Festival Atos de Fala agita o público carioca

Oi Futuro Flamengo recebe palestras-intervenções, vídeos-ensaios e lançamentos de livros entre os dia 3 a 16 de novembro

 

Atos de Fala é um festival pioneiro de performance dedicado às palestras-intervenções e aos vídeos-ensaios. Em sua segunda edição, apresenta cinco palestras-intervenções, inéditas no Brasil e na América Latina, de renomados artistas nacionais e internacionais como Marcelo Evelin, Eszter Salamon e Ricardo Basbaum, e três vídeos-ensaios feitos especialmente para o festival. Complementando a programação, uma novidade deste ano - lançamentos de livros de Fausto Fawcett e da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker. E, ainda, um debate com a coreógrafa portuguesa Vera Mantero, no Espaço SESC, onde ela apresenta o espetáculo Os Serrenhos do Caldeirão, em parceria com o Atos de Fala.

 

Com curadoria e direção artística de Cristina Becker e Felipe Ribeiro, o de Atos de Fala  tem como tema, em 2014, Geografias da Diáspora. “Esse mote é um contágio direto do contexto vivido em nosso país, com a entrada de enorme volume de capital especulativo e de produção, que ao mesmo tempo desenvolve e estrangeiriza o próprio lugar a seus moradores”, comenta a  curadora Cristina Becker.

 

“As palestras-intervenções são híbridos de obra e processo, onde o artista percebe sua consciência do movimento, as maneiras e caminhos de se utilizar das tecnologias disponíveis e suas potenciais elaborações teóricas. A teoria, por sua vez, pode ser apropriada dramaturgicamente na obra. Assim as palestras-intervenções tem se firmado como um caminho simples de conjugar tecnologia, corpo e pensamento de maneira seminal”, observa o curador Felipe Ribeiro.

 

Os vídeos serão projetados nas galerias ao longo do dia, antecedendo e ao mesmo tempo dialogando com as palestras intervenções, apresentadas no final de cada dia. Uma inovação desta edição do Atos de Fala são as esculturas-arquivos. No dia seguinte a apresentação, os rastros de cada palestra-intervenção são retrabalhados pelo artista de maneira a criar uma estrutura que ao mesmo tempo sirva de arquivo do acontecido e se sustente como uma escultura que perdura na galeria até o fim do festival. As esculturas-arquivos podem ainda contar com outros rastros que sejam relevantes tais como gravações do evento, e/ou materiais adicionados pelos artistas.

 

Atos de Fala, uma iniciativa inédita alinhada às tendências artísticas mundiais, teve sua primeira edição em 2011 no intuito de consagrar as palestras-intervenções e os vídeos-ensaios no cenário artístico nacional. As palestras-intervenções encontram uma dinâmica própria ainda pouco explorada no país, tanto pelos artistas quanto pela academia. Tendência mundial no campo da performance, elas são híbridos de obra e processo, onde o artista percebe que sua consciência do movimento, as maneiras e caminhos de se utilizar da tecnologia são potenciais elaborações teóricas. A outra plataforma presente no festival, os vídeos-ensaios são considerados o correspondente das palestras-intervenções no audiovisual.

 

Atos de Fala 2014 conta com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da Oi, e apoio da Aliance Française e do Consulado da França no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

Programação – Oi Futuro Flamengo
3  a 16 de Novembro 2014

 

Segunda Feira, 03/11, 19h30 - Abertura para convidados.
 
De 4 a 16 de novembro, terça a domingo:
 
- Galerias do 2º, 4º e 5º andar -  11h às 19h
Exibição contínua dos vídeos-ensaios:
Empretei, de Marcelo Evelin (Brasil)
De tudo que se faz existe um antes. A imagem antecede o ato performático no "momento presente" anterior. De como revelar a escuridão: Uma preparação, a contaminação de um estado no corpo. Um ritual que se repete pontualmente nos frequentes encontros de um grupo de pessoas por cidades espalhadas pelo mundo.

 

Essa Rua vai Dar no Mar, de Miwa Yanagisawa (Brasil). Colaboração: Alonso Zerbinato.
Um lugar feito de gente de tudo quanto é canto. Durante a Copa do Mundo, ao invés de carros, um fluxo interminável de pessoas do Brasil todo e de diversos países cruzava, diariamente, a rua onde moro, em Copacabana, em direção à Fifa Fan Fest, na praia. Dessa sobreposição de travessias, surgiu a primeira célula de “Essa rua vai dar no mar”, uma cartografia afetiva de quem trabalha na Rua Rodolfo Dantas.
 
Maternidade Escola, Pablo Assumpção (Brasil). Duração 10 minutos
Fortaleza, 2003. No ano em que retorno à terra natal, minha mãe retorna à maternidade onde nasci com um gravador na mão. No encontro dessemelhante entre a sua memória narrada e a apropriação de imagens à venda dessa terra da luz, conjura-se um corpo da cidade.
 
- Galeria 4o andar (parede externa) – 11h às 20h
Instalação / Painel Colaborativo
das Brigas com Deus, de Evee Avila e Felipe Ribeiro, com a participação de artistas voluntários.
Duração: todo o evento, com performances intermitentes. Um painel em processo de construção/descontrução ao longo de todo festival, uma obra que engloba tanto o painel na parede quanto os corpos que criam suas dinâmicas de texto e forma. Ao longo dos dias veremos uma dança se configurar entre pregar, rasgar, decidir o que pregar, decidir o que rasgar, o que cobrir, que retórica formar, ou qual destruir que o simples ato de colar cartazes uns sobre os outros e depois descolar outros tantos, pode fazer.
 
Terca Feira, 04/11, 19h - Galeria 4º andar
Lançamento das reedições dos livros “Santa  Clara  Poltergeist”  e  Básico Instinto”.
Palestra Intervenção:
Pentragrama, com Fausto Fawcett (Brasil). Participação do músico Siri.
 
Módulos:
1 - No principio foi o Verbo; 2- Básico Instinto; 3 - Santa Clara Poltergeist; 4 – Favelost; 5 - Cachorrada Doentia ( fundamentalismo a brasileira)
Duração 35 min. Inspirado em trechos de seus três livros lançados e de um ainda sendo rascunhado (Cachorrada). Uma rasante panorâmica de temas, falas , atos que são obsessões suas mas também fatores constitutivos dessa urbanidade, dessa atualidade , dessa eternidade que nos sacode todos  os dias pra vida e pra morte. 
 
Quinta Feira, 06/11, 19h - Galeria 2º andar
Palestra Intervenção:
Estudo para uma Devoração, com Andrea Bardawil (Brasil)
Os encontros-acontecimentos redefinem meus lugares, internos e externos. O que fazer com a arte, quando a vida se converte numa ameaça? A urgência não cabe numa sala de ensaio.  O outro, o irremediavelmente outro, SOU EU. A violência, SOU EU.
Esse trabalho é uma pergunta: Como permanecer fortes?”
 
Sexta-feira, 07/11, 16h às 18h - Teatro Oi Futuro
Lançamento do livro:
Drumming & Rain - A Choreographer's Score,  de Anne Teresa De Keersmaeker & Bojana Cvejic ́
Mediação: Andre Lepecki (Brasil)
A belga Anne Teresa De Keersmaeker é uma das mais importantes coreógrafas contemporâneas. Ela dirige a prestigiada companhia de dança Rosas. A Choreographer’s Score é uma conversa entre a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker e o teórico da performance e musicólogo Bojana Cvejic ́.
De Keersmaeker compartilha seus amplos conhecimentos sobre coreografia e a produção de Drumming & Rain, duas obras de referência criadas para a música do compositor minimalista Steve Reich.
Este terceiro volume da série Choreographer’s Score compreende um livro de entrevistas, ilustrado com variados desenhos, diagramas, fotos, materiais dramatúrgicos e coreográficos e documentos pós-performance,  e dois DVDs com trechos dos trabalhos realizados pelo grupo Rosas.  A música Reich é realizada pelo Grupo Ictus. As entrevistas são acompanhadas por um terceiro DVD que apresenta uma performance completa  dos “Drumming” com comentários de voz opcional.
Publicado por Mercatorfonds e Rosas, Outubro 2014.

 

Sabado, 08/11, 19h - Galeria 2º andar
Palestra Intervenção:
O mito do continente fêmea e o surgimento do novo homem (The Telepathic Motion Picture of ‘The Lost Tribe’), com Libidiunga Cardoso (Brasil)
Duração: 30 minutos. “Com o propósito de contribuir para a evolução social e humana no continente americano, empreendemos a expedição telepática ou psicocênica da tribo perdida, que somos nós. Nós que habitamos os trópicos e fomos enganados pela promessa de progresso e crescimento anual. Começamos nossa jornada beyond caverna.
 
Terça-Feira, 11/11 - Galeria 5o andar
Instalação
Diagrama, de Ricardo Basbaum (Brasil)
 
Quinta-Feira, 13/11, 19h - Galeria 5º andar
Palestra Intervenção:
Conversa-coletiva, com Ricardo Basbaum (Brasil)
Duração: 20 minutos. Ações que procuram integrar a escrita do texto e sua emissão sonora, em
proximidade com as camadas de discurso que atravessam a obra de arte contemporânea. Sempre
em grupo, de forma multivocal, procurando atuar no campo de emissão rítmica da instalação e seus
objetos e diagramas, sua dinâmica envolve o constante deslocamento entre fala, escrita e leitura. As
vozes são tomadas em sua sonoridade direta, com diferenças de pronúncia, idioma, tonalidade etc,
mas também em termos do que alguém pode ter a dizer ao outro ou ao grupo, a partir dos tópicos
que estejam em discussão.
 
Sábado, 15/11, 19h - Galeria 4º andar
Palestra Intervenção:
Melodrama, com Eszter Salomon (Hungria, França)
Duração: 2h30. Um "performance documentário" solo no qual Eszter Salamon reencena entrevistas que ela fez, em 2006 e 2012, com uma mulher que vive em uma pequena aldeia no sul da Hungria e que compartilha o seu nome. Salamon encarna a história de vida desta mulher de62 anos, encenando seus gestos e entonações no palco, oferecendo aos espectadores a possibilidade de experimentar o curso de uma vida no período de duração da performance.

 

 
Programação – Espaço SESC / Mezanino
 
Terça-feira, 11/11, 20h
Espetáculo
Os Serrenhos do Caldeirão, com Vera Mantero (Portugal)
Criado em 2012 e inédito no Brasil, aborda a desertificação de uma serra da região do Algarve. O trabalho utiliza tanto vídeos capturados pela artista como material recolhido pelo etnomusicólogo Michel Giacometti, em Portugal, durante os anos 60 e 70.  Segundo Vera “este espetáculo é uma viagem etnológica e um olhar sobre práticas de vida tradicionais e rurais numa ficção antropológica”.
 
Quarta-feira, 12/11, 19h30
Debate com a coreógrafa Vera Mantero e os curadores do Atos de Fala, Cristina Becker e Felipe Ribeiro.

 

 

ATOS DE FALA
Diretores Artísticos & Co-Curadores: Cristina Becker e Felipe Ribeiro
Produtora Executiva: Patricia Barbara
Produção: Dayana Lima e Flavia Candida
 
Oi Futuro Flamengo
De 3 a 16 de novembro, terça a domingo. Entrada franca.
Rua 2 de Dezembro, 63 – Tel. 3131-3060

 

Espaço SESC – Mezanino

Debate - 12 de novembro, quarta-feira, às 19h30. Entrada franca
Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – tel. 2548-1088
 
 
Por Alessandro Moura/ Jornalista




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS