Meio Sem Fim movimenta Teatro Municipal Maria Clara Machado

 

Espetáculo é realizado de setembro ea outubro. A montagem é idealizada pela coreógrafa Ivana Menna Barreto, projeto ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. Além de apresentações, temporada inclui debates e exibição de documentário sobre a pesquisa da artista

 

Na obra da coreógrafa carioca Ivana Menna Barreto o corpo fala em cada movimento. Em 2011, no solo Sem o que você não pode viver?, ela dançou com a palavra de 45 entrevistados dentro e fora do Brasil. Para dar forma aos movimentos, a criadora entrevistou, observou e atravessou a vida destas pessoas com a pergunta do título. Foram ouvidos amigos, amigos de amigos, anônimos, numa rede que mobilizou gente dentro e fora do Brasil, ao vivo ou virtualmente.  Em 2012, de conversa em conversa, a coreógrafa convidou artistas a elaborarem intervenções tendo como mote seu espetáculo. Assim, o fotógrafo João Penoni, os coreógrafos André Masseno e Cláudia Müller entraram na dança, refletindo sobre a obra e apresentando fotos e performances  que geraram um novo capítulo da pesquisa da artista.

 

Como será possível conferir no evento Meio Sem Fim, que estreia dia 26 de setembro no Teatro Municipal Maria Clara Machado, na Gávea. Agora, além de Ivana, André e Cláudia, entram em cena também  Lila Greene, americana radicada na França que foi professora de Ivana em Paris na década de 1980, e Flora Mariah, bailarina e ex-aluna  sua. Além das performances, o público também poderá assistir a um documentário feito por Theo Dubeux, registrando a pesquisa de Ivana, e a debates com a professora Ana Kiffer (PUC-RJ) e com o artista e pesquisador Jefferson Miranda, respectivamente sobre os temas “Escritas do corpo” e “Uma biografia experimentada”. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. A temporada vai até 7 de outubro, de sexta a terça-feira. A partir das 19h15 começa o vídeo-documentário, e às 20h, as performances.

 

“A proposta coreográfica insiste na exploração de um material de gestos, suas bifurcações, as intervenções de outros colaboradores, suas leituras e releituras sobre uma mesma situação, como uma longa conversa que não tem fim”, destaca Ivana.  “Das intervenções e conversas com o público após as apresentações do solo Sem o que você não pode viver, veio o desejo de aprofundar alguns momentos. Meio Sem Fim surgiu de uma residência de criação em Paris entre janeiro e março de 2013, quando pude reencontrar Lila Greene”, pontua.

 

Em Paris, a pesquisa foi contemplada pelo Programa de Residências Institut Français/Cité Internationale des Arts, com apoio do Centre National de la Danse (CND). Criou-se uma paisagem de gestos distintos do solo inicial, buscando uma intensificação dos estados corporais. O resultado da residência foi apresentado ao público em março de 2013 no studio May B, no Micadanses, Paris. Para finalizar o trabalho, Lila Greene veio ao Rio de Janeiro fazer apresentações do duo com Ivana, em formato ainda em processo, em outubro de 2013.

 

Meio sem fim quer uma abertura de meios – de criar e pensar. É experimentação em criação continuada, em que cada intervenção pode sempre modificar o que já foi feito, ou abrir um novo caminho que aponte outras saídas, já que o projeto não visa apenas a montagem de um espetáculo, mas sobretudo mostrar o que esse percurso pode gerar.

 

Mais sobre os artistas

 

Ivana Menna Barreto é bailarina, criadora e pesquisadora em dança. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Fundou em 1992 a Cia Movimento e Luz, com o iluminador Fred Pinheiro, realizando com artistas colaboradores diversos espetáculos entre 1994 e 2005. Participou de vários eventos e mostras de dança e artes cênicas no país. Iniciou uma pesquisa solo com Leia-me, 2006/2010. Em 2011 trabalhou em colaboração com o diretor Jefferson Miranda na criação do projeto sem o que você não pode viver?, que estreou no Espaço Sesc, RJ (novembro/2011). Contemplado pelo Edital de Apoio à Pesquisa e Criação 2010 da Secretaria de Estado de Cultura do RJ, com incentivo para a montagem pela Lei Rouanet/Ministério da Cultura e apoio para circulação em 2012 do Edital FADA (Fundo de Amparo à Dança/ Prefeitura do Rio) 2011. Em 2012 apresentou-se em São Paulo no Tucarena (Encontros de Dança) e no Sesc Belenzinho em curta temporada; e em 2014 circulou por Belo Horizonte, João Pessoa, Salvador e Curitiba. Contemplada pelo Programa de Residências Institut Français/Cité Internationale des Arts para a criação do projeto Meio sem fim.

 

Coreógrafo, performer, diretor e ator André Masseno se divide entre Rio e Zurique. Mestre em Literatura Brasileira pela UERJ, suas obras são de caráter solo, abordando questões sobre a arte contemporânea, gênero e sexualidade. Foi colaborador de diversos artistas nas áreas de live art, fotografia, teatro e dança contemporâneos, como Robert Pacitti (Reino Unido), Manuel Vason (Itália/Reino Unido) e Dani Lima.  Sua obra “O Confete da Índia” foi contemplada como melhor Projeto Artístico 2013 pelo Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

 

Criadora que vive há 30 anos na França, a americana Lila Greene este ano foi homenageada pelo Centre National de La Danse por seus 40 anos de trabalho. Teve uma experiência importante no Ma Danse-Théâtre, com o coreógrafo japonês Hideyuki Yano, mestre que se tornou reconhecido na dança contemporânea francesa nos anos 1980, insistindo em princípios como o desequilíbrio, o silêncio, a imobilidade. Neste grupo colaborou com outros artistas como Elsa Wolliatson, François Verret, Mark Tompkins, participando ativamente da construção dos espaços que a dança contemporânea conquistou na França a partir daquela década. 

 

Cláudia Müller é coreógrafa, performer, mestre em Artes(UERJ). Desde 2000 desenvolve seus projetos, apresentados em festivais de dança, performance, cinema e vídeo e centros de arte no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Espanha (In-Presentable/Madrid, BAD/Bilbao, La Laboral Escena/Gijón, ARTIUM/ Vitoria, Caixaforum/Barcelona), Marrocos, México e Portugal (Festival Al Kantara/Lisboa, Festival A8/Torres Vedras). Foi contemplada pelo Rumos Itaú Cultural Dança 2006/07 com Fora de Campo, obra premiada em diversos festivais no Brasil, Chile e Espanha. Estreou em 2010 Exhibition, contemplado no Edital 2008 da Secretaria de Cultura do Estado RJ. Em 2012 fez a circulação do projeto Dança Contemporânea em Domicílio e em 2013 estreou a nova criação, Help, I need somebody no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Flora Mariah é bailarina, cantora e DJ. Formada em dança pela Escola Angel Vianna e graduada em Licenciatura em Dança pela UniverCidade-RJ. Participou como intérprete-criadora e produtora do espetáculo Mega-Cena Contemporânea, com direção de Gustavo Ciríaco. É integrante como cantora e backing da banda Dona Joana, muito atuante nos circuitos musicais cariocas nos últimos anos, e desenvolve um trabalho coreográfico com moradores da comunidade da Maré, em parceria com a Lona Cultural Herbert Vianna.

 

Ficha técnica:

Ivana Menna Barreto – criação/interpretação | Lila Greene – colaboradora convidada| André Masseno – colaborador convidado | Cláudia Müller – colaboradora convidada | Flora Mariah – colaboradora convidada | Theo Dubeux – vídeo-documentário e programação visual | Estela Albani – produtora executiva | Tábatta Martins - operação de luz | Mônica Riani - assessoria de imprensa

 

Serviço:

Meio Sem Fim – Solos de Ivana Menna Barreto, com intervenções de Lila Greene, Cláudia Müller, André Masseno e Flora Mariah. Antes de cada sessão acontece exibição do documentário de Theo Dubeux sobre o projeto.

Estreia: 26 de setembro. Às 19h15 exibição do documentário; e às 20h as apresentações. Sessões: dias 26, 27, 28, 29 e 30 de setembro; 03, 04, 05, 06, 07 de outubro.

Debates:

29 de setembro, às 18h - Ana Kiffer - Tema: Escritas do Corpo

03 de outubro, às 18h - Jefferson Miranda - Tema: Uma biografia experimentada

Teatro Municipal Maria Clara Machado - Av. Padre Leonel Franca, 240 - Gávea, Rio de Janeiro RJ, 22451-000 - (21) 2274-7722 | Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia).

 




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS