Em cena com Victor Garcia Peralta
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

Filho de diplomata, Victor Garcia Peralta  passou por várias partes do mundo até fixar residência no Rio de Janeiro. O argentino mais disputado e querido dos palcos cariocas  possui um português fluente e quase sem sotaque. O diretor é responsável por sucessos como “Os Homens São de Marte... e É para Lá que Eu Vou”, “Não sou Feliz mas Tenho Marido”, “Tudo que eu queria te dizer” e “Alucinadas”.   Trabalhos que possuem a assinatura do argentino que tem por opção uma estética limpa e a preocupação com o ator em cena. Ana Beatriz Nogueira, Zezé Polessa, Mônica Martelli e Luciana Fregolente e Renata Castro Barbosa brilham em cena com a parceria de sucesso com Peralta. Com vocês o diretor!


RNT: Como começou seu caminho no Teatro?

Victor Garcia Peralta: Comecei querendo dirigir cinema, fui estudar teatro pensando em dirigir atores. Acabei virando ator. Foi tudo acontecendo, um amigo que estudava teatro disse que para dirigir eu tinha que saber como funcionava o universo do ator. Não era meu desejo ser ator. Sempre quis dirigir.

 

RNT: E como começou a carreira de ator?

Victor Garcia Peralta: Fui acompanhar uma ex-namorada a um teste, isso ainda na Argentina. Acabei fazendo e passei para “O Despertar da Primavera”.  Mas sempre tive a ideia fixa em dirigir. Isso sim é o que eu sempre quis fazer. Foi difícil porque as pessoas tinham a minha imagem relacionada com o ator. Aos poucos fui mudando isso.

 

RNT: E o cinema?

Victor Garcia Peralta: Fui pego pelo teatro, mas ainda está latente a vontade de dirigir cinema.

 

RNT: Você é um dos diretores mais queridos e disputados do Rio. O que considera como diferencial no seu processo de direção?

Victor Garcia Peralta: Acredito que por ser ator eu tenho facilidade em compreender o processo e as possibilidades dos atores. Acredito que é fundamental além da plástica cênica, o diretor de ator. O Teatro é feito de texto e ator.

 

RNT: Hoje se divide muito o diretor de cena e o diretor de ator. Como vê isso?

Victor Garcia Peralta: Eu sou diretor de teatro. Tenho um olhar estético, mas uma grande preocupação com o trabalho do ator. Para mim essas coisas andam juntas.

 

RNT: Porque acredita que os atores tem te escolhido tanto?

Victor Garcia Peralta: Acredito que eu tenho um cuidado com o ator. Todos os atores que trabalhei querem repetir. Eu amo trabalhar com atores, eu gosto de atores. O fato de também ser ator me faz conhecer a cabeça e o processo do ator. Dúvidas, medos e tensões. Ser ator ajuda muito. Facilita a compreensão.

 

RNT: Como é o processo de trabalho?

Victor Garcia Peralta: Eu não chego no ensaio com um mapa de cenas. Eu vou descobri tudo junto com o ator. Tenho ideias conceituais, mas o encontro com o ator muda essas coisas. Sou um diretor de processo. Sugiro e o ator de devolve coisas. O ator não está a serviço da montagem, a montagem está a serviço do ator.

 

RNT: O que é um bom espetáculo para você?

Victor Garcia Peralta: Bom espetáculo pra mim é aquele em que não  se sabe o que é meu, do ator ou do cenógrafo.

 

RNT: Um conceito para direção?

Victor Garcia Peralta: Dirigir pra mim é extrair o melhor de todos para se contar uma história. Como uma orquestra harmoniza os instrumentos. Quando dirijo penso muito no que eu gostaria de assistir como expectador. É bom virar público. Rir ou me comover com um trabalho que fiz.

 

RNT: Tem saudades de algum processo em especial?

Victor Garcia Peralta: Saudades de todos. Cada um do seu jeito foi maravilhoso. Tive apenas duas experiências desagradáveis na Argentina...aqui sempre fui feliz.

 

RNT: No decorrer das sessões o espetáculo pode perder aquele frescor original. Como fazer para permanecer viva a montagem?

Victor Garcia Peralta: Não se pode esquecer a ideia original. Voltar as vezes é sinal de enriquecimento. Conquista-se muitas coisas no processo das sessões, mas não podemos esquecer do objetivo. Sempre falo com atores para não esquecer o objetivo da cena e das personagens.

 

RNT: E sua relação com a peça depois que entra em temporada?

Victor Garcia Peralta: Não abandono o espetáculo, Enquanto estiver em cartaz eu faço questão de ir. O que me dá tesão no teatro é que nunca está pronto.

 

RNT: Um texto que tem vontade de dirigir.

Victor Garcia Peralta: Quem tem medo de Virgínia Woolff. Mas vou contar que vou realizar este desejo com Zezé Polessa. Nossa estreia está programada para agosto de 2013.

 

RNT: Os atores dizem que são escolhidos pelos personagens. O diretor também é escolhido pelo texto?

Victor Garcia Peralta: Você escolhe o texto e o texto te escolhe Tem textos excelentes que eu não sei se seria um bom diretor.

 

RNT: Atores e atrizes que você ainda tem vontade de trabalhar...

Victor Garcia Peralta: Muitos...Wagner Moura, Bruno Mazeo, Marco Nanini, José Wilker, Marco Ricca, Fernanda Montenegro, Vera Holtz...

 

RNT: Uma frase...

Victor Garcia Peralta: “Se tudo acabasse agora teria valido apena viver”, do espetáculo “Tudo que eu queria te dizer” de Martha Medeiros.

 

RNT: Um recado para o público que sempre acompanha seus espetáculos.

Victor Garcia Peralta: Obrigado! Muito obrigado! É bom se sentir prestigiado e querido!

 

 

 

 




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE