O cão que sonhava lobos - SEM INFORMAÇÕES


Sinopse:

Uma fábula contemporânea, para todas as crianças, que faz uma viagem da origem do cão até a parceria com o seu melhor amigo, o homem, reestreia dia 05 de maio no Teatro Ziembinski.
 
O espetáculo, que está na sua terceira temporada, estreou na Casa de Cultura Laura Alvim e também passou em curta temporada no Teatro Glauce Rocha.
 
O CÃO QUE SONHAVA LOBOS traz uma narrativa para todas as idades, contada por um ator andarilho que se transforma em vários personagens para explicar como o lobo se transformou no cão doméstico. Para isso, ele relata a saga de Lobobão, um cãozinho sonhador e artístico que é expulso de casa por ter salvado um lobo, e se vê obrigado a conviver com a dura realidade de virar um cão de rua. Após muito vagar pelo mundo tentando entender seu destino, ele começa a ter sonhos com um misterioso lobo de outro planeta, que lhe transmite sua verdadeira missão nesta terra. Lobobão aprende que as dificuldades da vida podem tornar-se oportunidades para entrarmos em contato nossos verdadeiros talentos. A narrativa é centrada na figura do ator, de,seus recursos corporais e vocais, além de utilizar-se de canções e instrumentos de percussão para colorir ainda mais a história.
“(...) achamos mais do que justo e oportuno homenagear o cão, um animal que se tornou praticamente uma extensão da família, ao mesmo tempo em que tentamos alertar para algumas injustiças e violências que lhe são imputadas. Valemo-nos também desse animal, sempre associado à generosidade, à fidelidade, à justiça, entre outros atributos positivos, para ressaltar a necessidade de resgatar essas qualidades em um momento em que elas nos parecem pouco efetivas nas relações humanas.”, conta Samir Murad, ator e autor do texto.
 
A MONTAGEM
Samir Murad é ator, autor, diretor, dublador e professor da faculdade CAL de Artes Cênicas. É formado pela UNI-Rio como ator e professor, com pós-graduação na UFRJ sob a direção de Aderbal Freire e mestrado pela UNI-RIO. Com trabalhos na TV Globo, TV Record, em dublagem e no Teatro, Samir é experiente no manejo de técnicas do teatro contemporâneo.
Ao realizar pesquisas e ter referências nos ensinamentos de Eugenio Barba, Jerzy Grotowski (1933-1999) e Peter Brook, o ator investe no teatro artesanal, onde dialoga com o próprio corpo, com objetos e faz com que todos os elementos se transformem em uma extensão de si mesmo. Assim, estimula o olhar da criança para o aspecto lúdico da narrativa.
Samir dá vida a outros personagens que cruzam o caminho do cãozinho e ressignifica os materiais de cena, transformando longos panos em seres, elementos cênicos em instrumentos, instrumentos em outros objetos. Já as canções, foram especialmente compostas para o espetáculo, e tocam em cena: sapinho, reco-reco, guizos, caxixi, prato, apitos, sino, pandeireta sem pele, claves, xilofone e derbake pequeno.
 
“Os instrumentos de percussão são os primeiros da história da música, vêm desde os tempos da caverna. Na peça, a utilização deles se dá em consonância com a pesquisa de linguagem que se vale também de alguns recursos mais essenciais e artesanais do teatro, sendo muito utilizados no teatro oriental, que é uma das nossas fontes principais de inspiração. Como se trata de uma narração épica, os personagens se utilizam dos instrumentos para colorir as ações físicas da narrativa, instigando a imaginação do espectador. Por exemplo, ao falar... ’Em uma noite de lua cheia’... (e tocar um apito), o som deve levar o espectador a imaginar sua própria noite de lua.”, explica Samir.
 
O cãozinho Lobobão é expulso de casa por seu dono após salvar um lobo. Depois de muito caminhar pelo mundo tentando entender seu destino, ele encontra um lobo misterioso, que irá lhe revelar sua verdadeira origem e missão na Terra, mostrando que cães e lobos não são tão diferentes como ele imagina.
 
Ficha Técnica:
Texto e atuação: Samir Murad
Direção: Marcelo Morato
Cenografia e Programação Visual: Adriano Ferreira
Figurino: Mauro Leite
Músicas: Charles Kahn, Pedro Costa e Samir Murad
Trilha Sonora: Pedro Costa
Desenho de Movimento: Luciana Bicalho
Preparação Vocal: Sonia Dumont
Desenho de Luz: Daniela Sanchez e Katia Barreto
Vozes em Off: Rita Lopes, Pamela Rodrigues e Samir Murad
Maquiagem: Mauro Leite
Fotos: Renato Mangolin
Vídeos: Rodrigo Turazzi
Comunicação e Marketing: Gledson Mercês
Operador de Luz: Katia Barreto
Redes Sociais: Fernanda Portella (Duetto Comunicação)
Costureira: Naria de Jesus
Produção Executiva: Wagner Uchoa
Realização: Cia Teatral Cambaleei, Mas Não Caí...
Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação



Duração: 60 minutos


Temporada:
Sem Informações!


Contato:
(21) 4042-6662 | Rio no Teatro


Classificação:
LIVRE


Generos:
Musical / Infantil




Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
PUBLICIDADE
FACEBOOK
PUBLICIDADE