Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Big Jato grátis nas Lonas Culturais

De abril até maio, a comédia BIG JATO, baseado no romance homônimo de Xico Sá, inicia circulação pelas Lonas Culturais, com ingressos GRÁTIS. Muito humor sobre as mazelas morais do sertão. Ingressos Grátis.

 

A comédia conta a história de um menino e sua percepção do mundo, de dentro da boleia do caminhão de seu pai, um limpa fossas chamado Big Jato. O enredo se passa no interior do Ceará, no Vale do Cariri, nos anos 70, e narra a passagem da criança para a vida adulta de uma maneira lúdica e bem humorada, com uma narração e uma linguagem peculiares a um menino.

 

Roteiro das Apresentações

LONA CULTURAL MUNICIPAL JACOB DO BANDOLIM

Praça do Barro Vermelho s/nº, Jacarepaguá. Tel. 2425-0825

10 de abril, quinta-feira, às 21h

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL TERRA

Rua Marcos de Macedo s/nº, Praça Edson Guimarães, Guadalupe. Tel. 3018-4203

30 de abril, quarta-feira, 20h

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL JOÃO BOSCO

Av. São Félix 601, Parque Orlando Bernardes, Vista Alegre. Tel. 2482-4316

02 de maio, sexta-feira, às 20h

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL RENATO RUSSO

Praça Manuel Bandeira s/nº, Ilha do Governador. Tel. 3366-0589

08 de maio, quinta-feira, às 20h

 

LONA CULTURAL MUNICIPAL CARLOS ZÉFIRO

Estrada Marechal Alencastro s/nº, Anchieta. Tel. 3019-1654

09 de maio, sexta-feira, às 20h

 

Obra de Xico Sá vira peça de teatro

Big Jato é o romance do escritor cearense Xico Sá, cujo lançamento nacional ocorreu no final de 2012, tendo ótima recepção da crítica e de público, chegando a ser apontado como um dos melhores livros do ano. A adaptação do livro para o teatro vem da vontade do ator Diogo Camargos e da diretora Morgana Kretzmann de trabalharem com literatura no teatro.

 

No final de fevereiro de 2013, o ator e a diretora, juntamente com a produtora Estela Albani, foram ao Vale do Cariri, no Ceará, fazer trabalho de pesquisa e laboratório antes de serem iniciados os ensaios. Os três passaram oito dias percorrendo um roteiro formulado pelo próprio Xico Sá, que incluía a pequena cidade de Santana do Cariri, onde Xico passou a maior parte de sua infância, até Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. A viagem enriqueceu o material de trabalho para ser levado à sala de ensaio, já que o número de pessoas e referências que se encontrou nessa pesquisa foi imprescindível para se começar o processo de adaptação. Todos os personagens do livro, de uma maneira ou de outra, estavam espalhados pelas ruas, igrejas, bares, casas e praças de todos os lugares em que se passou.

 

– Desta forma, trazemos o espectador ao universo do Cariri nos anos 70 com fidelidade ao cenário do autor. Levamos o público aos locais por onde o caminhão Big Jato passou e por onde o menino cresceu, envolvido com as histórias pai, seu ídolo, sua família e seu Tio, que lhe ensina a amar os Beatles e o estimula a viver uma vida livre e envolvente além dos limites daquele sertão – explica a diretora Morgana Kretzmann.

 

– O fato de apresentarmos o sertão do Ceará a partir de uma obra tão pertinente quanto contemporânea, nos torna comprometidos com uma encenação extremamente leal ao Big Jato do autor - lúdico e criativo. Nosso principal objetivo é levar as Lonas Culturais uma grande encenação de teatro em sua essencialidade, explorando para isso, a potencialidade do texto original – comenta a produtora Estela Albani.

 

Além dessa montagem, o romance de Sá também vai virar filme: o cineasta pernambucano Claudio Assis – de Baixio das Bestas e Febre do Rato – começa a rodar neste mês (março), no Vale do Cariri, um longa metragem baseado nessa história, estrelado por João Miguel.

 

A fossa de Xico Sá é aberta em vários palcos da cidade

O espetáculo realizou uma primeira temporada de sucesso no Teatro Municipal do Jockey, no Rio de Janeiro, em novembro e dezembro de 2013, contando com a presença do autor, Xico Sá, na estreia. Em janeiro de 2014, o espetáculo seguiu para sua segunda temporada, no Teatro Municipal Maria Clara Machado. Também em janeiro, “Big Jato” fez parte do Janeiro Brasileiro de Comédia, em São José do Rio Preto (SP), realizando 2 apresentações. Em fevereiro, nos dias 7, 8 e 9, a peça realizou apresentações no Teatro Municipal Gonzaguinha, como parte da ocupação do projeto VEM! Entrando em seu 5º mês consecutivo em cartaz no Rio de Janeiro, “Big Jato” fará uma temporada de 4 semanas no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, de 15 de março a 6 de abril. Contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura “Big Jato” realizará apresentações em 5 Lonas Culturais do Rio de Janeiro nos meses de abril e maio.

