Através da Iris - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

“Através da Iris” é uma homenagem à nova-iorquina Iris Apfel, ícone mundial da moda aos 97 anos.
 
“More is more, less is bore.”
"Mais é mais, menos é chato", uma brincadeira com o velho “Menos é mais”, é o lema da nova-iorquina Íris Apfel, 97 anos, empresária, designer de interiores e hoje uma das maiores referências mundiais na arte pop e no mundo fashion.
 
Após turnê de sucesso passando por 12 cidades, o teatro Petra Gold, recebe a dama da TV e do teatro Nathalia Timberg, que completará 90 anos de idade no palco (em agosto), completando também 90 sessões com o espetáculo e, ao final da temporada, encerrará em 100 apresentações.
 
Através das ideias arrojadas e do humor ácido de Iris Apfel, a peça é um elogio à liberdade de ser e de se expressar, em qualquer tempo da vida. Apfel, hoje aos 97 anos, inspira e surpreende artistas e criadores mundo afora com sua autenticidade e pensamento. Suas ousadas misturas ao se vestir, seus acessórios exuberantes, os óculos gigantes e roupas multicoloridas falam sobre a independência a que todo tem direito. Sobre experimentar - e se experimentar – sem medo do julgamento.
 
Quando ainda atuava como designer de interiores, Iris, junto ao seu marido, Carl Apfel (morto em 2015, aos 100 anos), viajava o mundo em busca dos tecidos perfeitos para a clientela ilustre que incluía nomes como Estée Lauder, Jacqueline Kennedy Onassis e Greta Garbo. A dupla foi chamada para decorar a Casa Branca por nove mandatos: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton. Aos 84 anos de idade, a designer foi surpreendida por uma virada em sua vida: passou a ter seu estilo reverenciado pelo mundo todo depois se tornar tema de uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York, onde inicialmente seriam apresentados cinco looks seus em uma pequena galeria, mas o evento se transformou numa exposição inteira com mais de 80 looks e cerca de 150 mil visitantes.
 
“Uma das maiores surpresas que tive ao escrever ‘Através da Iris’, foi ter encontrado uma segunda personagem, dentro da nossa ‘Estrela Geriátrica’. Não são apenas, moda, estilo, frases ácidas e divertidas que permeiam seu universo. Descobri uma mulher de vida colorida - ela mesma fala que as cores ressuscitam os mortos - com uma larga experiência, movida pela vivacidade, bom humor e coragem. Encontrei uma Iris que serve de exemplo para todos aqueles que desistiram da vida. Lembrem-se de que ela tem 97 anos e uma imensa alegria de viver! ”, vibra o autor Cacau Hygino.
 
Nathalia Timberg está em cena como Iris Apfel dando uma entrevista - ela abre sua casa e divide, com uma suposta equipe jornalística, suas histórias e opiniões sobre os mais variados assuntos, sem papas na língua.
 
A MONTAGEM
Nas palavras da diretora: “O que mais me interessa durante o processo de construção teatral é a possibilidade de se estabelecer inúmeros pontos de vista sobre a mesma obra ou, no nosso caso, sobre a mesma pessoa. Quando me deparei com essa figura excêntrica, icônica que é Iris Apfel, eu, de imediato, fiz a minha escolha. Transpor para cena não aquela mulher com todos seus acessórios e marcas. Mas sim me apropriar do ser humano que estava por trás disto, aproximando o espectador deste universo, que para mim não era somente estético. Estabeleci minha encenação por vias do teatro documental, na tentativa de ultrapassar essa linha tênue entre realidade e ficção. Onde as questões abordadas são pertinentes a qualquer geração, em qualquer tempo, afirmando verticalmente um pacto com o real. ”
 
A diretora Maria Maya, em parceria com o autor Cacau Hygino, concebeu o espetáculo como um documentário cênico. Os depoimentos da atriz no palco se misturam às suas aparições em vídeos projetados no cenário. As ações presenciais dialogam com as ações virtuais, numa interação em tempo real.
 
O cenário de Ronald Teixeira é uma grande caixa vazada por janelões, por onde vemos o interior da casa de Iris, com sua exuberância e barroquismo – objetos multicoloridos que vão desde velas e obras de arte a bichos de pelúcia e flores, além de duas coloridas poltronas bergère.
 
A peça é apresentada pelo Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Seguros Unimed.
 
Ficha Técnica:
Texto: Cacau Hygino
Direção: Maria Maya
Elenco: Nathalia Timberg
Diretor Assistente: Michel Blois
Diretores de Produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles
Produção Executiva: Deivid Andrade
Figurinista: Tati Brescia
Assistente Figurino: Werci Neto
Modelagem: Emilia Reily
Confecção e Costura: Ateliê ControlIU 
Croquis: Allan Azevedo
Cenografia e Direção de Arte: Ronald Teixeira e Guilherme Reis
Assistente de Direção de Arte: Caroline Amaral
Cenotécnico: Humberto Júnior e equipe 
Aderecista e Pintor de Arte: Gabriel Barros
Projeções Cênicas: Rico Vilarouca e Renato Vilarouca
Desenho de Luz: Adriana Ortiz
Assistente de Luz: André Martins
Trilha Sonora: Marcello H
Fotos: Rodrigo Lopes
Videomaker TV: Johnny Luz
Visagismo: Vavá Torres
Criação da Arte: TeTo Cultura
Operador de Luz: Valdeci Messias
Operador de Som: Bernardo Aragão
Operador de Vídeo: Edmar da Rocha
Contrarregras: Davidson Carvalho e Felipe Andrade
Camareira: Silvia Siqueira
Designer Gráfico: José Lucas
Social Media: Gabi Costa
Coordenação Administrativa: Letícia Napole
Assessoria Jurídica: Luana Petry e Priscila Benincá
Assessoria Contábil: Leucimar Martins
Assessoria de Imprensa: Julyana Caldas – JC Assessoria de Imprensa
Realização: WB Produções
Patrocínio Nacional: Seguros Unimed
Apresentado por: Ministério da Cidadania



Duração: 50 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 2018-2414 | Rio no Teatro


Classificação:
12 anos


Genero:
Documentário Cênico




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