Palavras na Brisa Noturna - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

O livro “ As Boas Mulheres da China”, de Xiran Xue, é uma coletânea de relatos verídicos que retratam o drama da mulher chinesa durante a Revolução Cultural de Mao. O ator, diretor e roteirista Fabio Porchat selecionou os relatos e escreveu os cinco monólogos que compõem a peça ”Palavras na Brisa Noturna”. O espetáculo reestréia no dia 4 de Outubro no Teatro Leblon, na Sala Tônia Carrero. No elenco: Fernanda Maia, Patrícia Vazquez, Regina Gutman, Pollyanna Rocha e Cristina Rudolph. 

 

O espetáculo fez três apresentações na FLIP  (Festa Literária Internacional de Paraty), em julho de 2009, com a presença da autora chinesa Xiran Xue, que veio pela primeira vez ao Brasil participar do evento. A autora se emocionou durante o espetáculo. É a primeira vez que o best seller de Xiran é adaptado para o teatro no mundo. O título da peça é o nome do programa de rádio que a autora tinha na China e através do qual descobriu as mulheres sobre as quais escreve no livro. O texto é adaptado e dirigido por Fábio Porchat, que deslocou os relatos da China e ambientou-as no mundo, dando teatralidade ao texto jornalístico da autora e tornando as histórias universais. Fábio traz a ação para o drama cotidiano vivido por mulheres de todo o mundo, mas com algumas referências que remetem à China, como o vermelho no cenário de Claudio Torres Gonzaga, no figurino de Samuel Abranches e na trilha sonora de Paulo Carvalho.

 

A Autora

Xinran Xue é uma autora conhecida dos leitores brasileiros. A Companhia das Letras já publicou três romances seus no Brasil: “As boas mulheres da China”, também editado em versão de bolso, “Enterro celestial” e “O que os chineses não comem”.

 

Nascida em 1958, em Beijing, tornou-se uma famosa jornalista e apresentadora de rádio na China, um país onde poucas mulheres conseguem visibilidade e espaço na mídia, dando voz e espaço a uma China feminina e calada ao longo dos anos.

 

Com ousadia, Xiran retrata um espaço até então inexplorado, em especial quando o país estava sob o domínio do comunismo de Mao e durante a Revolução Cultural. No programa “Palavras na Brisa Noturna” colhe uma série de testemunhos tocantes que dão origem ao best seller internacional As Boas Mulheres da China, incluído na lista dos melhores livros de 2003 e que inspirou o espetáculo.

 

Como não conseguiu publicar a obra na China, a autora mudou-se com o filho para a Inglaterra em 1997, onde lançou esse e os outros dois livros publicados também no Brasil. Hoje, Xinran mora em Londres, é casada com um inglês e dá aulas na Universidade de Londres. Além de prosseguir publicando livros, a autora é colunista do The Guardian.

 

O Diretor

Fábio Porchat é redator e ator da Rede Globo, onde escreve e participa dos programas “Esquenta”, “Casseta e Planeta”, “Os Caras de Pau” e na nova temporada de “A Grande Família”. No cinema, está em cartaz com o filme “Totalmente Inocentes”, no papel de um bandido sem escrúpulos que briga pra ser o novo dono do tráfico na comunidade. No teatro, faz sucesso com o Stand Up "Fora do Normal”, já visto por 200 mil pessoas, em cartaz no Teatro dos Grandes Atores,  onde reúne observações bem humoradas sobe situações do cotidiano e aborda temas como telemarketing, avião, viagens e tecnologia.



Duração: 60 min


Temporada:
Sem Informações!


Contato:


Classificação:
14 anos


Genero:
Drama




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE