Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Coreógrafa Esther Weitzman apresenta-se em turnê de três meses totalmente gratuita pelas Lonas Culturais e Arenas Cariocas.

Premiada criadora do cenário da dança brasileira, a coreógrafa Esther Weitzman apresenta os espetáculos Tempo de Meio e Jogo de Damas, cujo corpo de baile é composto por oito bailarinas e cinco bailarinos, no total. Ingressos GRÁTIS.

 

A partir de 15 de março os espetáculos “O Tempo do Meio” e “Jogo de Damas”, que obtiveram  excelentes críticas especializadas, farão turnê com duração de três meses pelas Lonas Culturais e Arenas Cariocas da Penha, Realengo, Maré, Pavuna, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Campo Grande e Guadalupe, bairros do Rio de Janeiro.
 
Com o patrocínio do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura do Município do Rio de Janeiro, os espetáculos serão apresentados com ingressos GRÁTIS e após cada apresentação o público poderá participar de um bate-papo com  os artistas. Em cada espaço será oferecida uma oficina de dança gratuita, ministrada pela coreógrafa Esther Weitzman.
 
Comemorando seus 15 anos de existência e de trabalho continuado na cidade do Rio de Janeiro, a companhia dirigida pela coreógrafa Esther Weitzman, professora da PUC-Rio, chancela a criação desta obras, de 2012 e 2013, seguindo o investimento de ladear os seus integrantes com intérpretes especialmente convidados. Cada nome, uma singularidade entendida como principio e fim do dançar – compromisso ético aprendido de sua mestra Angel Vianna cuja herança a coreógrafa exerce diariamente nos seus 25 anos de atividade como educadora do movimento.

Sinopse de “O Tempo de Meio”

O trabalho é uma nova abordagem na paixão da coreógrafa por um tema que tem sido recorrente em sua bem sucedida carreira: as implicações, desdobramentos e conflitos da relação humana com o Tempo. O Tempo do Meio é uma criação coletiva dos bailarinos da Cia. que, a partir de experiências distintas no meio da dança contemporânea, uniram-se em torno de um objetivo comum proposto pela coreógrafa Esther Weitzman: o questionamento abstrato e lúdico de imaginar onde se encontra o meio do Tempo. Esther se baseou na leitura de autores notórios por sua preocupação em compreender o paradoxo da experiência temporal como Proust, Fernando Pessoa, T. S. Elliot e Deleuze para criar o que ela chama de células de movimento, além de formações de círculos e mandalas, com o intuito de comunicar ao público esse profundo sentimento de transitoriedade: “No início do trabalho comecei apresentando aos bailarinos uma série de perguntas, frases soltas, letras de músicas, fragmentos de poemas e verbos que nos remetem as contradições entre o tempo real e o subjetivo. Em seguida, pedi que eles se concentrassem no sentimento gerado por esses elementos para criar as frases coreográficas.” Esther explica ainda que sua pesquisa coreográfica pensa o corpo do bailarino como instrumento de criação orgânica e espontânea: “Meu objetivo é que os bailarinos utilizem o corpo como agente de reflexão ativa. Estou sempre em busca de capturar a passagem do Tempo como experiência sensorial.” O Tempo do Meio contém inúmeras imagens e sensações de passagem do tempo. Uma das fontes de inspiração foram as montanhas de Saint Victoire pintadas por Paul Cézanne. Esther usa a palheta do pintor francês como base para o figurino, luz e cenografia.
 
Concepção, coreografia e direção: Esther Weitzman
Bailarinos: Alexandre Bhering, Marcelo Lopes, Mônnica Emilio, Peter Mark e Vandré Vitorino (stand-in Toni Herverton)
Desenho de Luz: José Geraldo Furtado | Cenografia: Leo Bungarten | Figurino: Ticiana Passos
 
Sinopse de “Jogo de Damas”

 
Em Jogo de Damas, torna-se especialmente significativo a medida do interesse de Weitzman em investir na experiência dançante como elemento constitutivo da fatura coreográfica. Experiência, no caso, diz do presente e do passado das bailarinas que compõem o elenco. A escolha pela convivência em cena de variadas faixas etárias é chave do sentido dançado do espetáculo. Se a coreografia é uma cena é porque a dança tornou-se jogo, a ponto de extrair expressividade da vivência do movimento. Traço que marca a poética de Weitzman pautada por consistente e longeva pesquisa desenvolvida no diálogo entre a dança e o silêncio, responsável pela criação de intensas paisagens físicas em suas obras. Por isso mesmo, mais uma vez 8 intérpretes (as damas a que se refere o nome da peça), agora todas mulheres, dentre elas Claudia Horta, Giselda Fernandes, Mariana Souza, Mônnica Emílio, Patricia Riess, Renata Maciel, Roberta Repetto e Thamiris Carvalho, são adequadamente chamadas de bailarinas-criadoras na ficha técnica do espetáculo e perfazem entre si o duplo sentido que dá nome à obra. Um jogo de oito damas elegantemente vestidas por Gerah Diaz e André Camacho, repetindo o sucesso da parceria da dupla com Weitzman em criações anteriores. Elegância se estende também ao trabalho do premiado José Geraldo Furtado, longevo colaborador da companhia, que veste a cena com o seu sofisticado Desenho de Luz. Jogo de Damas promete o lúdico e o poético ao público iniciado e não iniciado nos jogos da dança contemporânea, investindo no quanto as variadas intensidades afetivas geradas na atualidade do jogo atuam na corporeidade dançante a ponto de transforma-la continuamente no atrito da experiência. Possibilidade de atar o laço entre palco e plateia que, uma vez dentro da casa teatral, são também tornados partícipes entre si de um ato de jogar.
 
Concepção, coreografia e direção: Esther Weitzman
Bailarinas: Aline Valentim, Cláudia Horta, Giselda Fernandes, Gisele Alvim, Patricia Riess, Mônnica Emilio, Renata Maciel e Roberta Repetto
Desenho de Luz: José Geraldo Furtado | Figurino: Gerah Diaz e André Camacho | Vídeo Maker: Gustavo Gelmini
 
Entrevista com Esther Weitzman
 
1)  Sua Cia. já se apresentou nas Lonas e Arenas em outras ocasiões?
 
EW – Acho que nos apresentamos em algumas lonas em 2003 se não me falha a memória, foi quando havia a Rioarte com programas de circuito carioca de dança, era muito movimentada a cena carioca e todas as Cias circulavam pelas lonas existentes. Na época eu estava com meu segundo espetáculo em cena “Sonoridades”, inspirado no livro Àgua Viva da Clarice Lispector. Me lembro o carinho com que fomos recebidos e a atenção rigorosa com a qual fomos assistidos, o pessoal gostou muito do espetáculo e logo após vieram conversar conosco.
 
2) Qual a sua espectativa em reencontrar o público desses bairros?
 
EW – Estou ansiosa para voltar a visitar estes bairros e sentir a receptividade dos trabalhos que serão apresentados. Estaremos levando dois trabalhos bem diferentes: “O Tempo do Meio” é mais introspectivo, requer mais contemplação, silêncio interno, já o “Jogo de Damas” é mais alegre, divertido e de fácil comunicação imediata. Acho que vamos poder apresentar a diversidade da companhia, com seu elenco diferenciado e com uma linguagem diversificada.
 
3) Como você analisa a evolução do “olhar” do público das lonas a arenas, logo que foram criadas, ao público de hoje?
 
EW – Com certeza houve um fomento da dança carioca e o público está mais aberto para receber diferentes linguagens e a diversidade dos universos que a dança apresenta neste momento. Eu adoraria estar excursionando por todo o nosso Estado do Rio de Janeiro, o que nos falta é apoio das empresas privadas também, precisamos de verba e subvenção para poder nos locomover e sair dos grandes centros.
 
SERVIÇO

 
1- Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró
Parque Ary Barroso - Av. Brás de Pina s/nº, Penha Circular. Tel: 3486-7643
15 de março, sábado, às 20h “Jogo de Damas”
16 de março, domingo, às 19h “ O Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman: 16/03 às 16h
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.
 
2- Lona Cultural Municipal Gilberto Gil
Avenida Marechal Fontenelle 5.000, Realengo. Tels: 3462-0774 / 3333-2889
22 de março, sábado,  às 18h “Jogo de Damas” e às 20h “O Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman 22/03 às 14h
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.
 
3- Lona Cultural  Municipal Herbert Vianna
Rua Ivanildo Alves s/nº, Maré. Tel: 3105-6815
11 de abril, sexta, às 20h “Jogo de Damas”
12 de abril, sábado, às 19h “Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman 12/04 às 15h
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.
 
4- Arena Carioca Jovelina Pérola Negra
Praça Ênio s/nº, Pavuna. Tel:  2286-3889
03 de maio, sábado, às 19h “Jogo de Damas”
04 de maio, domingo, às 19h “Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman 03/05 às 16h
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.
 
5- Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha
Rua Soldado Eliseu Hipólito s/nº, Pedra de Guaratiba. Tel: 3404-7980
17 de maio, sábado, às 19h “Jogo de Damas”
18 de maio, domingo, às 19h “Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman 18/05 às 15h
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.
 
6- Lona Cultural Municipal Terra
Rua Marcos de Macedo s/nº, Praça Edson Guimarães, Guadalupe. Tels: 3287-0921
23 de maio, sexta às 20h “Jogo de Damas”
30 de maio, sexta às 20h “Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman às 16h
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.
 
7- Lona Cultural  Municipal  Sandra de Sá
Praça do Lote 219, Santa Cruz. Tel: 3395-1630 / 3365-6039
31 de maio, sábado, às ??? “Jogo de Damas”
01 de junho, domingo, às ??? “Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman às ???
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.
 
8- Lona Cultural  Municipal  Elza Osborne
Estrada Rio do A, 220, Campo Grande. Tel: 3406-8434
07 de junho, sábado, às 19:30h “Jogo de Damas”
08 de junho, domingo, às 19:30h “Tempo do Meio”
Oficina com Esther Weitzman às 15h
Ficha técnica: VIDE ACIMA AO FINAL DA SINOPSE DE CADA ESPETÁCULO.




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS