Silêncio! - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

Com texto de Renata Mizrahi, que também assina a direção ao lado de Priscila Vidca, peça discute tema tabu até hoje: a história das jovens judias do Leste Europeu que se tornaram prostitutas na América no fim do século 19 e começo do século 20. A protagonista Suzana Faini foi eleita Melhor Atriz nos Prêmios Cesgranrio e Fita pelo papel da matriarca Esther.
 
Depois de três anos fora do circuito carioca, o premiado espetáculo ‘Silêncio!’ volta ao cartaz no Rio de Janeiro para curta temporada na Caixa Cultural, no Centro. Com clima que mistura humor, drama, histeria, compaixão, crueldade e saudosismo, a peça de Renata Mizrahi, dirigida por ela em parceria com Priscila Vidka, tem uma bem-sucedida trajetória desde a estreia, em 2013, que inclui três prêmios no currículo – Melhor Atriz para Suzana Faini no Prêmio Cesgranrio e no Prêmio Fita, e Melhor Ator para Jitman Vibranovski no Prêmio Fita – além de seis outras indicações. O patrocínio desta temporada é da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
 
A peça tem início em um jantar judaico, pano de fundo para a discussão de um tema tabu até hoje: as vidas das “polacas”, as jovens judias que vieram do Leste Europeu, no final do século 19 e início do século 20, e que se tornaram prostitutas na América. Os conflitos de gerações regem a peça, com diálogos dinâmicos, boa dose de humor ácido e perturbador e grande virada no final. Há tempos na mira de Renata Mizrahi, Suzana Faini representa com maestria a personagem Esther, a vaidosa e controladora matriarca da família. No elenco, também estão os atores Verônica Reis, Léo Wainer, Priscila Vidka, Alexandre Mofati, Gabriela Estevão e Vicente Coelho.
 
O texto foi escrito por meio do Edital Apoio à Pesquisa e Criação Artística 2010 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado e Cultura. A autora foi selecionada para elaborar uma obra sobre seu tema de pesquisa: as chamadas “judias polacas” no Rio de Janeiro. A pesquisa contou com orientação de dramaturgia do diretor Moacir Chaves. “Essas mulheres vieram para o Brasil achando que iam casar, mas acabaram enganadas e viraram prostitutas. Elas viviam em lugares muito pobres e sonhavam em casar com judeus na América, que consideravam um continente promissor. Quando chegavam aqui, eram vendidas como francesas e renegadas pela própria comunidade judaica”, explica a autora, que, a partir desta trajetória das polacas, escreveu um texto que se passa na atualidade durante uma reunião familiar.
 
A direção do espetáculo é da própria autora com Priscila Vidca, dupla indicada ao prêmio revelação de Melhor Direção na FITA 2013 por “Os Sapos”, que concorreu também a Melhor Texto neste prêmio e no Cesgranrio 2014. Na equipe criativa, também estão o cenógrafo Nello Marrese, o iluminador Renato Machado e o figurinista Bruno Perlatto. Além dos prêmios Cesgranrio e Fita de Melhor Atriz para Suzana Faini e Fita de Melhor Ator para Jitman Vibranovski, a peça foi indicada a Melhor Texto no Prêmio Cesgranrio e no Prêmio FITA, Melhor Espetáculo Júri Popular no Prêmio FITA, Melhor Atriz para Suzana Faini no Prêmio Shell, Melhor Atriz Coadjuvante para Verônica Reis e Revelação para o ator Vicente Coelho, ambos no Prêmio FITA.
 
Oficina gratuita de dramaturgia e direção
 
A dupla Renata Mizrahi e Priscila Vidca vai ministrar a oficina gratuita “Introdução à Dramaturgia” para iniciantes e iniciados. Indicada para atores, escritores e estudantes de teatro, a aula está marcada para o dia 24 de março, das 14h às 18h, na Caixa Cultural. O objetivo é estimular a escrita dramatúrgica para teatro através de cenas curtas pautadas por temas contemporâneos, em diferentes gêneros.
 
A história se passa nos dias de hoje, num jantar de família judaico, onde a jovem Clara, neta da conservadora matriarca Esther, cria confusão com sua avó após revelar que está fazendo uma pesquisa, a pedido de seu avô, sobre as polacas: as jovens judias que vieram do Leste Europeu no final do século 19 e início do século 20, e que se tornaram prostitutas na América. As revelações provocam indignação, brigas e um final surpreendente.
 
Oficina gratuita Introdução à dramaturgia, com Renata Mizrahi e Priscila Vidka
Público-alvo: atores, escritores e estudantes de teatro.
Data: 24 de março
Horário: das 14h às 18h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala Margot
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Vagas: 20
Inscrição: de 1º a 16 de março. Resultado no dia 18 de março
A oficina é gratuita e os interessados devem mandar um pequeno currículo para o email oficinasilencio@gmail.com
 
Ficha Técnica:
Texto e idealização: Renata Mizrahi
Direção: Priscila Vidca e Renata Mizrahi
Elenco: Suzana Faini, Priscila Vidca, Verônica Reis, Jitman Vibranovski/Léo Wainer, Alexandre Mofatti, Vicente Coelho e Gabriela Estevão   
Stand ins: Ze Guilherme Guimarães, Pedro Monteiro e Waleska Arêas
Cenário: Nello Marrese
Figurino: Bruno Perlatto
Iluminação: Renato Machado
Assistente de direção: Flavia Milioni
Design gráfico: Leandro Carvalho
Fotografias: Renato Mangolin
Produção executiva: Sandro Rabello
Administração: Alan Isidio
Assessoria de imprensa: Racca Comunicação
Direção de produção: Sandro Rabello
Realização: Isidio produções e Diga sim! Produções



Duração: 80 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:


Classificação:
16 anos


Generos:
Comédia / Drama




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE