Não Peça - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

“NÃO PEÇA   espetáculo solo de Lucília de Assis com direção de Bianca Byington fala da  poética da Comédia e da Tragédia Humana. Lucília de Assis  numa interpretação admirável, dá vida à Jandira, funcionária de um teatro em que desempenha as funções de faxineira, bilheteira e baleira, além de morar no local de trabalho. Um dia, quando o elenco da peça em cartaz fica preso em um engarrafamento, ela recebe uma atribuição a mais: segurar o público até a chegada dos atores. É assim que a funcionária, testemunha de inúmeras peças e habituada a subir no palco apenas para varrer, passa a ocupar a linha de frente para contar suas histórias e receber seus primeiros e, quem sabe, últimos aplausos.
 
A ideia para o espetáculo surgiu em 2017, durante o período em que Lucília se recuperava de uma fratura no pé. “Tinha um tempo enorme pra mim e comecei a revisitar minhas histórias infância, em Niterói, nos anos 1960”, lembra a atriz e autora. “‘NÃO PEÇA’ fala dessa personagem que mora nos fundos do teatro, mas que tem uma história de vida baseada nas minhas lembranças, nem sempre tão felizes. Uso o teatro como uma forma de teatralizar essas memórias, para tirá-las da esfera da realidade e transformá-las numa ficção, uma forma de não ficar só no trágico”, explica.
 
Nem toda vida daria um filme. Mas aqui, a vida da funcionária Jandira, com certeza, acaba dando em uma peça. “Não existe ninguém como Jandira. Ela veio menina do barro seco de Cantochão direto para a caixa preta de um teatro, sem escalas. Analfabeta, aprendeu a ler com os textos do teatro. Seu universo não é mundano, disperso, superficial. Tudo pra ela é existencial. Jandira é a encarnação da visão de mundo de Lucília de Assis, transbordante de humor e poesia”, completa a diretora Bianca Byington.
 
"Aproveitando as frestas das rachaduras do terreno ressecado lá de casa, comecei a plantar uns capinzinhos gordura, uns matinhos brabo, umas praguinhas mimosinhas... e não é que nosso pedaço de chão ganhou qualidade??? Transformei o barro seco socado num oásis verdejante! E eu nunca mais parei de fazer brotar. Planto nas frestas dessa vida de cimento, mas planto. A gente não acredita, mas se a gente plantar a vida brota pelas frestas". NÃO PEÇA
 
"Um encontro feliz com antigos e novos parceiros que formam essa pequena grande equipe fez brotar a NÃO PEÇA. Bianca Byington  entrou na minha vida em 1982 na temporada sucesso do espetáculo Capitães da Areia e agora chegou pra capitanear com valentia e amorosidade, esse trabalho. 
 
Maria Siman, produtora de novas sensibilidades, finca raiz e materializa nossos desejos. Que NÃO PEÇA floresça e você possa colher o que a gente plantou por aqui” Declara Lucilia de Assis 
 
Depoimento do cineasta Luiz Rosemberg Filho 
“No espaço experimental da CASA QUINTAL faz-se uma "NÃO-PEÇA". É o teatro como alegoria do país bem-humorado, ainda que cheio de dores, perdas e incertezas. O país-personagem vagando do real da alienação, ao impacto da sensibilidade de uma direção segura de Bianca Byington, a existência real ou fantasiosa de uma nova Cabíria, vivida delicadamente por Lucília de Assis. Da vendedora de balas e amendoins, a bilheteira e a atriz que se libera de ser uma espécie de incerteza humana. Ora, qual a razão de ser de um monólogo na "dança" emocional dos espectadores? O ser humano querendo ser mais do que é? Ou seja, como personagem é sim muitas coisas entre reminiscências e a história real de vidas cortadas pela pobreza de personagens que não aconteceram. Como atriz a ousadia de suas intensidades no texto, nos movimentos corporais e na interpretação. A delicada direção se associa aos riscos dos longínquos discursos da personagem onde tudo pode ser verdade, como invenção do que é dito pela atriz que distrai os espectadores antes do início da peça "NÃO-PEÇA". E num momento tão feio do nosso emporcalhado país, o humor como processo dialético de ainda nos sentirmos vivos! Bianca e Lucília trabalham o querer-viver além do teatro que imita a TV, e se torna pobre, velho e criminoso como a nossa atual política entreguista! A "NÃO-PEÇA" sensibiliza pela sua delicada generosidade na investigação de uma vida comum, ainda que fantasiosa da personagem. Essa compreensão é, sim, uma rica experiência para quem representa e para quem acompanha essa pequena/grande atriz cômica! Parabéns às MENINAS! 
 
A temporada tem o Apoio Institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ e da Casa de Cultura Laura Alvim – Fundação Anita Mantuano.
 
Ficha Técnica:
Texto e interpretação - Lucília de Assis. 
Direção - Bianca Byington. 
Direção de produção - Maria Siman. 
Assistente de direção - Pedro Pedruzzi. 
Figurino - Dora de Assis. 
Projeto gráfico e fotos - Alexandre Dacosta. 
Assistente de produção - Fernanda Silva. 
Realização - Lucília de Assis e Primeira Página Produções



Duração: 60 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 2018-2414 | Rio no Teatro


Classificação:
12 anos


Genero:
Comédia




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE