Makupuni - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

Peça-game para crianças sobre diferença e aceitação retorna em curta temporada no Teatro Municipal Ziembinski – Tijuca.
 
A peça-game infantil Makupuni, indicada ao premio CBTIJ 2017, na categoria “melhor Projeção Cênica”, é uma realização do Cegonha - Bando de Criação e tem como diretora Vida Oliveira (In.com.patíveis e Ex.troll.gênio), que idealizou o projeto junto com o ator Miguel Araujo (Cia PeQuod - Teatro de Animação).
 
Makupuni é a ilha do futuro. Com tecnologia e ciência, é possível ter uma casa projetada para cada estilo de vida. É possível morar nas nuvens, no vento e até em submarinos embaixo d’água. As crianças são fabricadas no centro da ilha e já nascem perfeitamente educadas e adaptadas às suas famílias, e são encomendadas e entregues em caixas. Eis que em um belo dia, um grande mistério acomete a ilha. Um menino-polvo, que não cabe na casa aonde vive; uma menina-âncora, que é pesada e precisa se fixar no chão, mas nasceu numa família que vive nas nuvens; e um menino-livro que nasceu numa família digital e não sabe ser lido pelos pais. Por causa desses problemas, eles são devolvidos por suas famílias por não se adaptarem às casas em que foram recebidos. 
 
A missão do público é ajudar na reintegração dessas crianças, que precisam se adaptar e, mais do que isso, precisam se entender e se aceitar nos ambientes da casa, da família, dos amigos e dos sonhos. Por pelo menos três vezes ao longo da peça, o destino e as decisões dessas crianças na sua jornada são escolhidas pelo próprio público. Essa dinâmica faz com que a jornada de autoconhecimento e aceitação de cada criança seja única e diferenciada a cada apresentação.
 
Por isso, Makupuni é um espetáculo que mistura a interatividade da peça-game com o teatro de animação. Desta vez a encenação conta, além dos atores, com técnicas de animação como teatro de bonecos, teatro de sombras e animação 2D em mapping. 
 
A interatividade acontece da seguinte forma: as crianças vão ter placas coloridas para levantarem nos momentos de votação. Uma câmera posicionada em direção à plateia vai filmar esses momentos, transmitindo o resultado no palco ali mesmo, na hora, a partir da predominância de cores das plaquinhas levantadas. Lúdico e tecnológico ao mesmo tempo. Legal, né? 
 
A ideia do espetáculo é justamente trazer questões relevantes sobre alguns aspectos do universo da criança, tais como a aceitação das diferenças e a relação com os pais, com os amigos e com a tecnologia. Mais atual impossível! 
 
Makupuni é a ilha do futuro, onde as crianças são fabricadas no centro da ilha e são entregues em caixas nas casas dos seus pais. Neste sentido, elas já nascem perfeitamente educadas e adaptadas às suas famílias. Porém, 3 crianças nascem fora do padrão dos pais: um menino-polvo, uma menina-âncora e um menino-livro. Eles são devolvidos por não se adaptarem às casas em que foram recebidos. A missão do público é decidir os rumos dessa história, através de plaquinhas coloridas para votação, monitoradas por uma câmera, que transmitirá instantaneamente os resultados no palco. A plateia infantil poderá ajudar na reintegração dessas crianças e na aceitação da família, dos amigos e dos sonhos. A ideia do espetáculo é trabalhar os conceitos de aceitação, diferença e empatia, na relação da criança com seus pais, com a tecnologia e com o mundo. 
 
*Não haverá sessão no dia 18 de agosto 2018.
 
 
Ficha Técnica:
Autor: Vida Oliveira
Diretor: Vida Oliveira
Direção dos bonecos: Miguel Araujo
Assistente de direção: Pedro Maia
Elenco: Miguel Araujo e Luiza Sussekind
Trilha Sonora Original: Ricco Viana
Cenário: Paulo Denizot e Janaína Wedling
Luz: Paulo Denizot
Projeções: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca 
Figurino: Raquel Theo
Criação e confecção dos bonecos: Márcio Newlands
Consultoria da direção de movimento: Jacyan Castilho
Confecção de aplicativo de votação: Ambos &&
Produção Audiovisual: Zhai Sichen E Rafael Bisbis
Fotos de divulgação: Rafael Bisbis
Direção de produção: Vida Oliveira
Produção Executiva e administração da temporada: (AR Produções | André Roman e Renata Batista)
Assistente de produção: Miguel Araújo e Thamiris Tavares
Realização: Cegonha – Bando de Criação
Assessoria de Imprensa: AR Produções – André Roman
Identidade Visual:  Guilherme Borges
Social Media: AR Produções – Renata Batista 



Duração: 60 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 4042-6662 | Rio no Teatro (Tel. e WhatsApp)


Classificação:
LIVRE


Genero:
Infantil




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE