Peça: Opinião – A Voz do Morro
Sinopse:
O espetáculo “Opinião – A Voz do Morro” faz uma referência ao original “Show Opinião”, um espetáculo musical dirigido por Augusto Boal, produzido pelo Teatro de Arena e por integrantes do Centro Popular de Cultura da UNE. O elenco era formado por Nara Leão, depois substituída por Maria Bethania, João do Vale e Zé Kéti. Os atores-cantores intercalavam canções e narrações referentes à problemática social do país da época.
O texto era assinado por Armando Costa, Oduvaldo Vianna Filho e Paulo Pontes. O show-manifesto estreou em 11 de dezembro de 1964, no teatro do Shopping Center Copacabana, sede do Teatro de Arena no Rio de Janeiro e é considerado um dos mais importantes da história da música popular brasileira.
O Espetáculo musical “Opinião – A Voz do Morro” visa expor a opinião e o olhar dos moradores de uma comunidade, uma favela do Rio de Janeiro sobre o cenário da problemática social do Brasil atual. Através de canções, discussões e jogos interativos com a plateia, a peça teatral convida todos a uma reflexão sobre o humano e expõe ao público a realidade das comunidades cariocas, suas fragilidades, dores, alegrias e virtudes a partir de uma pesquisa real do olhar dos próprios moradores e artistas da Rocinha e outras comunidades dando oportunidade a esses talentos.
A partir das dores e alegrias sofridas na realidade dos moradores das comunidades do Rio de Janeiro, o espetáculo convida o espectador a refletir, passar e atravessar todas as dores e alegrias que são os principais dilemas do humano, vividas por qualquer pessoa independente de qualquer classe social, idade e sexo. A ideia central do espetáculo é tirar a favela da ideia de exclusão, derrubar o mito de cidade partida, revelando que todos nós estamos no mesmo barco, diante das mesmas perguntas e angústias, porém somos capazes de enfrentar, superar, fazer diferente. E em tudo ter esperança cultivar a resiliência, o enfrentamento a partir do amor com alegria, mas manter a reflexão e o senso crítico, chamando a atenção para a transição de uma “cultura de morte” para uma “cultura de vida”.
O Espetáculo é dirigido por Richard Castello Branco- diretor, criador e idealizador do Bando Cultural Favelados, com supervisão da atriz e diretora Camilla Amado, texto e músicas do Dr. PhD em Sustentabilidade e Museologia Social, Dell Delambre – CEO da WTS Business e criador da metodologia da Sustentabilidade, Transdisciplinar e Inteira, WTS. Tem produção Executiva da atriz, jornalista e publicitária Ariane Viegas. Música, Voz e Violão, Jhane Soul. Elenco Bando Cultural Favelados e convidados - Ariane Viegas, Bebel Belém, Jhane Soul Natalie Evilin, Patrícia Souza, Regina Prado, Richard Araújo, Roger Monsores, Rozilene Silva, entre outros.
Palavras do autor e compositor, Dr. Dell Delambre,
“O musical-espetáculo "Opiniao – A Voz Morro" tem como referência artística o “Show Opinião” montado em 1965, dentro da ditadura militar. O “Show Opinião” de Nara Leão, Zé Kéti, Maria Bethania entre outros marcou um novo paradigma na Música Popular Brasileira. Tudo dentro do período do Regime Militar.
Após quase 50 anos, o “Show Opinião” volta a ser referência para o grupo de teatro “Bando Cultural Favelados” da Rocinha, a maior favela da America Latina. O musical-espetáculo "Opiniao -A Voz do Morro" não se trata de uma montagem do Show Opinião de 1964, mas sim um diálogo com a referência conceitual do musical. Qualquer semelhança com os dias atuais no Brasil não é mera coincidência.
O musical é dirigido pelo diretor do Bando Cultural Favelados da Rocinha, Richard Castelo Branco; com supervisão da atriz e diretora Camilla Amado, texto de Dell Delambre e produção executiva da jornalista e atriz Ariane Viegas.
A Voz do Morro é também a voz da cidade marcada pela violência, é a voz da sociedade com a cultura da morte; é a voz de todos no mundo que sofrem em função da guerras causadas pelo poder dominador; é a voz das mulheres violentadas e das crianças sequeladas no direito de serem apenas crianças; é a voz dos imigrantes que fogem de suas casas em busca de dignidade; é a voz da biodiversidade morta pelo estilo de vida homicida assumido pelas sociedades consumistas de nossa época.
A Voz do Morro carrega o arquétipo histórico de todas as violências da história da humanidade. Como essa voz não é de vítima, ela tambem é um grande grito de protesto, de resistência e união.
É a voz que não aceita o determinismo e o conformismo. É a voz que não reage com a mesma postura. A Voz do Morro é a esperança que sustenta a tensão, reconhece a diversidade e caminha com a arte para construção de uma sociedade humana, ecológica e solidária.
A Voz do Morro é o teatro como sentido de vida e resistência que ressignifica e reencanta a vida da esperança. Opinião é a Voz do Morro!”
Ficha Técnica:
Idealizador e Criador do Grupo Bando Cultural Favelados: Richard Castelo Branco
Camilla Amado
Dell Delambre
Ariane Viegas
Direção: Castelo Branco
Produção: Bando Cultura Favelados e Cia caralavada.
Dias e horários:
Sábado às 20:00 - R$ 50,00
Domingo às 20:00 - R$ 50,00
Duração: 60 minutos
Temporada: De: 23/02/2019 Até: 24/02/2019
Contato: (21) 4042-6662 | Rio no Teatro (Tel. e WhatsApp)
Faixa Etária: Livre
PROMOÇÃO CONVITE COM ACOMPANHANTE
O RIO NO TEATRO , com sede na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ/MF 18.365.849/0001-24, doravante denominada simplesmente como "Rio no Teatro" pelo presente regulamento estabelece condições para participação na promoção mencionada.
1. Objeto
O concurso "CONVITE COM ACOMPANHANTE", tem por objeto o oferecimento dos prêmios indicados junto a INFO DA PROMOÇÃO, e tem caráter exclusivamente cultural/artístico recreativo.
A participação dos interessados não está vinculada a pagamento e nem à aquisição de qualquer produto, bem ou serviço, e a apuração dos vencedores não está sujeita a qualquer tipo de álea ou sorte.
2. Condições de Participação
2.1 Poderão participar no concurso pessoas que se enquadrem nas seguintes condições:
a) Ter se inscrito no concurso dentro do prazo e conforme abaixo determinado;
b) Não ser sócio/acionista ou funcionário o Rio no Teatro Entretenimento, nem membro da comissão julgadora envolvida neste concurso e respectivos parentes até 2º grau e cônjuges, bem como quaisquer pessoas diretamente envolvidas no mencionado concurso. *Salvo quando não houver concorrentes caso contrário o ganhador será sempre o concorrente.
c) Não ter sido contemplado com nenhuma outra promoção nos últimos 7 dias.
2.2 A participação é totalmente gratuita, não estando vinculada à aquisição ou uso de qualquer bem ou serviço.
3. Inscrição
3.1 Os participantes deverão acessar o evento da promoção e escrever uma frase com as palavras exigidas, a mais criativa até a data estipulada terá seu nome na bilheteria do evento com direito a um acompanhante.
3.2 A participação no concurso é restrita às pessoas previamente inscritas, sendo esta intransferível e pessoal.
3.3 A tentativa de inscrição por meios distintos ao ora mencionado invalidará a inscrição, e o uso de qualquer meio robótico, repetitivo, automático, mecânico ou similar, que vise à reprodução das inscrições, ocasionará a desclassificação de todas as inscrições enviadas pelo participante que se utilizou de um dos referidos meio.
3.4 O participante pode se inscrever por uma vez em quantas promoções optar, mas somente poderá ganhar 1 (uma) delas por 1 (uma) vez.
4. Seleção
O vencedor será eleito pela equipe do Rio no Teatro.
A comissão é soberana em suas deliberações, não cabendo nenhum tipo de recurso por parte dos participantes das decisões da comissão julgadora.
5. Resultado
O resultado será divulgado com um mínimo de 24h anteriores a data do espetáculo em nosso site dentro junto a matéria da promoção.
6. Declarações
Ao se inscrever neste concurso, o participante:
a) Declara ser o responsável pelo conteúdo de seu texto e redação e também declara ser o mesmo original e de sua autoria;
b) Declara que conhece e aceita de forma incondicional todos os termos e condições deste regulamento;
c) Cede à Promotoria seus direitos autorais sobre o texto e redação, na forma abaixo explicitada;
d) Autoriza, gratuita e automática, o uso de seu nome e imagem e veiculação por qualquer meio de comunicação deste concurso.
Os participantes responderão solidariamente pelas perdas ou danos que eventualmente causarem aos patrocinadores ou a quaisquer terceiros por suas ações ou omissões durante o concurso.
7. Cessão de Direitos Autorais
Com a simples inscrição neste concurso, e ainda que o material apresentado não venha a ser eleito vencedor, todo participante estará cedendo, em caráter irretratável e irrevogável e a título gratuito, os direitos autorais sobre o material apresentado, bem como sobre as imagens e sons gravados, autorizando a sua publicação em todos os meios, tais como, rádio, televisão, jornais, sites, revistas, etc., permanecendo resguardados os direitos morais do autor.
8. Premiação
8.1 O vencedor só terá seus ingressos garantidos após o recebimento da confirmação enviado por e-mail pelo e-mail promocao@rionoteatro.com.br após o mesmo ter enviado seus dados solicitados nas intruções das promoções como o Nome Completo, NUmero de Idadentidade Original com Foto e data de sua preferência. O vencedor que por vontade própria se dirigir a um espetáculo sem ter recebido a confirmação por e-mail estára correndo o risco de não ter as entradas disponibilizadas.
8.2 O vencedor terá seu nome com direito a um acompanhante na bilheteria do evento no dia do evento mediante apresentação pelo ganhador de seu documento de identificação com foto. ( RG, CNH )
8.3 Ao receber o prêmio, o vencedor aceita o prêmio incondicionalmente e exonera o Rio No Teatro de qualquer responsabilidade ou obrigação futura.
8.4 O contemplado não poderá substituir o prêmio por outro de qualquer natureza,
8.5 Caducará o direito de reclamar e questionar a premiação no prazo de 24h a partir da divulgação do resultado.
9. Desclassificação
Serão imediatamente excluídos deste concurso, sem que caiba qualquer direito ou compensação de qualquer espécie, os participantes que:
a) Informarem dados cadastrais incorretos, falsos ou incompletos, de modo que a sua inscrição não atenda aos requisitos e condições dispostas neste regulamento;
b) Fraudarem sua participação ou a participação de outrem;
c) Praticarem ato ilegal ou ilícito ou que, de qualquer forma contrariarem os procedimentos previstos neste Regulamento ou nos Documentos do Concurso;
d) Envie material que, a critério da comissão julgadora, seja considerado profano ou inapropriado;
e) Envie material ilegível ou inaudível aos julgadores;
f) Já terem sido contemplado com outra promoção em até 7 dias; e
g) Não conseguirem ser informados do prêmio até o prazo de 24hhoras após a confirmação.
h) Não receberem o e-mail de confirmação do Rio no Teatro até o iniicio do espetáculo.
i) Não enviar e-mail com as informações solicitadas nas intruções dentro do prazo de 24 horas após a escolha dos ganhadores
.
10. Disposições:
10.1 A promotora do concurso não é responsável por:
a) Inscrições perdidas, atrasadas, incompletas, inválidas, extraviadas ou corrompidas, as quais serão desclassificadas;
b) Transmissões de computador que estejam incompletas ou que falhem, bem como por falha técnica de qualquer tipo, incluindo, mas não limitando, ao mau funcionamento eletrônico de qualquer rede, de "hardware" ou "software";
c) Disponibilidade e acesso à Internet ou ao "web site" do concurso.
As dúvidas e esclarecimentos que não puderem ser solucionados por este regulamento serão dirimidos pelo e-mail promocao@rionoteatro.com.br
8.1 O vencedor terá seu nome com direito a um acompanhante na bilheteria do evento no dia do evento mediante apresentação pelo ganhador de seu documento de identificação com foto. ( RG, CNH )