Festival Palco Giratório - 8ª edição

Oficinas sobre arte da palhaçaria e espetáculos de graça no Espaço Cultural Escola Sesc na Barra neste fim de semana

 

Até o dia 02 de junho o Espaço Cultural Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá. Tel: 3214-7404)  recebe a 8ª edição nacional do Festival Palco Giratório. Ao todo, 59 atividades culturais integram a programação, entre elas, 29 espetáculos de teatro, dança e circo reunindo atrações que chegam de diferentes estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro, revelando um expressivo painel da criação artística presente em nosso país . Neste ano o Palco traz para o Rio de Janeiro 30 ações formativas, oficinas,  intercâmbios, intervenções, além do Pensamento Giratório – atividade que busca, através de debates reunindo diferentes representações das artes cênicas, promover uma reflexão sobre politicas culturais e acesso aos mecanismos de produção.

 

Oficinas sobre arte da palhaçaria e espetáculos de graça agitam o Espaço Cultural Escola Sesc nesse fim de semana

"Uma caminhada em busca de água", assim podemos descrever o espetáculo "A Gigantea" do grupo Les Trois Clés (RJ) que se apresenta às 19h30, no Palco do Espaço Cultural Escola Sesc. A peça conta a história de Makou, um menino que vive com a mãe em uma região desértica de um país imaginário. Todos os dias ele sai à procura de água. Certa manhã Makou é sequestrado por um tirano, que o recruta à força e o transforma em um menino soldado. Após a encenação acontece o "Pensamento Giratório" - um debate com participação do público, companhia e convidado - sobre o "Nascimento da parceria Anistia Internacional e Companhia Les Trois Clés", com a participação de Miguel Vellinho, Doutorando e Mestre em Teatro pela Unirio e fundador da Cia PeQuod.


No sábado, às 14h, acontece a oficina "O jogo do Palhaço: Estado", com o Grupo Trampulim (MG), propondo a iniciação ao universo da palhaçaria, desconstruindo preconceitos sobre a lógica do Palhaço. Às 19h30, o grupo Circo Dux (RJ) apresenta o espetáculo "Blefes Excêntricos". A montagem não segue uma linha naturalista para a narrativa de sua história. No palco os personagens encarnam uma disputa pelo poder, que vai mudando de mãos ao longo de uma série de acasos. No domingo, às 14h30 o Grupo Trampulim oferece a continuação da oficina "O Jogo do Palhaço: Estado", tudo de graça.

 

Debate sobre peça aclamada em Ipanema

Na sexta-feira (20), às 19h, o Grupo Pândega (SP) juntamente com o Poeta Zé Luiz Rinaldi debatem a montagem e criação da peça “Why The Horse?", drama aclamado pelo público que se apoia na imagem de Maria Alice Vergueiro e em suas provocações sobre sua própria morte. Essa atividade que acontece na Universidade Cândido Mendes, em Ipanema, chama-se "Pensamento Giratório" e é um momento para reflexão e discussão aberto ao público com a participação do Grupo Pândega (SP) e do poeta convidado Zé Luis Rinaldi.

 

Serviço e mais informações sobre as atividades (espetáculos e debates):

 

20/05/2016 – Sexta-feira


Pensamento Giratório sobre o espetáculo “Why The Horse?” com Grupo Pândega de Teatro (SP) e Zé Luiz Rinaldi
Horário: 19h
Local: Universidade Cândido Mendes Ipanema
Duração: Aproximadamente 1 hora
Classificação etária: 16 anos
Convidado: Zé Luiz Rinaldi é poeta, compositor e diretor. Rinaldi pesquisa múltiplas interações entre a música, a palavra e a cena, orientado pela investigação poética da arte e do homem. Doutor em Filosofia pela UFRJ, com sua pesquisa sobre a Questão da Arte apoiada pelo CNPq, desenvolveu seu projeto de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio. Rinaldi é autor dos livros “Mais verdadeiro que o real”, “Antes da despedida (32)” e “ninharias”, editados pela Contra Capa Ed. 


Espetáculo: A Gigantea
Fábula dramática – Les Trois Clés – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h30
Local: Palco
Duração: 58 Minutos
Capacidade: 600
Classificação Etária: 12 anos

Sinopse: Em uma região desértica de um país imaginário, o menino Makou vive com sua mãe. Todos os dias ele sai à procura de água. Certa manhã Makou é sequestrado por um tirano, líder de um exército de seres híbridos (homens/bestas), que o recrutam à força e o transformam em um menino soldado. Começa, então, sua luta por sobrevivência e seu nomadismo. A inocência o abandona mas, em sonho, ele procura reconquistar a infância e reencontrar a Gigantea, a raiz que fornece água, o ouro azul.

FICHA TÉCNICA: Texto e direção: Eros P. Galvão • Elenco: Alexandre Scaldini, Brenda Villatoro, Bruno Oliveira, Eric Meireles, Eros P. Galvão, Leandro Vieira e Vanessa Dias • Trilha sonora: Denis Verdier • Concepção dos bonecos e acessórios: Eros P. Galvão, Alejandro Nuñez Flores, Adriano Siqueira e Marcelo Vargas Silva • Colaboração: Fábio Simões Soares • Figurino: Maria Adelia • Adereços/más- cara: Maria Adélia, Sigfrido Rivera e Claudine Messonnier • Fotografia: Eric D’ell Herba

 

Pensamento Giratório sobre o “Nascimento da parceria Anistia Internacional e Companhia Les Trois Clés”, com Companhia Les Trois Clés (RJ) e Miguel Vellinho.
Horário: Após o espetáculo A Gigantea
Local: Espaço Cultural Escola Sesc
Duração: 1 hora
Classificação etária:10 anos
Sinopse: Como se articulam o ato politico e o olhar poético em torno do tema das crianças soldados e da falta de água no mundo atual. Quais desafios se apresentam ao encenar tais temas, que fronteiras se estabelece entre a ficção e realidade. Sempre associando transmissão e criação, a preocupação pedagógica e o desejo (humano e político) de promover o intercâmbio e a circulação de ideais e saberes, nosso objetivo é transmitir e relativizar conhecimentos trazidos de outros contextos de criação, outras partes do mundo e outras formas de pensar a cena e a realização artística. Promover a troca, o enriquecimento, incluir e incentivar a inclusão de pessoas oriundas de diversas partes da cidade, numa celebração da diversidade e da pluralidade de horizontes, bagagens e referências culturais.
Convidado: Miguel Vellinho é Doutorando e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da UniRio e professor assistente do curso de Ensino de Teatro da UniRio onde leciona as cadeiras de Teatro Infanto-juvenil (TIJ) e Teatro de Formas Animadas (TFA). Foi fundador do Grupo Sobrevento, hoje sediado em São Paulo e desde a década de 1990 ministra oficinas e participa de palestras e mesas redondas em várias cidades do país. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior sobre aspectos do Teatro de Animação e é membro do conselho editorial da revista Móin-móin, editada pela UDESC, desde a sua criação. Em 1999 fundou a Cia PeQuod – Teatro de Animação que conta hoje com um repertório sólido de onze espetáculos premiados e elogiados pela crítica.

 

21/05/2016 – Sábado


Oficina: O Jogo do Palhaço: Estado

ESTA OFICINA OCORRE EM DUAS ETAPAS. OS INTERESSADOS DEVERÃO PARTICIPAR NO DIA 21 E NO DIA 22.
Grupo Trampulim – Belo Horizonte (MG)
Trajetória: Em 22 anos o grupo construiu um repertório com 16 espetáculos, oficinas de formação, vasta circulação nacional e duas turnês internacionais. Conquistou prêmios expressivos nas áreas de circo, teatro de rua e artes cênicas e realizou duas edições do Festival Ímpeto em Belo Horizonte.
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro
Número de vagas: 20
Público-alvo: Artistas das mais diversas áreas, estudantes de artes, palhaços e curiosos
Carga Horária: 4h
Ministrante: Adriana Morales e Tiago Mafra
Sinopse: A oficina O Jogo do Palhaço propõe uma iniciação ao universo da palhaçaria, desconstruindo preconceitos sobre a lógica do Palhaço e munindo o ator de caminhos para simplesmente SER.
Inscrições: Solicitar a ficha de inscrição através do e-mail espacoculturalescolasesc@gmail.com
Observação: Pedir ao público para trazer roupas confortáveis.

 

Espetáculo: Blefes Excêntricos
Circo Dux (RJ)
Horário: 19:30
Local: Palco
Duração: 50 Minutos
Capacidade: 600
Classificação Etária: 10 anos
Sinopse: Um mergulho no universo dos artistas das feiras de outrora, dos espetáculos de magia e dos palhaços excêntricos musicais serviu de inspiração para um roteiro inteiramente desenvolvido na sala de trabalho.
A pesquisa prática/técnica, quase obsessiva, dos atores e a observação curiosa e paciente da direção, foram a base para a criação do espetáculo BLEFES EXCÊNTRICOS, que narra a insólita rotina de dois indivíduos em disputa por um poder que, por si só, nada pode.

FICHA TÉCNICA: Elenco: Lucas Moreira e Fabricio Dorneles • Direção: Julio Adrião • Roteiro: Julio

Adrião e Circo Dux • Direção Musical e Trilha Sonora: Tato Taborda • Assessoria Técnica em Magia: Rossini

Preparação Musical: Luís Costa Lima Neto • Assessoria na Construção de Instrumentos: Spirito Santo • Criação de figurino: Gabriella Marra • Produção de figurino: Fátima Léo • Assistente de figurino: Elisa Lima

Alfaiate: Fábio Martins • Costureira: Edna dos Santos • Cenário e Adereços: Marcos Feio • Cenotécnico: Marcos Feio, José Maranhão e Diogo Magalhães • Iluminação: Guiga Ensa e Luiz André Alvim • Ideias e pal- pites no som: Luis Cruz – Gugu (Pro Audio) • Assessoria de Malabares: Daniel Póittevin • Produção: Marina Benigni • Realização: Circo Dux

 

22/05/2016 – Domingo


Oficina: O Jogo do Palhaço: Estado

ESTA OFICINA OCORRE EM DUAS ETAPAS. OS INTERESSADOS DEVERÃO PARTICIPAR NO DIA 21 E NO DIA 22.
Grupo Trampulim – Belo Horizonte (MG)
Trajetória: Em 22 anos o grupo construiu um repertório com 16 espetáculos, oficinas de formação, vasta circulação nacional e duas turnês internacionais. Conquistou prêmios expressivos nas áreas de circo, teatro de rua e artes cênicas e realizou duas edições do Festival Ímpeto em Belo Horizonte.
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro
Número de vagas: 20
Público-alvo: Artistas das mais diversas áreas, estudantes de artes, palhaços e curiosos
Carga Horária: 4h
Ministrante: Adriana Morales e Tiago Mafra
Sinopse: A oficina O Jogo do Palhaço propõe uma iniciação ao universo da palhaçaria, desconstruindo preconceitos sobre a lógica do Palhaço e munindo o ator de caminhos para simplesmente SER.
Inscrições: Solicitar a ficha de inscrição através do e-mail espacoculturalescolasesc@gmail.com
Observação: Pedir ao público para trazer roupas confortáveis

 

 

PROGRAMAÇÃO - Festival Palco Giratório
Data: até 02 de junho
Local: Espaço Cultural Escola Sesc
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5677 - Jacarepaguá
Informações: (21) 3214-7404 | espacocultural.escolasesc.com.br
Ingressos: Gratuitos - distribuição 1h antes de cada espetáculo
Oficinas: Gratuitas - Para se inscrever nas oficinas é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o email espacoculturalescolasesc@gmail.com mencionando no assunto: Oficina – Palco Giratório 2016.
Transportes:
Centro:  ônibus 315/169/181/303 | 361 (via Linha Amarela) |Terminal Alvorada: ônibus 692/693/701/465 |Baixada: 405/410/420/425/400/415 |Metrô: Nova América Del Castilho com integração para Alvorada
Estacionamento gratuito sujeito à lotação




Rio Academia, Verão 2024 oferece aula de Yoga Nidra
Academia ao ar livre na Praia de Ipanema, proporcionar mais 27 modalidades de exercícios, uma sala de musculação e uma banheira de gelo
Glorioso Mergulho à Fantasia celebra tradição de antigos carnavais Evento vai acontecer no domingo (18), na Prainha da Glória
Glorioso Mergulho à Fantasia, evento que propõe retomar uma antiga tradição que costumava encerrar os festejos de carnaval. Tal torneio foi muito comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paqu...
CASA COMUM ganha exposição de grande escala no Futuros, no Flamengo
Pela primeira vez, o projeto–plataforma que vem sendo desenvolvido desde 2020, e já circulou em grandes festivais em Londres, Pará e Porto, além da COP 26, em Glasgow, Escócia, ganha escala de uma ...
Profissionalização: empreendedorismo cultural é tema de Workshop gratuito para quem deseja trabalhar na área
Ministrado por Patricia Castro, CEO da produtora Cultural Arte e Cultura LTDA
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Musical "Mundo na mão" propõe viagem no tempo e no espaço em sessões gratuitas no Rio
A literatura e a música são o ponto de partida para um mergulho da alma humana em diferentes culturas. Espetáculo teatral foi idealizado e dirigido pelo multiartista Roger Mello.
O espetáculo 'O Vendedor de Sonhos', baseado no best-seller de Augusto Cury, está de volta aos palcos do Rio!
Em turnê pelo Brasil há cinco anos, o espetáculo reestreia no dia 8 de julho, no Shopping da Gávea. A peça, que foi finalista de prêmio e já emocionou mais de 250 mil pessoas, traz Mateus Carrieri ...
Última apresentação: "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango" no Teatro Vanucci
Na sexta-feira, 30 de junho, acontece a última apresentação "Tangô, Tangô: as raízes africanas do tango", no Teatro Vanucci. Assinado pelo bailarino e coreógrafo Luciano Bastos, o espetáculo traz à...
Sucesso de bilheteria, o espetáculo ‘O Homem mais inteligente da história’, de Augusto Cury, chega ao Rio
Após quase dois anos em turnê pelo Brasil, a peça, que também foi adaptada pelo próprio escritor, estreia no dia 3 de junho no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. O ator Daniel Satti é o protago...
PUBLICIDADE
UMA NOVA ONDA - Com o Palhaço Cientista Dudu, Niterói | De R$20 por somente R$8
Espetáculo circense com Eduardo Andrade como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e direção musical de Eduardo Lyra, o espetáculo traz um olhar atualizado sobre o meio ambien...
Peça 'Nunca desista de seus sonhos', baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, chega ao Rio
Há quase um ano em turnê pelo Brasil, a comédia dramática estreia dia 6 de janeiro no Shopping da Gávea. Luiza Tomé e Nizo Neto protagonizam a história. A direção é de Rogério Fabiano
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE
MAIS ACESSADOS