 

Sobre a diretora Morgana Kretzmann

Morgana Kretzmann, com 10 anos de carreira a serem completados em 2014, é atriz, produtora, diretora, dramaturga e radialista. É formada pela Escola de Atores de Porto Alegre. Estudou no TEPA (Porto Alegre) e também cursou a Cal (Casa das Artes de Laranjeiras – RJ) durante um ano. Foi por duas vezes indicadas ao Prêmio Açorianos de Melhor Produção, por “Clube do Fracasso” (2010) e “Nossa Vida não Vale um Chevrolet” (2012), em Porto Alegre. Seus principais trabalhos no teatro são: “Artur Azevedo e seu Tempo”, Grupo “Nós do Morro”, Rio de Janeiro, “Nossa Vida não Vale um Chevrolet”, de Mário Bortolotto, Porto Alegre, “A Bela e a Fera” e “o Mágico de Oz”, Cia Teatro Novo, Porto Alegre, e participações nos espetáculos “Sacra Folia” e Bebe Bum” da Cia Stravaganza, Porto Alegre. Criou o projeto “Universo Bortolotto”, com o qual ganhou os Prêmios FUNARTE 2012 e FUMPROARTE 2011, que levou o autor e sua obra para o Rio Grande do Sul. Atualmente está no ar com o programa “Sombrio 40 Graus”, de Fausto Fawcett, no Canal Brasil.

 

Sobre o ator Diogo Camargos

Diogo Camargos é um ator mineiro formado pela CAL, residente do Rio de Janeiro desde 2006. Participou de espetáculos como “O Casamento”, de Nelson Rodrigues, dirigido por Inez Viana, pelo qual ganhou o prêmio de melhor ator na Mostra Estudantil de Teatro do CCBB, no ano de 2009. Foi assistente de direção de Guilherme Piva no espetáculo “A Mulher Que Escreveu a Bíblia” (2007), monólogo com Inez Viana. Como integrante da Cia. OmondÉ, encenou os espetáculos “As Conchambranças de Quaderna” (2010), de Ariano Suassuna e “Os Mamutes” (2012), de Jô Bilac. Em 2013 esteve em cartaz com o espetáculo “Escravas do Amor”, de Nelson Rodrigues, da Cia. Fodidos Privilegiados, com direção de João Fonseca, no teatro Sesc Santo Amaro, em São Paulo, e no Teatro dos 4, no Rio de Janeiro.

 

Ficha técnica

Do livro de Xico Sá

Adaptação Dramatúrgica: Morgana Kretzmann e Diogo Camargos

Direção: Morgana Kretzmann

Atuação: Diogo Camargos

Produção Executiva: Estela Albani e Laís Werneck

Cenário: Desforma CreativeArt

Figurino: Luciana Mac Dowell

Iluminação: Walace Furtado

Trilha Sonora: Vinícius Campos e Joyce Santiago

Músicas Originais: Joyce Santiago e Leonardo Miranda

Assistente de Direção: Vinícius Campos

Operador de Som: Vinícius Campos

Operador de Luz: Walace Furtado

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Mídias Sociais:Laura Rodrigues Velho e Laís Werneck

Fotos de Divulgação: Luana Muller e Vitor jorge

Filmagem: Carlos Gomes

Programação Visual: Vinícius Campos e Diogo Camargos

Idealização: Diogo Camargos e Morgana Kretzmann

 

Serviço

Big Jato

do livro de Xico Sá

Adaptação dramatúrgica: Morgana Kretzmann e Diogo Camargos

Direção: Morgana Kretzmann

Atuação: Diogo Camargos

Local: (Vide o roteiro abaixo)

Sinopse: A comédia conta a história de um menino e sua percepção do mundo, de dentro da boleia do caminhão de seu pai, um limpa fossas chamado Big Jato. O enredo se passa no interior do Ceará, no Vale do Cariri, nos anos 70, e narra a passagem da criança para a vida adulta de uma maneira lúdica e bem humorada, com uma narração e uma linguagem peculiares a um menino.

Duração: 55 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos GRÁTIS




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS