Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Rio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Guilherme Piva se destaca no teatro, TV e cinema. Mas o que muita gente não sabe é que o motivo que o levou para o Rio de Janeiro estava bem distante dos palcos.

 

“Eu vim para o Rio para morar e cursar direito. Cheguei em janeiro de 1985 e enquanto esperava a faculdade começar, lendo um jornal, vi um anuncio de um curso de teatro na CAL -  Casa das Artes de Laranjeiras. Alguns impulsos nós não conseguimos explicar e esse foi um deles: - me matriculei e nunca mais parei. De lá fui indicado para um curso no Tablado e no mesmo ano comecei a ensaiar o Ateneu, de Raul Pompéia, com direção de Carlos Wilson. Desde então essa se tornou minha carreira.”, revela o ator.

 

Formado em artes cênicas, tem carreira pautada principalmente pelo teatro e pela TV, atuando como ator e diretor.  Na TV participou de mais de dez novelas e especiais, sendo dirigido por Walter Avancini, Marcos Paulo, Jorge Fernando, Ricardo Wadingtton, Denis Carvalho, Luiz Henrique Rios entre outros. Um dos papeis de maior destaque foi na novela Xica da Silva, em que deu vida a Zé Maria.

 

“ A novela reprisou duas vezes então se manteve muito presente na memória das pessoas. E foi uma novela que marcou muito. e foi um papel que me deu muita projeção.”, conta.

 

Já nos palcos Piva se destacou em trabalhos como: De Verdade, direção de Marcio Abreu, A Farsa da Boa Preguiça, direção de João das Neves, A Falecida, direção de João Fonseca; Aurora da Minha Vida, texto e direção de Naum Alves de Souza. Agora, segue em um novo sucesso de público e critica, trata-se da comédia romântica “A Invenção do Amor”, que está em temporada no Teatro do Leblon.

 

Com Guilherme Piva e Maria Clara Gueiros, e direção de Marcelo Valle, o público acompanha a relação amorosa de um Homo Sapiens com uma Mulher de Neandertal. Ele, por ter um cérebro privilegiado, vive às voltas com mil e uma invenções e, numa crise de ciúmes, resolve inventar o amor. Sua nova invenção faz com que o casal pré-histórico se antecipe no tempo, vivendo situações que marido e mulher só enfrentariam anos, décadas ou milênios mais tarde. 

 

 O público acompanha a evolução do amor na história da humanidade, entrando em contato com situações que se repetem nos relacionamentos ao longo dos tempos. Croc (Guilherme Piva) e Nhaca (Maria Clara Gueiros) vivenciam o que há de mais cômico e dramático nas relações afetivas, um universo do qual nenhum espectador escapa. 

 

A dramaturgia da peça inédita de Alessandro Marson e Thereza Falcão se constrói através da ótica do conflito masculino/feminino, numa linguagem crítica e muito bem humorada, cuja principal justificativa é o desejo da identificação do público. O maior trunfo do texto é falar de um assunto comum e imprescindível na vida de todos nós: o amor!

 

“Nos divertimos muito fazendo e foi uma parceria incrível com o Marcelo Valle que dirigiu, com a Maria Clara Gueiros, que contraceno, com a Aliice Cavalcante que produziu e com os autores Thereza Falcão e Alessandro Marson que são meus amigos e que já tenho uma longa parceria. Sei que é clichê mas tá sendo um presente.”, comemora.

 

Sobre o processo de ensaio, não faltaram gargalhadas.

 

“O processo foi uma delícia. Um playground. O texto já veio pronto e com uma base excelente para brincarmos e criarmos. O Marcelo nos orientou muito bem, nos deixando livres para acharmos nossa sintonia e ao mesmo tempo dando uma outra camada além da comédia. A da relação amorosa e seus meandros.

 

Meu encontro com a Clarinha foi incrível. Somos muito parecidos e temos um sintonia muito grande. Além do imenso talento como atriz, tem um imenso talento como amiga. Adoramos estar juntos e nos ajudamos muito. No trabalho e na vida.”, disse o ator.

 

Para os fãs de Guilherme Piva, as novidades são muitas.  O ator já está começando as gravações demais uma novela “Novo Mundo”, também dos mesmos autores da peça.

 

“ A novela é escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão. Faço o dono de uma taberna, totalmente politicamente incorreto que é casado com a Marcia Cabrita. Também vou trocar de papel com o Marcelo Valle. Vou dirigi-lo na adaptação do livro, Amar e ser livre do Prem Baba. Será um monólogo.” Conta.

 

O ator se prepara ainda para dirigir mais duas peças. “Será uma com a Solange Badin e outra com a Cristina Amadeo, Luisa Arraes, Julia Lund e Johnny Massaro”. Diz.

 

Para quem quer conferir “A Invenção do Amor”, o espetáculo segue temporada no Teatro Leblon, sala Marília Pera, de quinta a domingo. Até o carnaval.  Depois, a peça deve seguir temporada pelo país.

 

“Convido à todos para assistir a peça. Tenho certeza que vão se divertir muito, se identificar e ter um breve passeio entre alguns dos casais mais famosos da humanidade como Lampião e Maria Bonita, Romeu e Julieta, príncipes e princesas dos contos de fadas, Salomão e as setecentas esposas e muitos mais... É uma comédia tanto para as mulheres como para os homens.”

 

Por Alessandro Moura




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
PUBLICIDADE
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Alan Ribeiro fala sobre o espetáculo "Primeiramente, Comédia"
Depois de fazer sucesso na internet, grupo faz peça para os palcos com direção de Paulinho Serra
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE