Rossicléa: A diva do humor cearense
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Maquiagem, pó, batom e muito brilho, com um figurino exuberante e a língua afiada, Rossicléa encanta gerações com muito humor. Mas, por trás da purpurina existe uma mulher, isso mesmo, para quem ainda tinha dúvidas, o Rio No Teatro apresenta Valéria Vitoriano.

 

Somente na página da humorista, são quase 600 mil fãs, que acompanham diariamente postagens que nos levam as gargalhadas. Com a agenda cheia, Valéria sempre tenta responder a todos, e olha que os compartilhamentos, recados e mensagens são inúmeras. A popularidade que nasceu com a personagem famosa, se mantem por onde Rossicléa passa.”

 

Acho que tive muita sorte, pois a receptividade foi tanta, a Rossicléa passava “tanta verdade”, que fui criando todo um universo para a personagem. Me pegava inúmeras vezes pensando no que ela responderia ou como agiria em situações em que eu estava vivendo enquanto Valéria.”, conta ela.

 

E muita gente questiona quem é que está por trás dos vestidos e saltos altos. A curiosidade diverte a atriz..

“Acho um barato! As pessoas estão acostumadas a ver homens vestidos de mulher e a Rossicléa tem tintas fortes, uma pegada over, a cena gay a trata como igual e ela é muito querida por todos porque não “faz-de-conta”, ela é igual.”, diz ela que conquistou o público GLS.

 

Sobre a personagem famosa que há anos faz sucesso na TV e no teatro, ela conta que o processo foi construído aos poucos.

 

“A Rossicléa foi sendo construída aos poucos, mas não há como negar a influência de uma Consuelo Leandro, de uma Dercy, e de outros grandes monstros que pude beber da fonte, ainda que apenas pela TV.”, diz.

 

A primeira oportunidade na TV foi no programa da saudosa Hebe Camargo, de lá para cá, Rossícléa é sinônimo de sucesso.

“O convite para participar do primeiro programa de TV veio como reconhecimento ao trabalho que já estava sendo feito em Fortaleza. Foi o programa da Hebe. A diretora dela, Aurora Prado, esteve em Fortaleza e viu o movimento que estava se formando, daí o convite. Depois da Hebe, a TV queria a Rossicléa! É importante salientar que as primeiras 'apresentações' da Rossicléa foram em Fortaleza, nos Centros Acadêmicos, dentro das universidades, no quintal do sindicato dos jornalistas e em pequenos restaurantes que eu frequentava. Nos anos 90, com o boom e com o riso que passamos a arrancar das pessoas, os convites foram aumentando. Teatralizamos os bares, mesmo sem fazer parte de nenhum grupo de teatro. Muitas casas se fortaleceram através do humor: tinham música ao vivo e depois o show de humor.”, ressalta Valéria.

 

A primeira emoção de Valéria não foi quando receber o primeiro cachê: “A emoção foi ver meu nome no jornal, anunciando o “show”. Lembro que tinha 18 anos, recém-acabado segundo grau, diploma de professora infantil, e de como meus pais achavam que os shows não passariam  de brincadeira!  Toda vez que subo ao palco é como se fosse a primeira vez! Já fiz show em um teatro que tinha tanta goteira que "choveu" nele. Já fiz show em um hotel somente para quatro pessoas. Já errei o fim do palco, caí, torci o pé e todo mundo riu muito! Já saí do show direto para uma cirurgia de emergência (vesícula). Trabalhei na primeira gestação até os últimos 20 dias e na segunda, até uma semana antes.”, afirma a humorista.



“Meu primeiro show foi em 14 de agosto de 1988 e a referência que se tinha de humor era muito distante; era de TV, de Chico Anysio e Renato Aragão, eles já no eixo Rio/São Paulo, vinte, trinta anos antes. Nesse tempo não tinha ninguém fazendo rir em Fortaleza, nem o circuito reservado aos humoristas que existe hoje. Esse mercado foi  aberto pela Rossicléa e alguns poucos que começamos no período. O fato de ter só 17 anos e nenhuma técnica foi fundamental para que eu pudesse fazer laboratório, criar, e, vendo erros e acertos, construir uma estrada completamente empírica. Eu criava textos e vozes ligando para programas de rádio AM nas madrugadas. Gravava e depois mostrava a "fita k-7" para as amigas no colégio (de freiras). (risos).”

 

Apesar de não saber se Rossicléa é uma referência, a humorista reconhece que Fortaleza passou a ser um mercado consolidado, e que tem muita gente de talento por lá.

 

“Tem muita gente com talento tentando estabelecer o seu espaço e isso é bom porque oxigeniza, mesmo com alguns ruins, a cena vai sendo movimentada.”, diz.



Mas é quem será a mulher por trás dos vestidos de Rossicléa? “A Valéria é uma mulher comum. Filha única, estudou a vida toda em colégio de freiras, festeira, muito sincera, dois filhos do primeiro casamento, casada e muito feliz, amiga e mandona, adora mar e incenso, baiana de alma, cearense graças a Deus. Odeia ser gorda, mas adora comer.”, se diverte.

 

Valéria contracenou com nomes como Dercy Gonçalves e Renato Aragão. Sobre os programas de TV e os caminhos que percorreu são motivos de comemoração:  Globo Repórter, Jô Soares, Hebe, Xuxa, Vídeo Show, Gugu, Raul Gil, Sem Censura, Globo Esporte, Esporte Espetacular, Faustão, Ratinho e ter estado no elenco do Programa Show do Tom na TV Record.

 

Hoje, a personagem famosa ultrapassou a marca de cinco mil apresentações, fazendo pelo menos quatro shows por semana na minha própria cidade, em eventos corporativos e teatros pelo Brasil. Nunca pensei em fazer shows para a colônia de brasileiros nos EUA, fiquei realizada!

 

E ela não para, no meio de tanta correria e muito riso, ainda dá tempo de fazer o programa de TV, na afiliada Band no Ceará (todos os sábados ao meio-dia) chamado “Só de H”, Rossicléa e mais três humoristas apresentando.

 

A humorista diz que sempre está pelo Rio de Janeiro, mas faz um convite aos cariocas que desejam conhecer ou matar saudades do Ceará. “Estou no Ceará terças, quintas, sextas e sábados na Cervejaria Lupus Bier, com o show Humor de Primeira. Você vai assistir ao melhor show de humor na melhor estrutura: (85) 3219.2829.”

 

Para os fãs a humorista deixa seu recado:  “Quero agradecer muito a eles, sem eles não existe show, não existe fanpage, não existe programa de TV e não existe cachê! Um beijo bem grande da Rossicléa, que a gente possa se encontrar em breve, no Ceará ou nas redes! www.rossiclea.com,  facebook:www.facebook.com/rossiclea, twitter e instagram:@rossiclea”



Rapidinha com Rossicléa

RNT: Sua página na internet é sucesso. A que atribui?
Rossicléa:
Acho que o povo gosta de mim! E eu gosto de me comunicar com a galera, aí é uma festa só! Adoro ter o público por perto!

 

RNT:E você quem escolhe seus figurinos?
Rossicléa:
É sim, e gosto de muita cor e brilho!

 


RNT:Uma receita de dieta, que é sucesso entre as famosas?
Rossicléa:
Elas são tão despeitadas que não me contam...

 

RNT: O que vestir para ir ao Templo de Salomão?
Rossicléa:
E pra que ir?

 

RNT:Sua religião
Rossicléa:
Sou toda misturada! Não tenho uma “denominação” não! Mas o importante é o respeito: respeitar a religião do outro e só fazer o bem. Acredito em Deus!

 

RNT:Ser famosa dificulta arrumar um namorado?
Rossicléa:
Agora não tenho mais esse problema, porque arranjei meu macho fixo!

 

RNT:O que você faz para manter tanta beleza?
Rossicléa:
Acho importante uma maquiagem bem feita, estar bem vestida, com um sorriso na boca... agora tem pessoas que não tem magnetismo...eu nem faço força, a minha beleza vem de dentro pra fora, como um peido!

 

Entrevista e texto: Alessandro Moura




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE