LiveZilla Live Chat Software

Mostra Mundo Giramundo

Além da mostra, o grupo de teatro detentor do maior acervo de bonecos das Américas fará workshop e apresentações gratuitos

 

Em quase 50 anos, o grupo de teatro de bonecos Giramundo produziu dezenas de montagens, centenas de bonecos, milhares de desenhos, horas de vídeo e um tanto mais de histórias. Consumiu madeira, gente e sonho transformando tudo isso em marionetes animadas. Parte dessa trajetória será apresentada na Mostra Mundo Giramundo, em cartaz de 12 de julho a 27 de agosto na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, com entrada franca.
 
Voltada tanto para o público infantil quanto para os adultos, o evento traz a oportunidade das pessoas de mergulharem no universo da companhia mineira. Serão expostos 130 bonecos que fazem parte do acervo do Museu Giramundo, que preserva a maior coleção privada de marionetes das Américas. 
 
Além de conhecer as marionetes, todas confeccionadas pelo grupo, o público poderá aprender sobre esse processo de criação e construção e descobrir como os personagens são feitos. Também assistirá a flashes em vídeo de muitos momentos da trajetória do grupo e sentirá nos gestos imobilizados de seus bonecos, a sua vida, essa sim, repleta de movimento.
 
 
Atividades paralelas:
Além da exposição, o grupo Giramundo oferece o workshop Treinamento de manipulação de bonecos no dia 21 de julho (sexta-feira), das 15h às 20h. A atividade pretende apresentar a metodologia de treinamento de marionetistas adotada pelo grupo utilizando os bonecos profissionais da companhia, aproximando os participantes de reais condições de formação e sensibilização. Voltada para jovens e adultos, a participação é gratuita. Serão oferecidas 20 vagas, e as inscrições deverão ser realizadas através do e-mail secretaria@giramundo.org. Os candidatos devem aguardar a confirmação da produção.
 
Já nos dias 29 e 30 de julho (sábado e domingo), às 16h, o grupo apresenta o espetáculo Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, um clássico que acompanha gerações, originalmente escrito em 1936 e apresentado pelo Giramundo pela primeira vez em 1993. As apresentações serão realizadas no Foyer, abertas ao público.
 
O grupo:
Detentor do maior acervo de bonecos da América Latina, o Giramundo foi fundado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Desde sua criação, o grupo já montou 34 espetáculos teatrais, construindo acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentam a figura da marionete em múltiplas formas, de bonecos manipulados por fios a mamulengos (fantoches de luva), passando por bonecos de vara, bunraku (bonecos manipulados por três atores e mochila) e adaptações próprias, como bonecos sentados, uso de máscaras e teatro de sombras, criando um variado panorama técnico e expressivo desse tipo de teatro. Algumas de suas marionetes, inclusive, ficaram nacionalmente conhecidos pela participação na minissérie Hoje é dia de Maria e estão na abertura da atual novela das 19h da TV Globo, Pega Pega.  
 
Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores imprimiu um rigor metodológico e uma atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional à companhia, garantindo seu lugar na história do teatro brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos e o diálogo com questões formais, plásticas e políticas complexas.
 
Durante os anos 2000, o grupo conquistou sua sede própria em Belo Horizonte, base para seu museu, escola e estúdio de animação. Neste período, concentrou sua atenção na produção de animações e conteúdo digital e na comunicação através da internet. Mais recentemente, iniciou a produção e comercialização de livros, vídeos e brinquedos, incorporando o pensamento industrial ao seu modelo de sustentabilidade.
 
Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.
 
 
Mostra Mundo Giramundo
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815  
Abertura: 11 de julho (terça-feira), às 19h
Visitação: De 12 de julho a 27 de agosto de 2017
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
 
Workshop Treinamento de manipulação de bonecos
Data: 21 de julho de 2017 (sexta-feira)
Horário: 15h
Duração: 5h
Classificação indicativa: Livre
Vagas: 20 
Inscrições: secretaria@giramundo.org 
 
Apresentação do espetáculo infantil Pedro e o Lobo
Entrada franca
Data: 29 e 30 de julho (sábado e domingo)
Horário: às 16h
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Foyer
Classificação indicativa: Livre
 
Assessoria de impresa:
Lu Nabuco Assessoria em Comunicação
Luciana Nabuco 
21 99405-4125 / lunabuco@lunabuco.com.br
www.lunabuco.com.br
 
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3980-3096 | 4097
www.caixacultural.gov.br | @imprensaCAIXA
https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro 
 




FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens
FIL celebra 15 anos com novo formato e muitas atrações a preços populares.
Cemitério da Penitência
Cemitério da Penitência homenageia Paulo Gracindo em visita guiada por historiador
Consertam-se Imóveis
Consertam-se Imóveis, inspirado no universo de Julio Cortázar, com texto de Keli Freitas e direção de Cynthia Reis, é a história de uma família cujos membros se articulam em desdobrados esforços pa...
Cia Atores de Laura - 25 anos
Cia Atores de Laura completa 25 anos com Mostra que vai reunir seis sucessos de sua trajetória na Casa de Cultura Laura Alvim
PUBLICIDADE
TRANSAMÉRICA 101,3
Cartão #ClubeRNT
Dentro de mim cabe o mundo
Monique Kessous mostra 'Dentro de mim cabe o mundo' no Espaço Furnas
Torniquete
Jessica Kloosterman apresenta a individual “Torniquete”, na Galeria Candido Mendes
COR A PERDER DE VISTA
O Rio já começa a respirar arte. Integrada a Art Rio, a exposição 'Cor a perder de vista', de Claude Viallat, abre no próximo dia 11/9, com vernissage para convidados promovido pelo Consulado da Fr...
Trânsito Legal
São João de Meriti recebe peça gratuita sobre perigos no trânsito
PUBLICIDADE
EncontrArte
16ª edição do EncontrArte acontece entre 28 de setembro e 8 de outubro, em Nova Iguaçu, com toda programação gratuita.
Riso Nervoso
Caixa Cultural Rio de Janeiro recebe temporada gratuita da comédia teatral Riso Nervoso
PUBLICIDADE
TRANSAMÉRICA 101,3
Cartão #ClubeRNT
NEWSLETTER e Notificações
Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão conteúdo exclusivo do teatro carioca, descontos e promoções
Nome
E-mail
 
PUBLICIDADE
GOOGLE+
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS