Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Rio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Em turnê pelo Brasil há cinco anos, com casas lotadas nas cidades por onde passa, “Allan Kardec – Um Olhar para a Eternidade” já realizou mais de 560 apresentações, sendo vista por mais de 200 mil espectadores. Um fenômeno que está de volta ao Rio de Janeiro, no Teatro Vanucci.

 

Com texto de Paulo Afonso de Lima e direção de Ana Rosa, a montagem revive a trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, dedicou-se à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade. 

 

Cabe a Rogério Fabiano dar vida a Kardec nos palcos, mas essa não é a primeira vez que o ator encanta o público interpretando o missionário. A primeira vez foi há 16 anos.

 

“O projeto começou em 1999, quando eu já tinha feito “Além da vida, mensagens de amor”. Fiz a vida de Allan Kardec por três anos e voltei agora em 2011 e já estamos no sexto ano. É uma emoção muito grande fazer o Allan Kardec, eu tive que ler muitas coisas dele porque tem um compromisso com uma verdade. Um homem que mudou muitas coisas no mundo. ”, disse.

 

Na peça, Rogério Fabiano tem o desafio de viver muitas fases da vida deste personagem.

 

“Eu faço Kardec dos vinte até os sessenta e poucos anos, então eu trabalho só com a voz e o corpo. É emocionante, eu me emociono muito fazendo. Eu sou espirita e para mim mexe demais e a reação do público toca muito a gente cada noite, em cada dia.”

 

 A maioria do elenco se divide entre dois, três ou mais personagens e faz isso com maestria. No palco, a atriz Érica Collares vive a médium Gertrudes Laforgue e Amélie Gabrielle Boudet (esposa de Allan Kardec). 

 

Já Ana Carolina Rainha tem entre os seus papéis de destaque a mãe de Allan Kardec, Madame Rivail, a Madame Plainemaison e a amiga de Kardec Justine Frenard.  Figuras fundamentais na transição de Allan Kardec. Outros integrantes do elenco são Cláudio Gardin Fortes - que interpreta o Professor Fortier, o Padre católico e o tio Maurice -  e Claudio Andrade, como o Mago Lacazze, o Professor Pestalozzi, o médium Jean Paul e o Espirito da Verdade.

 

Quem assina a direção da montagem é a atriz Ana Rosa – ela está no ar na novela das nove da Globo “A Lei do Amor” -, o espetáculo pretende alcançar um público eclético, formado por simpatizantes dos assuntos espirituais, por aqueles que buscam respostas às suas indagações e por pessoas que simplesmente acreditam na eternidade da alma.

 

“A direção de Ana Rosa é muito segura, ela é muito preparada tecnicamente na espiritualidade e é uma pessoa generosa, uma atriz brilhante. Dirige o ator, dá muitos toques. Dá muita segurança para gente. ”, conta Rogério.

 

Para os fãs da montagem, uma boa notícia. Já tem outro espetáculo prestes a estrear.

 

“Em fevereiro, estreia o “Encontro Espiritual de Léon Denis com Joanna de Ângelis” , eu faço Leon e a atriz Érica Colares faz Joanna. Um espetáculo muito interessante escrito por Paulo Afonso de Lima e dirigido também por ele, ele escreveu Alan Kardec.” Revela.

 

Com uma temporada longa, Rogério confessa que não se cansa de fazer a peça, que está cada mais forte e maduro.

 

“Nesses seis anos parece que são meses em cartaz. Não dá vontade de parar. Isso é muito forte. O público pode esperar da peça uma mensagem de amor, de esperança e caridade. A peça é contada em três planos. A vida real de Allan Kardec, desde que ele nasce até sua morte, o enterro dele que é um segundo plano, o momento presente, né? E um terceiro plano,  que é uma encarnação dele muito antiga. Em que ele foi um guerreiro Celta. É muito interessante, as pessoas saem do teatro muito emocionadas. ”

 

Por Alessandro Moura




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
PUBLICIDADE
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Alan Ribeiro fala sobre o espetáculo "Primeiramente, Comédia"
Depois de fazer sucesso na internet, grupo faz peça para os palcos com direção de Paulinho Serra
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE