BIBI, uma vida em musical - ENSAIO ABERTO

Quinta-feira [4 de janeiro], às 20h, BIBI, uma vida em musical, terá ensaio aberto, grátis, para todo o público, no Teatro Oi Casa Grande.

 

Um tributo inédito à maior estrela do teatro nacional que está em cena há 76 anos.
 
O espetáculo com 19 atores, oito músicos, 120 figurinos, 30 perucas, sapatos e chapéus sob medida, 800 metros de tecidos, 12 costureiras, 300 refletores, 1.490 lâmpadas em apenas uma cena, conta a trajetória pessoal e profissional de Bibi Ferreira, a maior estrela brasileir,  levando para o palco o próprio palco, das companhias de comédia, do teatro de revista, dos grandes musicais e do teatro engajado em que ela atuou.
 
 
“Não consigo lembrar de mim fora de um teatro”. É assim que Bibi Ferreira, 95 anos, 76 como atriz, cantora, diretora e produtora, se descreve. 
 
A trajetória pessoal e profissional dessa estrela brasileira só poderia ser contada e celebrada levando para o palco o próprio palco, das companhias de comédia, do teatro de revista, dos grandes musicais e do teatro engajado em que ela atuou. 
 
E assim é BIBI, uma vida em musical, um espetáculo inédito, escrito por Artur Xexéo e Luanna Guimarães, sob direção geral de Tadeu Aguiar, que tem estreia nacional em 5 de janeiro de 2018, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.
 
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Circuito Cultural Bradesco Seguros, através da lei Rouanet, o musicalé uma realização da Negri e Tinoco Produções Artísticas [espetáculo "Excepcionalmente Normal" e diversos shows de Thereza Tinoco e Áurea Martins].
 
A atriz paulistana Amanda Acosta será Bibi. Ela foi Eliza Doolittle na montagem paulista de “My Fair Lady” de 2006, o mesmo papel que Bibi Ferreira fez na primeira montagem brasileira da peça americana.Amanda foi integrante do Trem da Alegria, de 1988 a 1992, quando o trio se desfez. Atriz de cinema e TV, ela fez no teatro musical “Essa é a nossa Canção”, “Baby, o Musical” e “4Faces do Amor”, todas sob direção de Tadeu Aguiar.Mais 18 atores integram o elenco [abaixo].
 
 
Em BIBI, uma vida em musical, a história familiar, profissional e amorosada artista se enredam.A formação em música, dança e línguas estrangeiras foi estimulada pela mãe Aida Izquierdo, bailarina espanhola. A estreia profissional no teatro, aos 19 anos, foi pela mão do pai, o ator Procópio Ferreira, em papel escrito por ele para a filha.Assim, o musical percorre todas as fases da vida de Bibi, da escolha do seu nome, sua preparação para os palcos, os espetáculos musicais como os inesquecíveis “Gota d’Água”, de Paulo Pontes e Chico Buarque, “My Fair Lady”, “Alô Dolly” e “Piaf, a Vida de Uma Estrela da Canção”,  seus casamentos, o nascimento da filha única, Tina Ferreira,  as viagens para Portugal e Inglaterra a trabalho, a homenagem da escola de samba Viradouro até sua chegada a um teatro da Broadway, aos 90 anos.
 
Artur Xexéo [“Cartola – O Mundo é um Moinho”, “Eu Não Posso Lembrar Que Te Amei – Dalva e Herivelto”, “Hebe, o Musical”] avalia a importância de Bibi Ferreira na profissionalização do ator no Brasil, em relação ao seu ofício. “Em relação ao teatro musical, ela foi, sem dúvida, a primeira atriz brasileira pronta para o gênero. Antes dela, havia as vedetes de revista, não necessariamente atrizes, diz o coautor do texto.
 
Sob direção musical de Tony Lucchesi [“60! Década de Arromba – Doc. Musical”, “Eu não posso lembrar que te amei–Dalva e Herivelto”], oito músicos interpretam 33 canções, das quais cinco foram criadas para o espetáculo, letra e música, por Thereza Tinoco [suas composições foram gravadas por Simone, Ney Matogrosso, Lucinha Araújo, entre outros. Sua canção O Viajante foi tema do personagem de Tony Ramos, na novela Baila Comigo, da TV Globo. Compôs para vários infantis, para "Fica Combinado Assim", de Herval Rossano, e dois números musicais para Bibi in Concert Pop, III, a pedido de Bibi Ferreira].
 
BIBI, uma vida em musicaltem direção geral de Tadeu Aguiar [“Quase Normal”, “Ou tudo ou Nada”, “Essa é a nossa Canção” , “4Faces do Amor”, “Para sempre ABBA”, “Eu não posso lembrar que te amei–Dalva e Herivelto”].
 
Elenco [ordem alfabética]
Amanda Acosta, Analu Pimenta [“60! Década de Arromba – Doc. Musical”, Beatles num Céu de Diamantes”, “Para sempre Abba”], André Luiz Odin [“Mamonas – o Musical”, “Alice”], Bel Lima [“60! Década de Arromba – Doc. Musical”], Caio Giovani [“Love Story, o Musical”], Carlos Darzé [“Enlace – A Loja do Ourives”, “Curral Grande”, do Coletivo Ponto Zero], Chris Penna [“Yank – o Musical”,“Beatles num Céu de Diamantes”, “Garota de Ipanema – O Amor é Bossa”, “Chacrinha – O Musical”],Fernanda Gabriela [“Yank – o Musical”, “Todo Vagabundo tem seu Dia de Glória”, “Ordinary Days”, “Andança – Beth Carvalho, o Musical”, “Efeitos de Borboleta”, monólogo musical], Flavia Santana [“Love Story, o Musical”, “Zeca Pagodinho – uma História de Amor ao Samba”], Guilherme Logullo [“Garota de Ipanema – O Amor é Bossa”, “Elis, a Musical”, “Kiss Me, Kate – O Beijo da Megera”], João Telles [“A Peça ao Lado”, “Ubu Rei”, “Godspell”], Julie Duarte [“Rapsódia – O Musical”, “Estúpido Cupido”, infantis “Os Músicos de Bremen”, “A Bela e a Fera”, “Os Saltimbancos”], Leandro Melo [“Yank – O Musical” e “Rio mais Brasil – O Nosso Musical”, “Satã, um Show Para Madame”, solo musical, “Elis, a Musical”, “O Primeiro Musical a Gente nunca Esquece”], Leo Bahia [“Chacrinha – O Musical”, “The Book of Mormon”, “O Mambembe”, “Ponte Golden Gate”, “Gabriela, um Musical”], Leonam Moraes [“Chacrinha – o Musical” na turnê recente, “Andança – Beth Carvalho, o Musical” e “Cartola – O Mundo é um Moinho”], Luísa Vianna[“Não Vamos Pagar!”, “Gabriela, um Musical”, “The Book of Mormon”], Moira Osório [Chapeuzinho Vermelho – Como Você Nunca Viu, o Musical”],Rosana Penna [“Carrossel, o Musical”, “Nuvem de Lágrimas – o Musical”],Simone Centurione[“Liza por Elas”, “O Som da Motown”, “Como Eliminar seu Chefe”].
 
 
CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS
www.bradescoseguros.com.br/circuito_cultural
Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.
Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “Mudança de Hábito”, “Chacrinha, O Musical”, “Elis - A Musical”, “A Família Addams”, “O Rei Leão”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “60 – Década de Arromba”, “Cinderella” e “Wicked”, além da “Série Dell'Arte Concertos Internacionais”, “Ballet Zorba, O Grego” e a exposição “Cavaletes de Cristal de Lina Bo Bardi no MASP”.
 
Ficha Técnica:
Texto Artur Xexéo e Luanna Guimarães
Música original  Thereza Tinoco
Direçãomusical e arranjos  Tony Lucchesi
CoreografiaSueli Guerra
Direção Tadeu Aguiar
CenárioNatalia Lana
FigurinoNey Madeira e Dani Vidal
Desenho de luz Rogerio Wiltgen
Desenho de somGabriel D’Ângelo
Visagista  Ulysses Rabelo
Assistência de direçãoFlavia Rinaldi
Assistência de coreografiaOlivia Vivone
Assistência de direção musicalAlexandre Queiroz
Assistência de iluminaçãoWagner Azevedo
Coordenação de produção  Eduardo Bakr
Produção geral  Cláudia Negri
Realização Negri e Tinoco Produções Artísticas
 
 
*A distribuição de ingressos começa às 19h, na bilheteria do teatro, Av. Afrânio de Melho Franco 290, Leblon, RJ.




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS