Festival Sesc de Inverno

Festival Sesc de Inverno Terá Maratona de Música, Teatro, Dança, Cinema, Literatura e Artes Visuais na Região Serrana

 

Maior evento de cultura multilinguagem do Brasil tem entre os destaques Ney Matogrosso, Lenine, “Bilac vê estrelas”, “Estúpido cupido”, Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, VJs Suave e Chico Abreu, “Livre Reino Aéreo do Devaneio”, homenagem a escritores e as exposições MultiTempo e #O Tempo Narrador
 
Mais de 930 horas de programação, com 250 apresentações culturais protagonizadas por 420 artistas. Esses são alguns números da 15ª edição do Festival Sesc de Inverno, maior evento de cultura multilinguagem do Brasil, que acontece de 12 a 21 de agosto em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro. Em 10 dias, serão 53 apresentações musicais, 35 sessões de 21 espetáculos de artes cênicas, exibição de 31 curtas-metragens e 11 longas, 3 exposições de grande porte, 1 instalação tecnológica, além de diversas oficinas, contações de história, encontros literários, lançamentos de livros, shows poéticos, saraus, intervenções urbanas e seminários.
 
            A maioria da programação é gratuita e os eventos pagos têm ingressos até R$ 20. Realizado pelo Sesc RJ – braço sociocultural do Sistema Fecomércio RJ –, o evento tem o apoio dos sindicatos do comércio varejista de Petrópolis e Teresópolis (Sicomércio Petrópolis e Sincomércio Teresópolis).
 
            O Festival será aberto, no dia 12, com três shows simultâneos, às 20h: Ney Matogrosso, em Petrópolis, Lenine, em Nova Friburgo, e o duo inédito Paulinho Moska e Tiê, em Teresópolis. A união musical entre artistas que nunca tocaram juntos, aliás, é um dos destaques da programação musical do evento, com Marisa Orth e Johnny Hooker (Petrópolis e Teresópolis) e Rael e Paula Lima (Petrópolis e Teresópolis) estreando juntos no palco. Zeca Baleiro e Marcia Castro, que já fizeram dupla em outros palcos, repetem a união em Nova Friburgo.
 
            Os 100 anos do samba serão lembrados nos shows de Monarco e Tuco Pellegrino, em Nova Friburgo, as Damas do Samba na Roda (Nilze Carvalho, Ana Costa, Áurea Martins e Luiza Dionizio), no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, e Zé da Velha e Silvério Pontes que se apresentarão nas duas cidades. 
 
Espetáculos para Todos os Gostos
            Peças de teatro de grande sucesso nos palcos do Rio e do Brasil também passarão pelas unidades do Sesc na região, como “Bilac vê estrelas” (Petrópolis e Teresópolis). Baseado no livro homônimo de Ruy Castro e ambientada no Rio do início do século passado, o espetáculo conquistou os prêmios da APTR e Shell, os mais importantes do país. “Galileu Galilei” (Nova Friburgo e Petrópolis), com Denise Fraga, e o musical “Ataulfo – o bom crioulo” (Nova Friburgo e Teresópolis), que aborda a vida e a obra do compositor, também estão na programação. Destaque internacional do Festival, quatro companhias estrangeiras fazem suas estreias nacionais nos palcos do Sesc: "Un acte serieuxc" (Cie Nicole Seiler-Lausanne/Suíça), "Bruit de Cloir" (Clément Dazin - Paris/França), "Nervures" (L´Experiénce Harmaat Fabrice Lambert - Paris/França) e "Contigo" (La Cie O Último Momento-Toulouse/França).
 
Ao longo dos 10 dias, haverá exibição de uma série de curtas e longas metragens para todos os gostos e idades. Ao final das sessões, realizadores participam de debates com o público. Na Mostra de Cinema Contemporâneo, destaque para a exibição de “Ralé” (Petrópolis), que traz Ney Matogrosso no papel de um ex-viciado em heroína de origem aristocrática. Participam do bate-papo a diretora Helena Ignêz e a atriz Simone Spoladore. Em Nova Friburgo, Cláudio Assis e Xico Sá participam da exibição e comentam o filme “Big Jato”, protagonizado por Matheus Nachtergale. Eles são, respectivamente, diretor e autor do livro no qual o filme foi baseado. Os VJs Suave e Chico Abreu, assim como fizeram em outras cidades brasileiras e europeias, farão projeções de artes gráficas e animações nas unidades do Sesc e em locais públicos das três cidades.
 
Extensa Programação Literária
            A programação literária ganha dinamismo este ano, com atrações que tratam o universo das letras de forma lúdica. É o caso de “Livre Reino Aéreo do Devaneio”, que passará pelas três cidades. É um espetáculo de poesia, falada e cantada, que promove uma experiência cênica da palavra a partir da performance dos poetas.
 
            Assim como na edição anterior, o Festival Sesc de Inverno prestará homenagem a grandes nomes das letras. Em Petrópolis, o homenageado será o poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014), que completaria seu centenário neste ano. Em Teresópolis, será o poeta amazonense Thiago de Mello, que em março comemorou 90 anos. Já em Nova Friburgo, Zelia Gattai (1916-2008), também no ano do centenário do seu nascimento, será a homenageada. Nas três cidades haverá programação cultural alusiva aos escritores.
 
            A programação literária também jogará luz sobre a questão de gêneros ao reunir, no Sesc Quitandinha, Denilson Lopes (professor e escritor que pesquisa questões de gênero e sexualidade) e João Nery (escritor, ativista de direitos humanos e primeiro homem transexual operado no Brasil, durante a Ditadura Militar) para um debate sobre o tema. Uma exposição inédita de fotos clicadas por Diego Ciarlariello e que retratam artistas que rompem a questão de gênero estará aberta à visitação no local.
 
Exposições - Os 15 anos de Festival Sesc de Inverno serão lembrados na exposição MultiTempo. A instalação montada na cúpula do Sesc Quitandinha, em Petrópolis, terá imagens que resgatam a história do evento em meio a recursos tecnológicos e visuais que oferecem ao visitante uma experiência imersiva. O tempo, tema desta edição do Festival, é o objeto de reflexão contido nas obras de 17 artistas que compõe a exposição #O Tempo Narrador, com curadoria do Sesc RJ, que estará no Sesc Quitandinha e Teresópolis. Os trabalhos são apresentados em fotografia, vídeo, instalação, entre outras plataformas contemporâneas.
 
            Em Nova Friburgo, será montada a exposição “Galeria Transparente - Tempo Virtual Tempo Real”. São imagens e vídeos dos trabalhos do projeto “Galeria transparente”, liderado pelo artista Frederico Dalton. Os artistas fazem intervenções gráficas na foto de um retângulo em uma calçada do bairro da Glória, no Rio, batizada por ele de “galeria transparente”. Vídeos mostram também as intervenções físicas realizadas no espaço.
 
            O Festival Sesc de Inverno 2016 apresenta o mote “Reinventando o momento”. Trata-se de um convite ao público para, em tempos de evolução da tecnologia e velocidade da informação, refletir sobre a possibilidade de abstrair o tempo e o espaço para aguçar a percepção sobre a arte, possibilitando novas experiências. 
 
Shows Musicais
 
Friburgo:
12/8- 20h – Lenine
14/8 – 15h – Roda de Tambores
20/8 - 21h30 - 100 Anos do Samba: Tuca Pellegrino e Monarco
21/8 – 19h – Orquestra Voadora
 
Petrópolis:
12/8 – 20h - Ney Matogrosso
13/8 – 11h- Cria
            19h – Moska (voz e violão)
14/8 – 11h- 100 Anos de Samba: Zé da Velha e Silvério Pontes/30 anos
21h – Marisa Orth e Jonny Hooker
18/8- 19h- Rael e Paula Lima
19/8- 19h- Flautista da Pró-Arte e Geraldo Azevedo
20/8- 17h- Beach Combers
            21h- Clarice Falcão
21/8- 11h – Orquestra Voadora
            14h- 100 Anos de Samba: Damas do Samba na Roda
            21h- Clara Gurjão
 
Teresópolis:
12/8- 20H – Moska e Tiê
13/8- 14h- Duo David Ganc e Fábio Adour: Música clássica para crianças
20h30- Tiago Iorc
17/8- Ritmo sem Fronteira
18/8- 20h30- Geraldo Azevedo
22h- Fernando Melo Show Avenidas
19/8- 15h- Fanfarra Black Clube
20h30- Rael e Paula Lima
 
Serviço:
Festival Sesc de Inverno 2016
De 12 a 21 de agosto
Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo
Ingressos: Até R$ 20




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS