L, O Musical - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

L, O Musical – Estreia 27/10 no Teatro I do CCBB-RJ  Roteiro e Direção: Sérgio Maggio
 
Sob a direção musical de Luis Filipe de Lima, espetáculo com Ellen Oléria, Elisa Lucinda e grande elenco conta a história de amor entre mulheres. Estão no repertório canções da MPB que marcam esse universo. De quarta a domingo, às 19h, até 17 de dezembro de 2017. Dias 10 e 11 de novembro, Ellen Oléria será substituída pela atriz Luiza Guimarães
 
Trinta e cinco anos se passaram desde a estreia da antológica montagem de “As lágrimas amargas de Petra Von Kant”, de Rainer Werner Fassbinder que, num Brasil renascendo para a democracia política, mostrava o amor de duas mulheres, vividas por Fernanda Montenegro e Renata Sorrah. Ao escrever e desenvolver seu novo espetáculo, L, O Musical, o autor e diretor Sérgio Maggio faz uma reverência afetiva àquele espetáculo. Pára por aí. Agora, reafirmando a potência de um romance entre mulheres, quase na segunda década do século 21, L, O Musical estreia no próximo dia 27 de outubro no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-Rio), transbordando romance através de 22 canções da MPB que de alguma forma emolduram o universo LGBT. À frente do sexteto de atrizes estão Ellen Oléria (de volta ao teatro, depois de 12 anos) e Elisa Lucinda.
 
Além do espetáculo, haverá um bate-papo com elenco após as sessões dos dias 4 e 11 de novembro e um workshop gratuito de “Dramaturgia para Musicais”, ministrado por Sérgio Maggio nos dias 18/11 (das 10h às 12h. das 14h às 17h) e 19/11 (das 14h às 17h), no CCBB. Público-alvo: atores, diretores, estudantes e amantes do teatro. Vagas: 20. Inscrições: espetaculol.omusical@gmail.com.
 
Em 110 minutos de duração, L, O Musical se passa em três atos. À dupla Ellen Oléria e Elisa Lucinda se junta um time seleto. Completando o elenco estão as consagradas Renata Celidonio, Gabriela Correa, Tainá Baldez e Luiza Guimarães. A iluminação é assinada por Aurélio de Simoni, os 30 figurinos foram criados por Carol Lobato e a direção musical é de Luis Filipe de Lima. A direção de movimento é de Ana Paula Bouzas e Daniela Pereira de Carvalho fez supervisão da dramaturgia. Uma banda ao vivo acompanhará cada uma das sessões que compõem a temporada no Rio, de quarta a domingo. O encerramento é em 17 de dezembro. A banda é formada por Alana Alberg (baixo), Marlene de Souza Lima (guitarra), Nathália Reinehr (bateria) e Janá Sabino (teclado).
 
“De imediato, ‘Petra’ surgiu como referência afetiva para o trabalho. A partir daí, L, O Musical surge com uma dramaturgia autônoma e capaz de dialogar com a profundidade que o tema atingiu hoje, um momento tão delicado, onde forças conservadoras ameaçam a liberdade de cada um ser o que é, amar quem quiser”, destaca Sérgio Maggio. Para o autor, L, O Musical pode ser lido também como um discurso político. “São 10 mulheres no palco. Duas protagonistas negras. Mulheres amando mulheres. Um processo de criação olho no olho, com multivozes, com uma dramaturgia que quer ser mobilizadora”, completa. 
 
Artistas-criadoras
Em L, O Musical Elisa Lucinda é Ester. Ellen Oléria interpreta Rute, Renata Celidonio é Anne, Gabriela Correa interpreta as personagens Noiva Erina e Simone, Tainá Baldez atua como Noiva L e Elle, enquanto Luiza Guimarães vivifica quatro personagens – Xena Charme, Noiva Safo, Lea Secret e Filipa. L, O Musical é construído numa base em que o processo criativo envolve as atrizes como artistas-criadoras. Ester é uma renomada autora de novelas e está esfuziante com o sucesso do primeiro folhetim a ter um triângulo amoroso formado por mulheres. Ela divide esse cotidiano profissional e afetivo com amigas. A chegada de notícias inesperadas muda o destino de todas.
 
O universo de canções que norteia o espetáculo foi montado a partir de pesquisa e referências a cantoras brasileiras que são publicamente lésbicas ou bissexuais, mas também as que promovem uma identificação afetiva com esse público. “Realizei uma pesquisa espontânea em comunidades virtuais de lésbicas que me passaram listas de músicas que embalavam seus amores, encontros e desencontros. Além disso, buscamos essa identificação afetiva”, conta Maggio, que assina o roteiro musical ao lado de Ellen Oléria e com supervisão de Luís Filipe de Lima.
 
A seleção do repertório começou com 90 canções. Compõem o espetáculo 22 músicas cantadas ao vivo pelo elenco. “A ideia é passear pelo universo de canções femininas. Queria muito as trilhas de mulheres lésbicas que me marcaram aos 13 anos: Marina Lima e Angela Ro Ro, por exemplo. A entrada das canções foi decididamente dramatúrgica e isso fez com que muitas canções de estimação caíssem. Mas ‘Fogueira’ (Ro Ro) e Prestes a Voar (de Marina) funcionaram como peças de um quebra-cabeças; Luís Filipe Lima é um maestro que tem uma visão especialíssima do teatro, porque nasceu e cresceu num ambiente teatral, filho do mestre Luís de Lima. Filipe tem um olhar para dentro da cena, uma sensibilidade de trazer essa música como narrativa e unir à palavra falada singular”, contextualiza Sérgio.
 
Em L, O Musical as personagens Ester, Rute, Anne, Simone, Elle, Filipa, Léa e Xena vivem as delícias e os conflitos de amar iguais. Sem flertar com panfleto, o espetáculo tem como núcleo central valores como a liberdade, o desejo, os afetos e a identidade humana, que norteiam qualquer indivíduo independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero. “No caso da mulher lésbica, há uma especificidade muito impactante. Ela sofre uma dupla opressão: a de ser mulher e a de ser lésbica. O machismo e o sexismo são terríveis agravantes”, observa Sérgio Maggio. A montagem chega ao CCBB Rio após temporada de sucesso de público e crítica no CCBB Brasília, onde fez 20 sessões para público superior a 4,5 mil espectadores.
 
​Idealizador da encenação, Sérgio Maggio é diretor-dramaturgo da Criaturas Alaranjadas Núcleo de Criação Continuada, que, ao lado do ator Jones de Abreu, propõe projetos que têm relação com eixos de criação como memória, urgência social e diálogo com outras linguagens. Criada há dez anos, Criaturas Alaranjadas acumula prêmios e já circulou, como projetos como ‘Eros Impuro’ e ‘Eu Vou Tirar Você Deste Lugar - As Canções de Odair José’ pelo país. Também jornalista e escritor, Sérgio ganhou o prêmio Jabuti pelo livro-reportagem ‘Conversas de Cafetinas’, que se desdobrou na peça ‘Cabaré das Donzelas Inocentes’. 
 
Além do espetáculo, haverá um bate-papo com elenco após as sessões dos dias 4 e 11 de novembro e um workshop gratuito de “Dramaturgia para Musicais”, ministrado por Sérgio Maggio nos dias 18/11 (das 10h às 12h. das 14h às 17h) e 19/11 (das 14h às 17h), no CCBB. Público-alvo: atores, diretores, estudantes e amantes do teatro. Vagas: 20. Inscrições: espetaculol.omusical@gmail.com.
 
Ficha Técnica:
Realização e patrocínio: Banco do Brasil 
Direção geral e dramaturgia: Sérgio Maggio 
Direção musical: Luís Filipe de Lima 
Direção de movimento: Ana Paula Bouzas 
Diretor assistente e de palco: Jones de Abreu
Artistas-criadoras: Elisa Lucinda, Ellen Oléria, Renata Celidonio, Gabriela Correa, Tainá Baldez e Luiza Guimarães 
Instrumentistas: Alana Alberg (baixo), Marlene de Souza Lima (guitarra), Nathália Reinehr (bateria) e Janá Sabino (teclado) 
Desenho de Luz: Aurélio de Simoni 
Concepção de Figurinos: Carol Lobato 
Concepção de cenário: Maria Carmen de Souza 
Concepção de visagismo: Luma Le Roy 
Concepção de som: Branco Ferreira 
Preparação vocal: Sara Mariano 
Roteiro musical: Sérgio Maggio e Ellen Oléria 
Supervisão de roteiro musical: Luís Filipe de Lima 
Supervisão de dramaturgia: Daniela Pereira de Carvalho 
Assistentes de dramaturgia: Ellen Oléria e Yuri Fidélis 
Fotografia: Diego Bresani e Sérgio Martins 
Design gráfico: Chica Magalhães 
Coordenação de redes sociais: Rosualdo Rodrigues 
Direção de produção: Ana Paula Martins 
Concepção e idealização: Criaturas Alaranjadas Núcleo de Criação Continuada
Elenco: Elisa Lucinda (Ester), Ellen Oléria (Rute), Renata Celidonio (Anne), Gabriela Correa (Noiva Erina e Simone), Tainá Baldez (Noiva L e Elle) e Luiza Guimarães (Xena Charme, Noiva Safo, Lea Secret e Filipa)



Duração: 110 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 3808-2020


Classificação:
14 anos


Generos:
Drama / Musical




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE