André Rayol: A revelação dos musicais
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Ele não tinha o sonho de ser ator desde os tempos de criança, tão pouco começou a carreira cedo. Das piscinas para os palcos. Dono de uma voz inconfundível, forte personalidade e de um trabalho minucioso e delicado nosso personagem da semana era atleta e hoje se destaca nos musicais. Para se ter uma ideia da rotina de André Rayol são três peças em cartaz. Primeiro o ator se prepara para viver o Capitão Gancho de “Peter Pan- O Musical”, depois ele segue para “Cinderela- O Musical” onde interpreta o Rei e em seguida encara um vilão em “Rapsódia- O Musical”. Personagens fortes, distintos e com características que só um grande ator consegue dar. Abram as cortinas, a cena e os olhos para André Rayol, ele ainda vai dar muito o que falar.


Logo no início desta entrevista Rayol, como é conhecido da classe artística e dos amigos revela que tudo começou de forma inusitada.

 

“Na escola que estudava tínhamos aulas de teatro e música, e em casa, meus pais sempre fizeram questão de inserir a arte ,de uma forma geral mesmo, em nossa educação; Minha vida tinha um rumo totalmente diferente! Eu era atleta profissional, nadador com campeonatos importantíssimos na "bagagem", da Seleção Brasileira, com salário,  estrutura e tudo mais... Eu estava no 5° período de Economia e já tinha todo um planejamento de vida pra quando fosse me "aposentar"...” relembra.

 

Mas com uma carreira consolidada na natação, porque investir nos palcos?


“Estava tudo maravilhoso, até que um dia, eu olhei para "as bordas" da piscina, e sentí que estava faltando alguma coisa na minha vida. Eu não tinha a menos ideia do que era. Larguei tudo e fui viajar pelo mundo. Passei meses conhecendo outras culturas, outras línguas, e mesmo assim, quando voltei continuava sem saber direito o caminho que queria seguir; Só sabia que não era o mesmo em que eu estava. Minha avó preocupada com o que estava comigo, me indicou um senhor que "jogava búzios" e ela dizia ser muito bom. E no meio da "consulta" em que eu estava com esse senhor (chamado Luiz),entre certezas e incertezas, ele me perguntou: “Já pensou em seguir a carreira artística?”  Nunca havia passado pela minha cabeça! Afinal, atletas não tem tempo para pensar em outra coisa, a não ser em treinos e competições; E além disso, já tinha minha carreira pós-atleta toda programada! E ele continuou: "Então saia daqui e procure um curso de teatro” Da forma que estava "perdido", resolvi experimentar sua proposta.” Afirma.

 

Desde então André Rayol não parou mais, logo começou um curso livre na CAL (Casa de Artes Laranjeiras) e desde o ano 2000 segue em busca de um novo caminho, agora como ator.

 

“O teatro me mostrou que podemos ampliar muito nossas visões e que os horizontes são maiores do que podemos perceber. Eu sempre fiz questão de ir à fundo, estudar, conhecer tudo, e todos os detalhes, de onde quer que eu estivesse entrando. E o “SER ATOR” me proporciona isso!! Me fascina descobrir a cada estudo, a cada trabalho ,os "elementos" que podemos utilizar, não só para construir personagens, mas para nossas vidas pessoais!!É praticamente uma análise do comportamento humano! (risos) É vida”, conta animado sobre sua opção profissional.

 

Quando o assunto é música, o ator diz não existe vida sem música. “Tudo que acontece na minha vida, eu crio uma "trilha sonora" particular. Minha família sempre foi muito musical. Minha mãe tocava piano e violão, meu pai adora cantar (e como canta bem!!),e meu irmão tinha uma banda; Desde pequeno a música sempre foi muito presente. Então foi fácil juntar Tudo.” diz o ator.

 

Sobre a paixão pelos musicais André Rayol afirma que começou no mesmo período de resgate do gênero no Rio de Janeiro.

 

“Eu comecei no mesmo período da volta do Boom dos musicais no Rio de Janeiro; E por sorte pude acompanhar isso de perto. Eu vi o Charles (Moeller) e o Claudio (Botelho),bem de perto, em Cole Porter, vi o Miguel (Falabella) também nessa volta toda e  eu como aluno nerd  fui começando...,no cantinho, quieto, só observando...Nossa não podia ter início melhor!! Juntou teatro e música, duas coisas que a partir daquele momento eu queria pra sempre na minha vida!!


O ator ainda fala dos cuidados que o ator de musical tem que ter.

 

“A voz é o seu principal instrumento de trabalho, tanto pra fala, quanto para o canto. Somos organismos diferentes, e cada um se adapta de uma melhor forma para cada situação. Exercícios funcionam melhor para uns e para outros são necessárias outras formas de execução; Mas cada um terá um limite; Então é necessário saber os seus.  Água, descanso, um bom fonoaudiólogo e um bom professor(a) de canto(sempre fundamental.),serão sempre necessários para se manter em condições mínimas de trabalho.


Sobre saudades é difícil falar já que são tantos momentos felizes no palco.

 

“Gosto de personagens com uma construção profunda, onde você tem que buscá-lo no seu íntimo onde você nunca imaginaria tê-lo. “Iago, de Otelo” foi muito marcante pra mim. Pois além da concepção dramatúrgica era de uma densidade de construção emocional muito forte; Além do que fui dirigido por uma Mestra que é Camila Amado. Outro também foi "vestir a pele" do “Malandro” ,em Versos de Hollanda. Já passei por Drag Queen e Travesti sempre com densidade dramaturgica muito fortes. Mas um que está me deixando em êxtase, e estou "vivendo" nesse momento, é o Jeremias. de Rapsódia!! É de uma psicopatia tremenda com subtextos fortes demais, que sem eles não conseguiria. Está sendo muito divertido poder viver isso. (risos)”, confessa.


“Personagem dos sonhos? “O Arquiteto e o Imperado da Assíria”, de Fernando Arrabal. Qualquer um dos dois personagens é incrível!! Alguém aí topa me dirigir ou produzir? (risos)” deixa o convite.

 

O ator que também é figura conhecida das novelas, acaba de filmar “Sinal”, trabalho que tem agitado os festivais de cinema internacionais.

 

“O roteiro do André Dias é excelente, com um elenco maravilhoso e uma bela direção. Tudo se passa à partir de um encontro às escuras, pela internet, onde o meu personagem marca esse encontro com o personagem da Bianca Rinaldi (que está maravilhosa),e tudo dá errado!! O final é impressionante!! Um suspense-policial incrível!! Daqui a pouco vai estar no circuito e vale muito a pena assistir”.

 

Rapidinha com Rayol


RNT: Um sonho

André Rayol: Viver e Poder Trabalhar cada Vez Mais do que sei fazer. Trabalhar cada vez com mais dedicação e humildade naquilo que escolhi para vida e ter a chance de levar isso à todos.

 

RNT:Uma frase

André Rayol: "DEDICAÇÃO,ESTUDO,HUMILDADE e ALEGRIA no que faz. É ASSIM QUE QUERO SER SEMPRE."


RNT: Novos projetos?

André Rayol: Por enquanto só os que estou. Alguém tem algum convite ai? (risos)

 

Texto e entrevista: Alessandro Moura




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE