Interferências

Em janeiro e fevereiro, Oi Kabum! Lab espalha pelo Rio de Janeiro 11 projetos de artistas das periferias que investigam a cidade sob pontos de vista originais

 

No final deste mês, a cidade do Rio de Janeiro será ocupada por intervenções urbanas de mais de 50 artistas durante a mostra Interferências - Oi Kabum! Lab. De 23 a 27 de janeiro, os cariocas serão surpreendidos em locais como Lapa, Saara, Central do Brasil, Campo de Santana, Barra da Tijuca e Praça XV, por saraus instantâneos, catraca de ônibus que fala sobre política e sobre assuntos cotidianos, filtros d'água poéticos, TVs obsoletas que exibem videografismos com mensagens contundentes, projeções de corpos nus em fachadas de edifícios, entre muitas outras experiências arrebatadoras.  
 
O resultado das apresentações de rua, materiais utilizados, making of, instalações e performances artísticas farão parte de uma exposição entre os dias 02 e 04 de fevereiro no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio. 
 
Interferências - Oi Kabum! Lab apresenta 11 projetos multilinguagem no campo da arte e tecnologia, que expressam pontos de vista originais de artistas da periferia do Rio de Janeiro. As intervenções mostram peças e temas do nosso cotidiano, que assumem funções inusitadas e inspiram novos olhares.  
 
“A cidade e o circuito artístico de maior visibilidade têm muito a ganhar em diversidade e inovação ao incorporar as novas produções dessa juventude popular em tempos digitais. O trabalho desses jovens apresenta pontos de vista muito interessantes e originais, que ainda estão em busca de seu espaço.”, diz Fernando Mozart, um dos coordenadores do Oi Kabum! Lab.
 
“Com o Oi Kabum! Lab, o Oi Futuro ocupa artisticamente espaços públicos do Rio, fortalecendo a interação entre a cidade e seus moradores, ao mesmo tempo que damos visibilidade às ousadas propostas desses jovens artistas”, diz Roberto Guimarães, gestor de Cultura do Oi Futuro. “Com isso, o instituto completa sua atuação na cadeia produtiva da Cultura, estimulando a formação, a cocriação e a experimentação, fundamentais para a inovação.”
 
Todas as obras foram desenvolvidas ao longo de 2017 no Laboratório de Intervenções Urbanas LAB.IU, principal projeto artístico do novo Oi Kabum! Lab, fruto de uma parceria entre o Oi Futuro e o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), que visa a formação artística de ponta de jovens das periferias cariocas. 
 
Cada vez mais vibrantes, as manifestações culturais das periferias vêm ganhando força demonstrando a potência de suas expressões criativas e transmitindo valores sociais, novas articulações políticas e pontos de vista originais. O novo Oi Kabum! Lab, no Rio, é uma das iniciativas mais ousadas de experimentações tecnológicas numa perspectiva artística desenvolvidas com a juventude popular urbana. Lá, os jovens são acolhidos no LAB.IU para criar e realizar projetos multilinguagem.
 
"Democratizar a produção artística, oferecendo formação de ponta para jovens criativos e promovendo eventos, encontros e experimentações que reúnam pessoas com diferentes perfis socioeconômicos, pode contribuir no enfrentamento de um dos aspectos da desigualdade social no Rio de Janeiro, simbolizada pela imagem de "cidade partida"- como definiu Zuenir Ventura", completa Fernando Mozart.
 
OS 11 PROJETOS DA MOSTRA
São mais de 50 jovens divididos em nove coletivos, que apresentam 11 intervenções:
00-IDA (Área de Contato, Modo Avião e Corpus in Caos); Tracatrá, Pórtico, Neurose Urbana, Ruptura, Sonhos da Rua, Água de Beber; Sarau Instantâneo e Realeza Urbana.
 
00-IDA
Os sujeitos desestruturados pela urbanicidade formam 00-Ida. Três intervenções temporárias interligadas sob o fluxo cotidiano: Área de Contato, Modo Avião e Corpus in Caos. Um convite às experimentações a partir de narrativas políticas e afetivas de percursos extraviados.
 
Área de Contato –  Com sensores sonoros de presença, performers experimentam o contato entre si. A proposta é sentir a aproximação do outro através da frequência emitida pelos sensores.
 
Modo Avião – Performance em ciclo a partir de fila formada em espaço público. Os componentes usam uma roupa específica e tem um aparelho celular na mão. À sua vez, cada performer deita no chão e levanta ao toque do alarme de seu celular, seguindo para o final da fila.
 
Corpus in Caos – No espaço comum,  performers conectam entre si eletrodutos conduítes. Através desses dispositivos de envio e recebimento de energia, a performance lida com trocas criadas num ambiente não controlado.  
 
Artistas: Gabriel Massan, Juliana Messias, Max Willian Morais, Rafael Moreira, Tauane Luzes
 
Tracatrá é o barulho da catraca. É a memória e a experiência da passagem, do controle e da restrição. A intervenção sonora consiste na interação do público com uma catraca que emite falas e depoimentos sobre assuntos variados relacionados à política e atualidades. Os passantes ainda podem experimentar gravar um depoimento no microfone aberto, ligado à catraca. A intervenção ocorre no espaço público e propõe repensar as relações sociais, o urbano e o privado. 
 
Artistas: Bruno Corbelino, João Vitor (Japa), Pedro Carneiro, Rafael Galo, Paulo Ebrom e Luiza Nascimento
 
Pórtico é sinônimo de portal. O projeto é uma intervenção urbana que propõe o trânsito de pessoas para o outro lado de uma rota urbano-social. Sobreposições de imagens apresentadas no formato de pôster lambe-lambe constroem narrativas e diálogos entre os bairros de Rio das Pedras (fotografias de Adão Paiva) e Barra da Tijuca (fotografias de Amanda Costa e Mateus A. Krustx). A interação é provocada por meio de uma hashtag do Instagram, a localização do Google Maps e uma provocação para pensar sobre portais e fugas. 
 
Artistas: Amanda Costa e Mateus A. Krustx
 
Neurose Urbana é uma instalação que utiliza aparelhos de TV analógicos descartados e interfaces digitais para apresentar videografismos, abordando questões sociais através de imagens e palavras. O projeto subverte a utilização comum da tecnologia analógica por meio do processo de modulação digital, que possibilita a alteração do sinal. A montagem da instalação se conforma a cada espaço, configurando uma situação espacial específica dialogando com o meio circundante, seja o ambiente público ou a sala de exposição.
 
Artistas: Yuri Leal, Rachel Guimarães, Alec Oliveira, Rafael Gino e Gabriel Aguiar
 
Ruptura é um projeto de intervenção urbana que pensa a galeria na rua, expõe as obras e os artistas, dialogando com a arquitetura de espaços culturais. As imagens de corpo inteiro nu dos artistas participantes, sem órgãos sexuais, trazem questões atuais a respeito do corpo na arte contemporânea e do espaço do artista na sociedade. São imagens em movimento projetadas sobre fachadas de espaços legitimadores de cultura, que abordam o acesso aos aparelhos culturais e sua relação com arte de rua.
 
Artistas: Adriano Oliveira, Erick Willmer, Pedro Carneiro, Miriã Brasil e Washington Santana
 
Sonhos da Rua é uma intervenção na qual as pessoas escrevem juntas por meio do lambe lambe e do grafite. A cidade que não dorme, sonha. O projeto procura expressar sonhos de moradores de rua, escutando histórias, caminhando pelas ruas e criando oportunidades de construir empatia. São imagens em lambe-lambes que expressam sonhos de pessoas invisibilizadas pela sociedade e impressos gráficos que emolduram histórias em imagem e texto. Os trabalhos aplicados sobre muros da cidade informam endereços digitais - Instagram e Youtube - onde são apresentados os registros e processos de criação. Duas pontas conectam a intervenção a diferentes públicos: os passantes das ruas da cidade e os usuários das mídias sociais digitais.
 
Artistas: Jonathan Melo, Igor Izy, Vinícius Campos, Eduardo Oliveira e Erick Willmer
 
Água de Beber é um convite para pensar sobre o valor e os usos da água potável como recurso vital e bem comum. A intervenção itinera pelas ruas da cidade carregando filtros de barro, plástico, vidro e diferentes moringas. A proposta é distribuir água nas ruas de forma gratuita, instigando a discussão sobre o valor da água, com especial abordagem a respeito de sua apropriação para fins privados. De forma poética, enquanto a água vai sendo oferecida, junto à fonte brotam histórias, memórias e interações de um Rio que não para.
 
Artistas: Mariane de Oliveira, Iuri Rodrigues, Marianna Motta e Paulo Ebrom
 
Sarau Instantâneo é uma força aglutinadora que promove a relação entre interesses artísticos variados e a valorização de artistas dos territórios em que a intervenção acontece. Como um show portátil que leva aos espaços públicos som e imagem na performance, por meio do uso de projeção e microfone livre, o Sarau Instantâneo é um ponto de encontro itinerante e aberto à diversidade
 
Artistas: Fabio Ritter, David Ritter, Paulo Ebrom e Iuri Rodrigues
 
Realeza Urbana cria estampas que abordam a temática do empoderamento de indivíduos periféricos, pretos, donos de suas escolhas, sua cor. Presente no cotidiano da juventude em qualquer lugar do mundo, a camiseta é utilizada pela Realeza Urbana como outdoor nas praças da cidade, tendo estátuas anônimas como suporte.
 
Artistas: Dianna da Costa, Jota - Jefferson Cardoso, Matheus Souza e Rafael Oliveira
 
SOBRE Oi KABUM! LAB – Laboratórios de Cultura Digital
Fruto de uma parceria entre o Oi Futuro e o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), o Oi Kabum! LAB interage com jovens das periferias cariocas que investigam a cidade em um ambiente de criação e formação multilinguagem no campo da arte e tecnologia.
 
As áreas de atuação dos laboratórios englobam Arte Digital, Instalações Interativas, Motion, Projeções Mapeadas, Vídeo, Design, Web, Design Sonoro, Animação, Oficina da Palavra, Fotografia, História da Arte e Tecnologia, dentre outras.
 
Os processos de criação e aprendizagem se desenvolvem por meio de projetos coletivos, da criação de produtos artísticos e culturais, de montagens de exposições e intervenções públicas. 
 
O Oi Kabum! LAB investe no desenvolvimento integral dos jovens, para a ampliação de autoconhecimento, autonomia, senso crítico, participação social e habilidades e competências artísticas e tecnológicas.
 
INTERVENÇÕES URBANAS
23 de janeiro (terça-feira)
Intervenção fixa: Pórtico – Barra da Tijuca e Rio das Pedras - (Metrô Barra e CAIC Euclides da Cunha Rio das Pedras)
14h: Água de Beber – Saara
16h: Realeza Urbana – Estátuas do Campo de Santana, Praça Paris e Passeio Público
20h: Ruptura – Projeção próxima ao Centro Cultural Justiça Federal
 
24 de janeiro (quarta-feira)
Intervenção fixa: Pórtico – Barra da Tijuca e Rio das Pedras
17h: 00-IDA (Área de Contato e Modo Avião) – Central do Brasil
20h: Neurose Urbana – Central do Brasil
 
25 de janeiro (quinta-feira)
Intervenção fixa: Pórtico – Barra da Tijuca e Rio das Pedras
10h: 00-IDA (Corpus in Caos) – Praça XV
14h: Realeza Urbana – Estátuas do Campo de Santana, Praça Paris e Passeio Público
16h: Tracatrá – Praça XV
20h: Ruptura – Projeção próxima ao Centro Cultural Caixa
 
26 de janeiro (sexta-feira)
Intervenção fixa: Pórtico – Barra da Tijuca e Rio das Pedras
13: Sonhos de Rua – Central do Brasil e Campo de Santana
19h: Sarau Instantâneo – Lapa - Beco do Rato
20h: Ruptura – Projeção próxima ao Paço Imperial
 
27 de janeiro (sábado)
Intervenção fixa: Pórtico – Barra da Tijuca e Rio das Pedras
 
02 de fevereiro (sexta-feira)
10h: Água de Beber – Concentração da procissão de Iemanjá na Praça XV
 
INTERVENÇÕES OI FUTURO FLAMENGO
27 de janeiro (sábado)
17h: 00-IDA (Área de contato, Modo avião e Corpus in caos)
19h: Ruptura
 
EXPOSIÇÃO INTERFERÊNCIAS OI KABUM! LAB
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
 
02 de fevereiro (sexta-feira)
19h: abertura
 
03 e 04 de fevereiro (sábado e domingo)
16h às 22h: visitação 
 
A exposição reúne o conjunto de instalações, performances, vídeos, fotos  e os demais materiais criados durante os laboratórios de intervenções urbanas.
 
ENDEREÇOS
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro.
 
Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro,63 - Flamengo
 




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS