E o mar já não existe - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

Companhia Bagagem Ilimitada aposta na dramaturgia do movimento em espetáculo que aborda a violência contra a mulher em tempos de guerra.
 
Inspirada no livro “Um homem: Klaus Klump”, do autor português Gonçalo M. Tavares, o espetáculo “E o mar já não existe” reestreia em novo espaço a partir do dia 31 de outubro: a sala Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.
 
Em cena, duas mulheres lutam para sobreviver em meio à guerra.  Escondidas em meio a escombros do que costumava ser um lar, Simòne (Ana Pinto) e Irina (Jacyara de Carvalho) tentam seguir em frente quando o encontro com o soldado Vince (Hugo Grativol) faz o cotidiano ficar ainda mais assustador: toda a bestialidade escondida no humano é revelada de maneira brutal. O episódio fará com que todos repensem o real sentido da humanidade e se questionem: é possível renovar as esperanças em meio ao caos?
 
O autor e diretor PV Israel revela que a dramaturgia é amparada em um trabalho de dramaturgia do ator, a partir do movimento e de ações físicas, que busca universalizar o tema da violência contra a mulher. O cenário da guerra aparece como uma hipérbole para os pequenos conflitos do cotidiano.
 
- A peça é atemporal: já aconteceu, acontece e vai acontecer. Na guerra, a mulher torna-se vítima de atrocidades que também acontecem em favelas do Rio, em condomínios de luxo e em empresas multinacionais. São histórias que se repetem o tempo todo.
 
A atriz Jacyara de Carvalho, intérprete da personagem Irina e co-idealizadora do projeto, destaca que a criação através das ações físicas privilegia o estado latente de sobrevivência e urgência vivido na guerra.
 
- Fomos ao extremo da guerra, mas ela nasce de um sopro. Durante os ensaios, entendemos que nesse cenário de miséria, fome, violência, qualquer palavra a mais é desperdício de energia. O silêncio é estratégia de sobrevivência.
 
Para recriar esse ambiente, o grupo optou por uma encenação enxuta: todo o cenário e figurinos cabem em uma mala, privilegiando o corpo dos atores como motor para a representação.  
 
- Precisamos falar sobre os extremos. Em nosso cotidiano deixamos passar detalhes que permitem violências como a que é retratada no espetáculo. A universalização do assunto se dá nesse pequeno fragmento que é a peça. Se os espectadores saírem tocados e movidos a refletir juntos após as sessões, será ótimo – finaliza o diretor.
 
SOBRE A COMPANHIA BAGAGEM ILIMITADA
 “Que trupe formidável. Fiquei emocionado com a homenagem, estimulado pelo bate papo, além de ter rido muito e me admirado com a capacidade do elenco de comover através do humor”. Edney Silvestre (Sobre o espetáculo “Cotidianas” - 2016).
 
“De repente elas estão ali: a enfermeira e as velhinhas no asilo, cada uma com sua personalidade, com seus passados, medos e desejos. Nós acreditamos no que vemos – é isso que importa. A representação feita de garra e talento. Essa é a magia do teatro.” Heloisa Seixas (Sobre o espetáculo “Cotidianas” - 2016).
 
A companhia Bagagem Ilimitada nasce de um desejo mútuo de construir um espaço na cena teatral brasileira baseado na criação de dramaturgia própria e pesquisa de linguagem. A pesquisa abrange a linguagem audiovisual, contação de histórias infantis e peças teatrais autorais e com cunho social.
 
Fazem parte do repertório da companhia os espetáculos e esquetes: “Cotidianas”, “Chilenos ou Franceses”, a websérie “Jurema Home House”, além de diversas contações de histórias a convite de editoras como a Companhia das Letrinhas.
 
SOBRE GONÇALO M. TAVARES
Um dos novos nomes da literatura contemporânea portuguesa, o autor recebeu os mais importantes prêmios em Língua Portuguesa: o Portugal Telecom 2007; o Prêmio José Saramago 2005; Prêmio Ler Milenium BCP 2004; o Prêmio Branquinho da Fonseca Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso. 
 
Ficha Técnica:
Texto e direção Pv Israel. 
Com Jacyara de Carvalho, Ana Pinto e Hugo Grativol. 
Figurino: Maria Hermeto e Herika Reis. 
Visagismo: Vanessa Andrea. 
Cenografia: Cia Bagagem Ilimitada. 
Trilha e Iluminação: Pv Israel. 
Design Gráfico: Amanda Menezes e Kamyla Matias
Arte: Tiago Segundo.
Fotografia: Heitor Muniz.
Produção Executiva: Cia Bagagem Ilimitada.
Assessoria de Imprensa: Ana Pinto.



Duração: 45 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 2332-2015


Classificação:
16 Anos


Genero:
Drama




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE