As muitas faces de Helga Nemeczyk
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Atriz, bailarina, humorista, cineasta e cantora...Ufa! Fechando as cortinas do mês de maio o destaque da semana é conhecida pelo talento, beleza e humor. O que não poderia faltar nesta entrevista são boas risadas. Conhecida também por ter um carisma sem igual Helga Nemeczyk conversou com exclusividade aqui com o Rio No Teatro.  

 

Quem se diverte com Helga no humorístico "Zorra Total" da TV Globo, não imagina a explosão que essa atriz é no palco. Lugar que ela domina, devora e é aplaudida por um público que é apaixonado por seu trabalho. Mas quem pensa que sempre foi assim se engana, afinal de contas todo artista tem o seu começo, não é mesmo? 

 

"O inicio sempre é duro.Muito teatro infantil nas praças de alimentação dos shoppings do Rio... Muitas performances em eventos, festas de aniversários de milionários. (risos) Uma vez fiz uma performance de Marylin, que eu saia do bolo e cantava happy birthday . Mas eu fiquei tanto tempo presa dentro do bolo, que na hora de sair fiquei com falta de ar e quase não conseguia cantar.Foi Hilário", nos conta. 

 

Nossa personagem da semana canta desde os 13 anos e revela como começou essa paixão pelas notas musicais. "Eu canto desde os 13 anos.Estudei em um colégio interno que tinha um conservatório musical, com coral, conjunto de sinos... Lá eu me envolvi com a música cantada e tocada, aprendi a tocar um pouco de piano, de flauta transversa e de sinos.Além de cantar. Fiquei lá por cinco anos, e foram os melhores anos da minha vida", reflete. 

 

A atriz conta como se deu sua entrada na TV. É claro...tudo começou no palco. 

 

"Eu fazia ia um espetáculo musical onde eu interpretava a Evita Peron, meu diretor Mauricio Sherman, que é apaixonado pela Evita, foi assistir ao musical, gostou do meu trabalho e me chamou pra entrar no programa... Aí eu brinquei com ele e perguntei: " Ué, seu Sherman, o senhor me viu fazendo um drama e vai me convidar para um programa de humor? Será que minha atuação foi tão risível, assim? (risos) " e ele responde: Que é isso mulher!!! Voce é maravilhosa!! Vou te aproveitar nos quadros musicais..." E assim fui... Mas como os musicais eram de humor, eu fazia minhas macacadas... E ele rapidamente me disse: "mulher, voce é boa comediante, vou te escalar pra tudo aqui nesse programa... " e  desde então eu sou uma curingona lá no programa.. E eu amo!!! Estou sempre fazendo personagens diferentes", afirma. 

 

Mas agora é hora de falar de teatro e Helga está em temporada com a peça SPA. "O convite para o Spa, foi inesperado e muito gratificante... Pois eu estava fazendo um musical no Teatro Dulcina, no inicio do ano, "Noel rosa, o feitiço da vila" , e o diretor do Spa, João Batista, foi assistir, gostou do meu trabalho e me convidou para integrar o elenco... E ser convidada por alguém que te assiste no teatro e gosta tanto a ponto de te chamar de imediato para um outro projeto, é muito maravilhoso!!!", comemora. 

 

Quando o tema é saudades. Nossa atriz lembra de sua Evita. " De evita eu sempre senti... Mas hoje também sinto saudades da "Gorda" personagem da peça de Naum Alves de Souza, " A aurora da minha vida", da qual tive o imenso prazer em integrar o elenco da ultima montagem, versão musical, dirigida pelo próprio Naum. Evita foi um grande presente do meu mestre amado Paulo Afonso de Lima, com quem trabalhei em muitos espetáculos musicais, no inicio da minha carreira... E com ele muito aprendi...", relembra. 

 

"Na verdade gosto mais de fazer o Drama... Eu faço parte de uma cia teatral q se chama Cia Enviezada, ela surgiu na Unirio e hoje temos dez anos. Infelizmente nunca tivemos patrocínio. E nossos espetáculos que são lindos e instigastes, nunca tiveram tanta abrangência. Participamos de muitos festivais, ganhamos muitos prêmios, mas s.. E lá eu tenho a oportunidade de exercitar o meu teatrão sem humor, sem musical... Algo que preciso muito fazer para não estagnar.", reflete. 

 

Já os sonhos são muitos. Helga não conseguiu escolher apenas uma personagem dos sonhos... 

 "Roxie, de "Chicago", Rosalinda de "As you like it" (de Shakespeare eu amo muitas personagens) , a Sally do musical Cabaret sempre foi minha predileta... Ah.. Enfim... Muitas personagens...". 

 

Quando vamos para o campo da direção, nossa personagem lembra do trabalho com Miguel Falabella.  " Miguel  era um dos que sonhava em trabalhar, eu já realizei, além de dividir cena com ele, que é algo indescritível...tanta vida, tanto frescor que aquele homem tem... Enfim... Fui muito feliz com ele em "Xanadu". Mas tem um em especial que eu gostaria muito de trabalhar que é o Felipe Hirsch.Acho ele demais!  O  Augusto Thomas Vannucci, que é Gênio, já trabalhei, mas quero trabalhar de novo e de novo e de novo..." afirma. 

 

Sobre o cenário musical no Rio de Janeiro, a cantora acredita que muita coisa melhorou, mas que muita gente acaba ficando fora do palco. 

"Temos muito mais musicais acontecendo no Brasil do que há 15 anos atrás... Mas como o mercado cresce, os atores vão se especializando e a concorrência também cresce... Então acaba sobrando gente... E gente muito boa..." 

 

 

Rapidinha 

 

RNT: Ator é mais talento técnica ou sorte? 

Helga Nemeczyk: A mistura de talento, técnica e sorte pode ser uma boa receita... Precisa ter um pouco dos três... 

 

RNT: Uma frase 

Helga Nemeczyk: " Quero escapar do ciúme de da inveja que são o destino do ator e a praga da profissão"..- Yoshi Oida 

 

RNT: Um recado para seus fãs aqui do Rio No Teatro. 

Helga Nemeczyk: Obrigada pelo carinho... Tudo o que eu faço é para o publico, sem ele eu não sou ninguém, nenhum ator é... Estamos juntos!!!

 

Entrevista e texto: Alessandro Moura




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE