Entre 1930 e 1940 o Brasil viveu os anos dourados da “Época de Ouro do Rádio”, a beleza de um tempo refletido em suas cantoras deixou de lembrança histórias, canções e referências de moda que são queridinhas das mulheres de hoje. Após a crise de 1929 a mulher reaparecia sem ousadia, mas com uma elegância refinada que valorizava as formas do corpo.
Em cartaz no Teatro Clara Nunes, na Gávea “Emilinha e Marlene As Rainhas do Rádio”, nos dão provas concretas de como era a moda daqueles tempos. Com figurino de Rosa Magalhães e acessórios Lulu Bijoux, Vanessa Gerbelli e Solange Badim brilham em cena.
No baú de lembranças saem vestidos e peças que relembram o luxo e o glamour de um tempo. Neste período o Brasil ainda recebia uma série de revistas de moda da França, assim nossa moda teve grande influência. Logo estilistas começaram a criar looks que tinham como referência os cortes franceses.
Os acessórios chegam com brilho, pedraria e valorizam ainda mais a beleza da mulher. A referência são as personalidades da época. Emilinha Borba e Marlene ganham lugar especial no coração das brasileiras. Vestidos, acessórios e até mesmo a pinta no rosto de Emilinha passam a fazer parte do cotidiano nacional.
“O glamour saia da Rádio Nacional e invadia as ruas. As mulheres queriam ser Emilinha e Marlene”, diz Bernardo Cavalcanti da Lulu Bijoux. O designer afirma que na pesquisa feita para a composição dos acessórios fica claro o peso da influência das cantoras da época.
Mas para quem pensa que brilho e luxo é coisa do passado se engana. A moda que fez sucesso com as cantoras do rádio entre o auge das décadas de 30 e 40 continua nas ruas. “É possível perceber nos acessórios, referências daqueles tempos. Brilho nas pulseiras, colares e brincos. Isso sem falar nos looks de festa, onde os vestidos marcam ainda mais as formas da mulher e acentuam a sensualidade com elegância.”, lembra o designer.