Nas Veredas de Carlos Vereza
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Carioca do subúrbio de Madureira, nosso personagem da semana é dono de um tom de interpretação muito particular e de um carisma impar. Carlos Vereza causa encantamento não apenas pela voz inconfundível ou pelo trabalho de ator feito com excelência, mas também por colocar sua opinião na mesa, discutir política, buscar a reflexão em sua arte e fazer a diferença.  

 

Depois de ficar mais de 20 anos afastado dos palcos, Vereza está de volta.  Em uma entrevista realizada após seu ensaio nas vésperas de sua estreia Vereza falou sobre carreira, família, teatro e muitos mais.  

 

Entrevistar alguém que temos admiração pode ser uma tarefa difícil ou até mesmo uma armadilha. Confesso que estava um pouco tenso antes de começar essa entrevista, mas aos poucos nosso personagem me tranquilizou apenas com o tom de voz e suas respostas, sempre donas de uma convicção que nos faz ficar ainda mais atentos a cada dado novo. Assim comecei meu "papo" com Carlos Vereza, que começou pelo inicio, revelando como deu os primeiros passos na carreira. 

 

"Naquela época não tinha a facilidade de hoje com todos esses cursos. Eu ficava sentado em um murinho na Urca, apenas esperando. Até que um dia Aparecida Menezes, por indicação do meu amigo Rafael de Carvalho me chamou para um teste. Minha carreira começou ali na TV Tupi.", conta. 

Sobre a filha Larissa Vereza, que também é atriz. Vereza revela que desde criança Larissa mostrava um talento múltiplo. Ela atua, canta, dirige, roteiriza...ufa! Nosso personagem diz que sempre apoiou Larissa e que o que pode fazer foi dizer: Vai minha filha! 

 

Quando o assunto é espiritismo, o ator que é conhecido das publicações e dos filmes kardecistas, conta ao Rio No Teatro que a doutrina faz parte integral de sua vida. " Comecei a frequentar o Lar de Frei Luiz depois de sofrer um acidente de trabalho. É uma doutrina sensata, que não tem dogmas  e te pede para estudar filosofia e ciência. É um fato, fora da caridade não há salvação". 

 

Sem saudosismos, Vereza diz que todos os personagens são fragmentos dos atores. " Os personagens são fragmentos nossos, um que marcou muito minha carreira foi o Miro", lembrando do grande vilão da novela Selva de Pedra. 

 

Depois de tanto tempo afastado dos palcos, nosso personagem diz que não tem uma explicação racional. " Eu não fiz teatro nesses tempos, embora tenha encenado um recital, agora  estreio "O Teste". O espetáculo se passe em um estúdio de quinta categoria onde são realizados testes, mas os atores que ali vão não são efetivados, tudo por que os protagonistas já estão escolhidos. Os testes ocorrem apenas para divulgação. Eu faço um câmera que tem grande sensibilidade, até que chega uma candidata com muito talento. A peça fala sobre a transformação dos dois.". 

 

A nova geração de atores desperta uma preocupação em Vereza. "Percebo uma certa fascinação pelo brilho da TV. A garotada quer entrar logo e fica fascinado com o imediatismo da coisa. Tenho visto pouca preocupação em aprofundamento artístico. Eu não sou saudosista, mas me recinto da falta de estudo do ator." 

 

Quando peço uma dica pra quem está começando, Vereza é objetivo: "Estude, leia e observe o mundo a sua volta. Fique antenado com as coisas e se informe!" 

 

Para finalizar essa entrevista nosso personagem fez um convite especial aos internautas do Rio no Teatro " Eu quero convidar todo o público para assistir "O Teste"  no Teatro Ariano Suassuna, Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h. Espero vocês!" 

 

Texto e entrevista:

Alessandro Moura

 

 
 




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE