatúrgica de obras referentes ao mito de Galatéia. São diálogos transformados em monólogos que correspondem à memória da trajetória percorrida pela personagem Lulu desde a infância, passando pela puberdade até chegar a maturidade tornando-se uma grande artista. 
Horário: 19h30
Local: Pavuna 

Cena: O Faxineiro (SP) 
Duração: 20 min
Autor texto: Roberto Boreinsten
Ator: Roberto Boreinsten
Diretor: Roberto Boreinsten e Francisco Carlos
Sinopse resumida: Um local. Um faxineiro. À medida que o faxineiro vai limpando o local de trabalho (uma casa, no caso do Festival Home Theatre) seus sonhos, aspirações e visões de mundo vão sendo revelados.
Horário: 19h30
Local: Pavuna

Cena: Benedita (Salvador - BA)
Duração: 20 min
Autor texto: Bruno de Sousa
Ator: Bruno de Sousa
Diretor: Bruno de Sousa
Sinopse resumida: Benedita é uma velha mulher contadora de histórias. Distrai-se com cantigas do passado e recria um universo particular para conviver com sua solidão. Lavadeira-curandeira-bruxa-feiticeira, em seu limite de vida, tece destinos através dos casos que conta relatando uma história arquetípica e mitológica.
Horário: 22h
Local: Flamengo 

Cena: Sarau Sanitário (RJ)
Duração: 20 min
Autor texto: Marina Mara
Ator: Marina Mara
Diretor: Marina Mara
Sinopse resumida: É uma apresentação que mescla conversa de banheiro feminino com declamação de poesia sobre temas da vida contemporânea. Escrito e encenado pela poeta Marina Mara, o Sarau Sanitário também presenteará com uma intervenção poética o banheiro da casa-teatro. 
Horário: 18h 
Local: Urca 

Cena: Meu corpo noite adentro (SP)
Duração: 15 min
Autor texto: William da Silva e Rafael Carvalho
Ator: Rafael Carvalho
Diretor: Danilo Roxette e Eliane Rocha
Sinopse resumida: Uma travesti até às seis. Um corpo estranho, que não consegue registro no universo simbólico, narra suas façanhas sobre o salto plataforma percorrendo as ruas atrás de sexo para pagar débitos, satisfazer impulsos, alargar fetiches, arriscar a pele.
Horário: 20h 
Local: Humaitá 


MOSTRA COMPETITIVA

Concorrem a dois prêmios de R$5 mil, todas as cenas inscritas na mostra "Cenas em casas", com exceção das dramaturgias convidadas: "Sala de bate-papo" e "Curte ou compartilha". 

23 de março (sábado), das 16h às 22h: 12 cenas
24 de março (domingo), das 16h às 21h: 9 cenas
Grátis. Aberto ao público, com distribuição de senha 1h antes. 
Local: Instituto do Ator - Rua da Lapa, 161 - Lapa


MOSTRA HOMENAGEM

Essa mostra é um programa único que reúne cenas da Cia do Invisível (RJ) e Cia Capulanas (São Paulo - SP), como homenageadas do festival, por já desenvolverem pesquisas e ações de teatro em casa.

23 de março (sábado), às 19h
24 de março (domingo), às 19h
Local: Horto 

Cena: Solano Trindade e suas negras poesias / Cia Capulanas (SP) 
Duração: 30 min
Autor texto: Poesias de Solano Trindade, Elizandra Souza e Capulanas
Ator: Adriana Paixão, Débora Marçal, Flávia Rosa e Priscila Preta.
Diretor: Cia Capulanas
Sinopse resumida: "Solano Trindade e suas Negras Poesias" retrata a força da mulher negra. As interpretes criadoras contribuem ainda com suas vivências narrativas traduzindo-as de forma poética. Retrata as descobertas e preconceitos sofridos às mulheres desde a infância até a fase anciã, dialogando ancestralidade e contemporaneidade por meio da musicalidade, coreografias corporais e poesias.

Cena: O caso da vara / Cia do Invisível (RJ)
Duração: 30 minutos
Autor texto: Machado de Assis
Ator: Dejanine Braga, Tony Felix, Jones Martins, Alex Nanin, Monica Parreira e Marcos Ferreira
Diretor: Alexandre Damascena
Sinopse resumida: Família obriga o rapaz a estudar em um seminário, e ele não quer seguir a vida religiosa. 


MOSTRA A LINGUAGEM E A VIDA SÃO UMA COISA SÓ

Ficção e realidade se misturam a partir de memórias afetivas. 

25 de março (segunda-feira), das 10h às 21h
26 de março (terça-feira), das 10h às 21h

Ao longo do dia, Georgiana Góes apresenta a cena diversas vezes para um espectador por vez. 
Local: Laranjeiras 

Cena: Pequenos e grandes gestos de despedidas (RJ)
Duração: 21 minutos
Autor texto: Georgiana Góes com colaboração do Marcus Faustini
Ator: Georgiana Góes
Diretor: Marcus Faustini
Sinopse resumida: Uma mulher, alguns objetos, uma tempestade, o e-mail, e um amor perdido. Uma história pessoal que se mistura com a ficção, uma experiência que vai acontecer na relação entre a atriz e um espectador de cada vez, durante algumas horas.


MOSTRA A LINGUAGEM E A VIDA SÃO UMA COISA SÓ II

27 de março (quarta-feira), às 19h

Local: Borel e Cidade de Deus

18 cenas fruto do processo de trabalho dos atores a partir de histórias de jovens moradores do Borel e da Cidade de Deus, com direção do inglês Kerry Michael, diretor do Theatre Royal Stratford East, e Susanna Kruger. 

SERVIÇO:

Home Theatre - Festival Internacional de Cenas em Casa
19 a 27 de março de 2013
Entrada gratuita

Home Theatre nas Redes Sociais:
E-mail: contato@festivalhometheatre.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/festivalhometheatre
Fotos no Flickr: www.flickr.com/festivalhometheatre
Vídeos no Youtube: www.youtube.com/festivalhometheatre




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS