Tuna Dwek em exclusiva para o RNT
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Atriz, tradutora, interprete, locutora... Abrindo as cortinas de fevereiro o Rio No Teatro entrevista Tuna Dwek. Nossa personagem que tem um ritmo intenso de trabalho continua colhendo os frutos do sucesso de sua “Sueli Pedrosa” da novela global Sangue Bom e 2014 promete reinar com Tuna também nas telonas.

 

Já dizia Shakespeare em seu insuperável "Hamlet",  "Estar Pronto é tudo". Com vocês a talentosa e inesquecível Tuna Dwek.

 

 

RNT: Como foi o inicio da sua carreira?

 

Tuna Dwek: A carreira profissional no Teatro se iniciou ao sair da EAD( Escola de Arte Dramática da USP) em 1987, mas eu diria que a descoberta da vocação se deu antes. dos 17 aos 19 anos fiz Teatro Amador e alí já despertaria a vocação. Mas somente oito anos depois, após um período fora do País, entrei na EAD( Escola de Arte Dramática da USP) , onde produtores de elenco vinham ver nossas montagens e nos convidavam para testes e comerciais. Então ainda na Escola eu já era chamada para trabalhar, mas só comecei para valer quando me formei e fui chamada para fazer a segunda temporada de  " Divinas Palavras", de Ramon del Valle-Inclán, com direção de Iacov Hillel e um elenco  maravilhoso. Laura Cardoso, o falecido Rodrigo Santiago, Maria do Carmo Soares , Imara Reis, Lourival Prudencio , Paulo Gorgulho.

 

Essa foi a estreia , depois faria "O Parque", de Botho Strauss , comecei a fazer pequenas participações em cinema e o fato é que eu não dizia não para nada. Além do Teatro , comecei a trabalhar como intérprete em eventos culturais internacionais ligados às Artes Cênicas, em 1989 participei de uma novela de Braulio Pedroso e Walcyr Carrasco, "Cortina de Vidro" e voltaria a trabalhar em Televisão  em 2003 , quando passei no teste para a minissérie"Um Só coração", de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira.

 

Em paralelo desenvolvo meu trabalho de intérprete em montagens internacionais,coletivas de Imprensa , e outras atividades artísticas e culturais  com atores e diretores de vários continentes, em especial franceses, e pelo qual recebi uma condecoração(Chevalier des Arts et des Lettres)  que me deu uma das maiores alegrias que eu poderia sentir.

 

RNT: Dos trabalhos que fez qual sente mais saudade?

 

Tuna Dwek: Há muitos trabalhos que despertam minha saudade. É impossível escolher um só, porque em Teatro há vários personagens pelo quais me apaixonei que me deixam uma saudade imensa . A Titania de "O Parque", Tzeitel de "O Violinista no Telhado", Agave , de "As Bacantes", Harriet de "Vidros Partidos " que me rendeu uma indicação a premio , Kitty de " Seis graus de Separação",  Sra Hardwicke-Moore, de "A Dama da Lavanda", Irmã Priscila de "As Meninas", e em TV são inúmeros , como Marinete Prado de "Um só coração", Olimpia Garcia , de "JK",  minha primeira personagem, a Rosário de "Cortina de Vidro ", e claro Sueli Pedrosa já deixa saudade .

 

RNT: O que o teatro representa em sua vida? Quando poderemos vê-la nos palcos cariocas?

 

Tuna Dwek: É inevitável cair numa resposta clichê com a qual muitos atores haverão de se identificar . O Teatro é indissociável da minha vida. Ele representa muito além do trabalho, o que sou, o que me move, o que me mantém conectada com o mundo e as pessoas . Mas o amor pela profissão está em todos os segmentos, seja Teatro, TV, Cinema, rádio, é atuar, representar, poder ser outros e mostrar o que é o humano, provocar reflexão, emoção, riso , choro, análise, diversão, seja o que for ,é uma espécie de não conformismo teimoso e perseverante que nos conecta com o outro e com o que temos em comum . Adoraria trabalhar nos palcos cariocas, quando fiz turnês teatrais percorri várias cidades do Interior Paulista, mas espero em breve levar o próximo espetáculo ao Rio, uma cidade que sempre me acolheu com o maior carinho e respeito pelo meu trabalho. Há dois projetos teatrais em vista mas ainda em fase inicial.

 

RNT: Pra você foi surpresa o destaque de sua Suely Pedrosa?

 

Tuna Dwek: Uma surpresa absolutamente maravilhosa que me traz frutos até hoje. Desde Ti Ti Ti , a personagem tinha uma aceitação impressionante do público em poucos capítulos e me disseram que nas redes sociais era um assunto comentadissimo. Ela havia surgido na fase final da novela . E com "Sangue Bom", com todas as suas vilanias e sensacionalismos, a personagem adquiriu um lugar de destaque no assédio nas ruas, em todos os lugares cotidianos, padarias, metrô, ônibus, aeroporto, avião, diziam , pronto lá vem barraco da Sueli Pedrosa, ou "você vai me entrevistar hoje"? ou " Deixa a Amora em paz" ou "isso mesmo desmascara a Amora e essas celebridades todas", crianças e adultos.Foi um grande termômetro de como uma personagem acaba marcando ou chamando a atenção pelo que ela representa e pelo texto que é sempre lembrado por sua  qualidade e alto teor de denúncia. Sueli Pedrosa tinha humor, ironia, drama e era de verdade, palpável e de identificação imediata no imaginário do público, o que para um atriz é altamente gratificante.

 

RNT: Ator é mais talento, técnica ou sorte?

 

Tuna Dwek: Pergunta difícil essa... porque para mim não é porque uma pessoa trabalha como ator que é ator. Está sendo naquele momento, está atuando, mas eu não reconheço como tal.

 

Ator é vocação para tal, é talento, técnica e sorte. Mas o que nos rege é sempre o imponderável, não se controla nada. A pessoa pode ter talento e não ter sorte, ou demorar a ser reconhecido como ator e trabalhar e se sustentar como ator, mas posso dizer que um ator sem técnica precisa de muita sorte para continuar atuando. A técnica não exclui a intuição. A sorte não garante o talento, mas o talento é o ponto de partida para tudo. Para mim, a perseverança é primordial. O ator que desiste nos primeiros testes em que não é aprovado ainda não descobriu a vocação. E quem nunca sentiu preguiça de ir trabalhar , se mostra apenas idealista ainda é diletante porque há dias em que, por ser nosso trabalho e uma árdua tarefa, dá um cansaço enorme , preguiça mesmo, mas quando é vocação, parece que não existimos quando não estamos cumprindo com nosso trabalho. Então talento, técnica ou sorte sem perseverança podem cair no vazio.

 

RNT: Humor ou drama

 

Tuna Dwek: Adoro um bom drama (risos), mas jamais fujo de uma boa comédia. Do ponto de vista do ator, o fato é que o humor escancara o humano,  dá uma dimensão quase que expressionista da condição patética do humano  e por isso é difícil, e se o ator perde o "timing", o humor morre em cena . Trabalho com os dois, drama e humor e confesso que o que me instiga é sempre um bom personagem que entre em empatia com o público . Drama ou humor, tem que ter verdade, ser crível e chegar perto do espectador. O distanciamento e a crítica não excluem a identificação, portanto seja humor ou drama, o que me estimula é a comunicação com a platéia e o quanto dou  de mim para cada personagem.

 

RNT: Uma frase

 

Tuna Dwek: Viva e deixe viver!

 

RNT: Uma dica para quem está começando

 

Tuna Dwek: Saber onde está  entrando.... Saber que é uma trajetória , não um objetivo em si, que haverá muitos obstáculos e muitos “nãos” mas perseverar. saber em primeiro lugar porque se está "escolhendo" essa profissão e que é um trabalho, não uma posição social ou um ranking.

Estudar , ler, ler, aprender línguas, atravessar oceanos, descobrir o que há em volta, saber que sempre há muito a aprender, observar muito , o tempo todo, a si mesmo, os outros, o mundo, ir cada vez mais fundo e desenvolver algo pessoal, descobrir algo que se saiba fazer muito bem dentro de nosso universo artístico, mas acima de tudo, aprender o máximo , captar o que existe em volta de nós e ter um comportamento ético e coletivo que agregue, que acrescente algo de instigante, de criativo, sem acomodação  e principalmente não cair nessa armadilha de querer ser famoso. Ser respeitado pelos colegas é algo muito mais precioso.

 

RNT: Um personagem dos sonhos

 

Tuna Dwek: Uma personagem que já interpretei, a Cassandra de "As Troianas", nunca me cansarei de interpretá-la. E gostaria de interpretar a história de nossas atrizes, Marilia Pera, Fernanda Montenegro, Eva Wilma , Débora Duarte, Regina Duarte , peças que contem suas histórias como há sobre cantoras, sem o compromisso de me parecer com elas. e amo vários autores, Shakespeare, Nelson Rodrigues, Tennessee Williams , todos os gregos, Jô Bilac, clássicos franceses, o leque é muito vasto , mas nunca faço planos , não me imponho metas. Aprendi que quanto menos expectativas e sonhos, mais flui a vida e os trabalhos surgem quando menos se espera.

 

RNT: E quais as novidades para 2014?

 

Tuna Dwek: Participei de cinco filmes entre longas e curtas que serão lançados este ano,   e farei algumas viagens rápidas para participar da divulgação, estou em dois projetos de Teatro, mas como disse, ainda em fase de tradução, liberação de Direitos autorais, algo imprevisível e demorado ....e como dizia Shakespeare em seu insuperável "Hamlet",  "Estar Pronto é tudo".

 

RNT: Um recado para seus fãs aqui do Rio No Teatro

 

Tuna Dwek: Meu recado é mais uma manifestação de gratidão e alegria por prestigiarem meu trabalho, pelo carinho e receptividade e por seguirem as dicas de Teatro que mandei pelo site pois sei que muitos leitores deram especial atenção e foram assistir os espetáculos. Isso estimula meu trabalho e me leva a seguir em frente, retribuindo com meu trabalho o amor que os fãs do Rio no Teatro  demonstram e cultivam. Muito obrigada e um beijo carinhoso.

 

Entrevista: Alessandro Moura

 




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE