Rio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Rolé Carioca 2018

ROLÉ CARIOCA 2018 - Projeto lança agenda 2018 com evento no CRAB no dia 31 de março de 2018

 

Realizado desde 2013, o Rolé Carioca entra em sua 6ª temporada com a marca de mais de 150 km percorridos mais de 40 passeios gratuitos, levando histórias da cidade do Rio de Janeiro para mais de 20 mil pessoas. A agenda desse ano será lançada em um evento no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, dia 31 de março. Sempre inovando a cada ano, a edição 2018 traz o “Rolé Visita”, passeios a locais e instituições específicas e seus entornos, sem deixar de realizar os já roteiros a pé do projeto. Toda a agenda será lançada no evento do dia 31/03 para um público ávido pela programação do ano. O Rolé Carioca é uma realização do Estúdio M’BARAKÁ e co-realização do CRAB, com consultoria de conteúdo dos professores do curso de História da Estácio, Rodrigo Rainha e William Martins.
 
“Caminhar pela cidade sem rumo ou sem preocupação, flanar, nas palavras de Baudelaire, é divagar pelo espaço urbano e apreciar suas sutilezas. Explorar a cidade é também um movimento para transformá-la, compreendendo sua história e percebendo suas nuances, signos e deformidades”. Afirma Isabel Seixas, coordenadora do projeto, que tem como objetivo principal promover o encontro de moradores e visitantes com a cidade e sua história.
 
SOBRE O EVENTO DE LANÇAMENTO DO ROLÉ 2018
A agenda de 2018 será inaugurada com uma manhã de atividades e oficinas celebrando a relação entre a cidade e os festejos populares. A programação conta com: Rolé pela praça Tiradentes e CRAB; Oficina de percussão; Oficina de Máscaras; e Oficina de adereços para fantasias.
 
- Rolé pela Praça Tiradentes + Visita ao CRAB – O já tradicional passeio pela Praça Tiradentes com visita guiada à exposição Festa brasileira: Fantasia feita à mão. No passeio será abordada a relação da Praça Tiradentes com a diversão e os festejos populares!
 
- Oficina de percussão* – Na oficina será possível fazer uma experimentação de alguns instrumentos, com a ala de batuqueiros do bloco da Terreirada Cearense, que pesquisa a cultura popular do Cariri e a transporta para o carnaval do Rio de Janeiro. 
 
- Oficina de Máscaras de seres fantásticos* – Com inspiração na obra de Mestre Noza, um dos maiores nomes da arte popular de Pernambuco, Rodolfo Darsie - artista multimídia, irá ensinar como produzir do zero uma das máscaras populares que representam ludicamente personagens e histórias das manifestações populares do Brasil.
 
- Oficina de adereços para fantasia* – Com diversas cores e texturas, as festas brasileiras são um presente aos olhos e carregam muitos significados, para além do embelezar. Nessa oficina, facilitada por Bruno Rubinato, do bloco da Terreirada Cearense, o público terá a oportunidade de produzir algumas peças símbolos de festejos, do Reisado do Cariri ao Carnaval de rua carioca. 
 
* As inscrições serão realizadas no local, a partir das 9h30 por ordem de chegaa. Valgas limitadas.
 
ROLÉ VISITA – a novidade da edição 2018 !
O “Rolé Visita”é um módulo onde uma edificação é escolhida como ponto principal do passeio, que revela sua história e contempla todo o seu entorno. O CRAB foi selecionado para o ponta pé inicial do “Rolé Visita” devido a importância histórica da edificação, exposição em cartaz e proximidade da Praça Tiradentes. Para 2018 o “Rolé Visita” vai contemplar o Museu Nacional, Jardim Botânico, o Museu de Belas Artes entre outros espaços.
 
AGENDA  ROLÉ CARIOCA 2018
27 de Maio – Centro: Avenida Rio Branco
10 de Junho - Rolé Visita: Futebol
07 de Julho - Marechal Hermes
29 de Julho – Rolé Visita: Museu Nacional
26 de Agosto – Centro: Primeiro de Março, antiga Rua Direita
30 de Setembro - Rolé Visita Jardim Botânico
21 de Outubro - Aterro do Flamengo
25 de Novembro – Andaraí
01 de Dezembro - Rolé Visita: Museus Belas Artes
 
 
HISTÓRICO DO PROJETO
Realizado desde 2013, o Rolé Carioca atingiu a marca de 150 km percorridos em mais de 40 passeios gratuitos, promovendo as histórias da cidade para um público estimado em 20 mil participantes. No ano de estreia, passou pelos seguintes bairros: Urca, Cinelândia/Lapa, Madureira, Praça Tiradentes/Largo da Carioca, Rio Comprido, Gamboa e Vila Isabel. Em 2014, os passeios foram realizados em Botafogo, Méier, Praça XV/Castelo, Região Portuária, São Cristóvão e Tijuca. Em 2015, quando o evento fez parte das comemorações oficiais do 450º aniversário do Rio de Janeiro, o Rolé visitou o quadrilátero de fundação da cidade formado pelos morros do, de Santo Antônio, de São Bento e da Conceição; Niterói, Catete, Santa Cruz, Catumbi, Paquetá, Penha e Saara. O Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos em 2016 e o Rolé Carioca incluiu em seu roteiro o novíssimo Circuito Porto, além dos bairros Maracanã, Engenho de Dentro, Copacabana, Del Castilho e Laranjeiras.
 
2016 também foi o ano de expansão do roteiro. Assim, o Rolé ganhou uma versão nacional com passeios em cinco capitais brasileiras. O Rolé Brasil levou centenas de pessoas a dois roteiros distintos em cada uma das cinco capitais visitadas. Em duas ocasiões Fortaleza, Salvador, Curitiba, São Paulo e Florianópolis receberam o Rolé Brasil. Neste ano o projeto ganhou também uma exposição, realizada no Museu do Amanhã.
 
Em 2017 o Rolé realizou uma edição especial na véspera do Dia dos namorados, o Rolé do Amor. O projeto promoveu um roteiro pelo bairro da Glória passando pelo Palácio do Catete, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, Aterro do Flamengo, Marina da Glória, Memorial Getúlio Vargas, entre outros pontos importantes.
 
O CRAB – CENTRO DE REFERENCIA DO ARTESANATO BRASILEIRO: CO-REALIZADOR DO PROJETO
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) é uma plataforma mercadológica para o reposicionamento e a qualificação do artesanato brasileiro, transformando-o em objeto de desejo e consumo e, consequentemente, aumentando seu valor de mercado.
 
O CRAB desenvolve suas ações por meio de diversas formas de relacionamento com o público, respeitando os hábitos, os gostos e a própria natureza do artesanato. O conceito base vem do tripé emoção, conhecimento e comercialização, que, integrados, levam em conta novas conexões, novos modos de viver e apreender o artesanato.
 
Como expressão criativa brasileira, o artesanato é visto em conexão e diálogo com outros segmentos da economia criativa como o design, as artes, a moda e a cultura. Trazer à luz a marca “Artesanato Brasileiro” como referência mundial de qualidade é o propósito maior do CRAB.
 
REALIZADORES E PATROCINADORES
O Rolé Carioca é uma realização do estúdio M’BARAKÁ, com consultoria de conteúdo dos professores do curso de História da Universidade Estácio, Rodrigo Rainha e William Martins, mestres de cerimonia do projeto e guias dos passeios). O projeto tem patrocínios da Universidade Estácio, Rio Galeão, SHIFT ETT, First RH e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Como apoiador esta a CineSystem. Todos os patrocínios foram realizados através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
 
SOBRE O ESTÚDIO M’BARAKÁ (UM-BA-RA-KÁ) – REALIZADOR E IDEALIZADOR DO PROJETO
Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká nasceu há 12 anos como uma produtora com foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos múltiplos a partir da interação com profissionais de diversos segmentos artísticos ou de conteúdo, e se destaca por sua metodologia, que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos. www.mbaraka.com.br
 
Lançamento agenda Rolé 2018
Data: 31 de março de 2018
Local: CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro
Endereço: Praça Tiradentes, 69-71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20060-070
Horário: a partir das 9h30
Inscrições oficinas no dia do evento.
GRÁTIS




Teatro Oi Casa Grande terá apresentações do sucesso Malala, a menina que queria ir para a escola
Primeira adaptação teatral do livro-reportagem infanto-juvenil da jornalista Adriana Carranca. Vencedora do Prêmio FNLIJ nas categorias Escritora Revelação e Livro Informativo. A obra também é reco...
Vala Comum
Espetáculo teatral do grupo “Impulso Coletivo” inova ao ser montado numa casa no bairro da Tijuca, onde o público é convidado a embarcar numa experiência provocadora
O problemão da Banda Infinita
Espetáculo explora o universo da matemática e é pensado especialmente para crianças de seis a dez anos.
Coleções Líquidas
Fruto de um projeto de pesquisa sobre a formação de gênero na sociedade, a peça Coleções Líquidas reestreia na Casa Rio
PUBLICIDADE
TRANSAMÉRICA 101,3
RNT - ANUNCIE AQUI
Nuvem
Floriano Romano apresenta a instalação 'NUVEM' no Espaço Furnas Cultural abertura 16/8 - visitação de 17/8 a 14/10
Por elas
A violência contra a mulher é o tema da peça POR ELAS, em cartaz de quarta à sábado, no Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ).
Noite da Comédia Improvisada estreia no Teatro Leblon – Sala Marilia Pêra
Peça é dividida estruturalmente em jogos de improvisação teatral comandados pela plateia
Eu sou eu Porque meu Cachorrinho me Conhece
“Eu sou eu Porque meu Cachorrinho me Conhece” faz temporada com entrada franca, em horário alternativo, no Glauce Rocha
PUBLICIDADE
Arandu – Lendas Amazônicas
Arandu – Lendas Amazônicas” estreia temporada no dia 7 de abril no CCBB Rio de Janeiro, aproveitando o mês que se comemora o Dia do Índio
Tempestuosa Depressagem
Tempestuosa Depressagem: Performance retrata a depressão em negros, principalmente em mulheres, no Centro Coreográfico
PUBLICIDADE
TRANSAMÉRICA 101,3
RNT - ANUNCIE AQUI
NEWSLETTER e Notificações
Cadastre seu e-mail e receba em primeira mão conteúdo exclusivo do teatro carioca, descontos e promoções
Nome
E-mail
 
PUBLICIDADE
GOOGLE+
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS