LiveZilla Live Chat Software
Rio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Mostra de Repertório Pandorga 10 Anos

Mostra oferece oficinas de artes cênicas com os fundadores do grupo, Cleiton Echeveste e Eduardo Almeida, e promove uma mesa-redonda sobre produção de teatro para crianças e jovens.

 

Para celebrar uma década em atividade, a Pandorga Companhia de Teatro apresenta seu repertório de espetáculos criados para toda a família – crianças e adultos de todas as idades – no evento Mostra de Repertório Pandorga 10 Anos, a partir do dia 19 de agosto, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro. Fundada em 2007, a Pandorga é formada por Cleiton Echeveste (dramaturgo e diretor) e Eduardo Almeida (ator e produtor), e conta com um time de colaboradores regulares.
 
Entre 19 de agosto e 24 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 16h,o público confere três montagens criadas entre 2007 e 2015, com dramaturgia de Cleiton Echeveste: O Menino que Brincava de Ser’, Cabeça de Vento e Juvenal, Pita e o Velocípede. Peça inspirada no livro homônimo de Georgina Martins e direção de Echeveste, O Menino que Brincava de Ser(2007) apresenta questões atuais presentes no universo familiar e escolar das crianças: o respeito à diversidade, o direito à liberdade de expressão, o bullying e o questionamento de limites e padrões socialmente impostos. 
 
Em Cabeça de Vento(2012),direção de Echeveste,Léo é apaixonado por pipas, brincadeira que aprendeu com seu recém-falecido pai. A peça a aborda questões como afeto, morte, luto na infância, família e construção de identidade. No monólogo Juvenal, Pita e o Velocípede(2015), o ator Eduardo Almeida empresta as próprias lembranças da infância para contar as histórias do menino Juvenal, que está prestes a reencontrar uma amiga de infância, a Pita, e relembra marcantes aventuras da infância. A direção é de Cadu Cinelli, integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias.
 
A Mostra de Repertório Pandorga 10 Anostambém promove três oficinas em que seus integrantescompartilham sua visão sobre o teatro e seus processos de trabalho, para estudantes, professores e artistas. Eduardo Almeida ministra Memória e Infância,oficina prática de teatro para estudantes de artes cênicas, tendo como base o processo de criação de Juvenal, Pita e o Velocípede.Cleiton Echeveste está à frente de duas oficinas: Processo Colaborativo em Teatro voltada para professores da rede pública de ensino, e Dramaturgia,encontro teórico-prático a partir da experiência de criação dos espetáculos da companhia, todos autorais e voltados para públicos de todas as idades.
 
A mesa-redonda Produção de Teatro para Crianças e Jovensbusca identificar os caminhos da produção atual na cidade e no estado do Rio de Janeiro, tendo como foco a construção e manutenção de repertório, em suas interfaces com a escola pública. Com mediação deEduardo Almeida, a mesa é formada porLílian Bertin (Realejo Produções), Ludoval Campos (Tibicuera & Cia. e CBTIJ/ASSITEJ Brasil e Ribamar Ribeiro (Os Ciclomáticos e FETAERJ).
 
AS OFICINAS 
Processo Colaborativo em Teatro, com Cleiton Echeveste 
Oficina voltada preferencialmente para professores da rede pública de ensino, graduados ou não em artes cênicas, que desejam investigar de forma vivencial o uso de ferramentas teatrais nos seus processos pedagógicos. 
Vagas: 20. Dias e horários: 29, 30, 31 de agosto e 1º de setembro (terça a sexta), das 19h às 21h30. Carga horária: 10h. 
 
Dramaturgia, com Cleiton Echeveste
Oficina teórico-prática cujas atividades estão embasadas na experiência de criação dos espetáculos da companhia, todos autorais e voltados para públicos de todas as idades, enfocando temas urgentes. Público-alvo preferencial: estudantes e novos autores.
Vagas: 15. Dias e horários:5, 6, 7 e 8 de setembro (terça a sexta, inclusive no feriado), das 15h às 18h. Carga horária: 12h. 
 
Memória e Infância, com Eduardo Almeida 
Oficina prática de teatro voltada preferencialmente para estudantes de teatro, tendo como base o processo de criação do espetáculo Juvenal, Pita e o Velocípede. A peça teve como base de estudos, o teatro narrativo, a contação de histórias e o levantamento de memórias de infância.O workshop de teatro buscará promover a sensibilização e desinibição dos alunos, através de improvisações, dramatização, exercícios corporais e vocais, criação de cenas e personagens, tudo baseado em histórias levantadas com os próprios alunos.
Vagas: 20. Dias e horários: 8, 9, 10 e 11 de agosto (terça a sexta), das 19h às 21h30. Carga horária: 10h. 
 
Valor único por oficina: R$ 50.
Informações e inscrições: pandorgaciadeteatro@gmail.com
Informar no corpo do e-mail:nome completo/idade, atividade principal (estudante, professor, artista etc), qual oficina quer cursar, breve relato sobre sua experiência/relação com o teatro e expectativa em relação à oficina e contatos (telefone fixo, celular e e-mail).
Data limite para inscrições: Processo Colaborativo em Teatro (29 de agosto) e Dramaturgia (5 de setembro).As inscrições para a oficina Memória e Infânciajá estão encerradas.
 
Mesa-Redonda: Produção de Teatro para Crianças e Jovens
Local: Cinema do CCJF.
Número de participantes limitado: 60 pessoas.
Dia e horário: 15 de setembro (sexta), das 16h30 às 18h30.
Entrada franca. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes do início do encontro, na bilheteria do CCJF.
 




CEFTEM promove 5º Seminário Carioca de Teatro Musical
Pelo quinto ano consecutivo, o Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM) promove o Seminário de Teatro Musical no Theatro Net Rio, em Copacabana (RJ), nos dias 28, 29 e 30 de agosto, ...
Um Passeio Mar Adentro
Pedro acompanha seu pai em um evento chamado “Mutirão de Limpeza”, realizado na Ilha Comprida (Arquipélago das Cagarras), e se perde durante o passeio.
O Essencial é Invisível aos Olhos
Instalação interativa une tecnologia dos óculos de realidade virtual com animação 3D
Paula Flaibann
Paula Flaibann é uma das indicadas da 5ª edição do Prêmio Bibi Ferreira
PUBLICIDADE
TRANSAMÉRICA 101,3
A Cigarra e a Formiga
Praticando a Criatividade Em Sua Vida
Novas Experiências Lançamento de Livro PRATICANDO A CRIATIVIDADE EM SUA VIDA
Na Selva das Cidades – Em Obras
CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE MONTAGEM DA MUNDANA COMPANHIA PARA TEXTO DE BRECHT
A Música é Meu Refúgio - O Show
ESPAÇO FURNAS CULTURAL apresenta 'A MÚSICA É O MEU REFÚGIO' O SHOW
e-FEITO - Festival de Música e Artes
PUBLICIDADE
Maricá em Cena
Reconhecido como um dos melhores do Brasil, festival reúne grupos teatrais do Estado do Rio.
Encontros “Dorys Daher” com o público
Em cartaz com a individual Conciliações, no Centro Cultural da Justiça Federal, Dorys Daher realiza visita guiada e oficina para o público infantil nos dias 08 e 09 de agosto, respectivamente.
PUBLICIDADE
TRANSAMÉRICA 101,3
A Cigarra e a Formiga
NEWSLETTER e Notificações
Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão conteúdo exclusivo do teatro carioca, descontos e promoções
Nome
E-mail
 
PUBLICIDADE
GOOGLE+
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS