É Sobre Você Também - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

Escrita e protagonizada por Júlia Portes, a peça provoca questionamentos internos sobre a condição humana misturando drama e comédia É Sobre Você Também,  de autoria e interpretação de Julia Portes, com direção de Fernanda Alice e supervisão de direção de Maitê Proença , que estreia em 29 de julho, às 20h,  na Casa Rio, em Botafogo, é resultado de uma composição artística concebida em 2016.Na peça, a atriz/personagem convida o público a acompanhar de perto a trajetória de uma mulher que, em meio a um acontecimento importante em sua vida, conversa com o pai, com o suposto noivo e com o público, numa narrativa que mistura drama, comédia e suspense.
 
Inicialmente a criaçãofoi apresentada em festivais como o Fest&Arte Festival de Santa Teresa, o Festival Niterói em Cena, entre outros, e chegou à Mostra Cenas Curtas do Festival de Teatro do Rio do ano passado. Na ocasião, a jovem atriz precisou apenas de 20 minutos em sua viagem existencial para ganhar os prêmios de Melhor Texto e Melhor Atriz da categoria Cenas Curtas.  A atriz, autora e diretora Maitê Proença,após assistir a performance autoral de Julia no Festival de Teatro do Rio,aceitou o seu convite para fazer a supervisão de direção da peça.
 
- Amo a atriz que a Julia é. Amo esse texto que ela arrancou do fundo de suas verdades e dúvidas. É pessoal e inteligente. É impessoal também, porque atinge a todos. É um voo rumo à liberdade – Diz Maitê sobre a autora e seu trabalho.
Com iniciação artística em 2004, nas aulas do teatro O Tablado de Maria Clara Machado, Julia Portes é formada em Artes Cênicas pela Universidade Cândido Mendes. A intérprete de 21 anos comemorou em abril deste ano mais um reconhecimento em sua carreira, com a indicação de Melhor Atriz Coadjuvante no Internacional Filmmaker Festival, na França, por sua atuação como Nina, no curta metragem Sinais, dirigido por Guilherme Azevedo. 
 
No Rio, sempre buscando práticas teatrais e aprimoramento, Juliaparticipa do Brecha Lab, laboratório de teatrocoordenado pelo ator, diretor, dramaturgo e produtor, Patrick Sampaio, que está em É Sobre Você Também como o “provocador convidado”. Habituada a transpor questões existenciais para a escrita desde os 14 anos, e atuando desde os sete, a atriz agora é a moça que entra em cena num vestido de noiva carregando uma sacola de relíquias que vai revelando aos poucos. O que ela traz são questionamentos internos que dizem respeito a todos, mas que nem sempre enxergamos no dia a dia de nossas vidas.
 
- A peçasurgiu a partir do trabalho que faço no Brecha Lab, que aborda diagramas móveis,  composição e viewpoints como forma de técnicas de criação – explica Júlia. Eu buscava autonomia, algo que eu pudesse fazer sem depender das pessoas. Foi muito importante estar no laboratório porque lá foi o lugar que mais me deu ferramentas para construir dramaturgias minhas, entender sobre composição e como manifestar subjetividades.
 
Julia Portes teve também a oportunidade de apresentar o trabalho em Portugal, no Anfiteatro da FLUL – Universidade de Lisboa. De volta ao Brasil, ela deu mais fôlego à cena, o texto cresceu e transformou-se numa peça de 50 minutos.
- A composição inicial tinha dez minutos. Ano passado cheguei ao Festival do Rio com um texto que cresceu a partir deste fragmento e ficou com 20 minutos. Com o tempo, quanto mais eu me afetava pela performance e percebia que o público também, mais eu sentia a necessidade de desenvolvê-la e foi o que eu fiz – conclui Julia.
 
A peça É Sobre Você Tambémé dirigida por outra atriz, Fernanda Alice, ligada a Julia por laços de uma antiga amizade, já que as duas cursaram juntas a faculdade de Artes Cênicas e se tornaram parceiras no grupo Dois é Ímpar, em que se revezam na colaboração artística para os trabalhos teatrais de uma e de outra. Em 2010, Fernanda teve oportunidade de estudar atuação e direção em Nova York, na New York FilmAcademy, onde atuou em curtas metragens. Em 2015, ao participar do FESTU (Festival Universitário de Teatro) com o esquete Combate Corpo a Corpo, foi premiada nas categorias Melhor Direção e Melhor Júri Popular.  
- Trabalhar o espaço, as quebras de dinâmica, era algo que eu pensava como atriz e, de dentro, você acha que está fazendo tudo.  Mas vendo de fora, com a visão de direção, a gente consegue perceber que o espaço, uma luz, uma forma de se movimentar contam uma história– comenta Fernanda.
 
 
Ficha Técnica:
Texto e atuação: Júlia Portes
Direção: Fernanda Alice
Supervisão de Direção: Maitê Proença
Provocador convidado: Patrick Sampaio
Direção de Produção: Julia Portes
Artes Visuais: Ty Prieto
Produção Executiva: Aiana Queiroz e Júlia Portes
Arte Gráfica: Ty Prieto
Fotos: Marcelo Tabach
Assessoria de Imprensa – Sandra Menezes



Duração: 50 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 2148-6999


Classificação:
LIVRE


Genero:
Tragicomédia




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE