Suely Franco fala sobre carreira, teatro e TV
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

A personagem desta semana tem o nome escrito nas páginas da história das artes cênicas do Brasil. Cantora, atriz e pianista. Suely Franco subiu no palco pela primeira vez aos cinco anos para uma audição de piano, aos sete fazia rádio teatro e aos 14 teatro amador em uma igreja de Olaria. Ela é dona de um sorriso inconfundível, de uma voz delicada e de uma simpatia sem tamanho. Com todos esses adjetivos foi fácil começar a carreira profissional no final dos anos 50 na TV Tupy como garota propaganda. Abram as cortinas para Suely Franco, o terceiro sinal já foi dado e o espetáculo já vai começar! Já desligaram os celulares?

 

RNT: Como começou a paixão pelos palcos?

Suely Franco: Desde que eu nasci. Eu só sabia brincar de fazer teatro...fazia teatrinho já com minhas bonecas. Aos sete anos já fazia Rádio Teatro na Roquete Pinto. Com 14 fazia teatro amador na igreja e na escola...eu nunca mais parei.

 

 

RNT: E quando foi sua estreia profissional?

Suely Franco: Oficialmente foi em 1961 com “O Beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues. Mas vou te contar que tive uma estreia antes...(risos). Eu entrei para substituir uma atriz de última hora na peça “Com a pulga atrás da orelha” com direção do italiano Gianni Ratto e cheguei a fazer uma ópera com direção do Gianni chamada “Apague meu spot light”.

 

RNT: E como foi a estreia de “O Beijo no Asfalto”?

Suely Franco: Escandalosa. Metade da plateia aplaudia, metade vaiava. Tinhamos que parar cada cena que passava para poder encerrar a peça. Eu estava muito nervosa e tinha que entrar após uma cena da Fernanda Montenegro e do ítalo Rossi. Ele arrancava a blusa dela e gritava: tira a roupa vagabunda!. A plateia estava tensa. Mario Lago na coxia falava: Calma filha...e vai!!! (risos)

 

 

RNT: E a música na sua vida?

Suely Franco: Até hoje são 22 musicais. Ganhei o Prêmio Moliere com a Capital Federal e agora estou viajando com o espetáculo musical “Seis aulas de dança” com o Tuca Andrada. A peça é linda, fala sobre amizade, injustiça, preconceito...uma comédia que causa reflexão....linda...Já vou adiantar que vamos vir para o Rio no final de junho e ficaremos no Teatro Maison de France.

Apesar de tratarmos de assuntos sérios, o texto tem piadas nas horas certas. Os personagens se tornam amigos e um ajuda o outro.

 

 

RNT: Como percebe o cenário teatral atual?

Suely Franco: Hoje o teatro é visto de uma forma diferente. Antigamente era muito feio se fazer teatro. Hoje é uma dificuldade se conquistar uma pauta. Antes tinha um espetáculo em cartaz em cada teatro de terça a domingo. Vejo que temos muitas produções em cartaz e gente maravilhosa chegando.

 

RNT: E a nova geração dos palcos?

Suely Franco: São tempos muito diferentes. Antes tinha que se ter muita garra para fazer teatro. Tinha que se enfrentar a família e a sociedade. Hoje não é maia assim. Mas hoje vejo muita gente chegando com amor pelos palcos.

 

 

RNT: E o seu caminho foi inverso...da TV para o palco...

Suely Franco: Eu morava em Olaria e meu filho...não tinha nem a Avenida Brasil (risos). Fazia um cursinho e tinha que levantar às quatro da manhã. Papai era oficial da Marinha e pediu para se mudar para a Urca. Fui morar ao lado da TV Tupy e ali tinham os concursos. Participei de tudo. No segundo ano da Faculdade de Direito comecei no Teatro dos Quatro com apoio de minha madrinha Zilka Salaberry...e depois ela me ajudou a entrar em “O Beijo no Asfalto”.

 

 

RNT: E sua família...

Suely Franco: Minha família sempre me apoiou. Minha mãe adorava. Família italiana que gosta de cantar. E fazer a “A Pulga atrás da orelha” foi uma surpresa...ninguém esperava que iria ser o sucesso que foi...não parei mais...

 

 

RNT: E o sítio do Picapau Amarelo.

Suely Franco: Foi lindo fazer a Dona Benta...e quando fui fazer ainda recebi a benção da Zilka Salaberry...Uma emoção e uma alegria muito grande. É aquela coisa filho “ Quem faz o que gosta não trabalha”. Para mim trabalhar sempre foi diversão...um parque de diversões... Nunca pensei que estava substituindo Zilka Salaberry, só pensava assim:- Vou me divertir com Monteiro Lobato.

 

RNT: Qual personagem deixou saudades?

Suely Franco: Os que ainda vou fazer!

 

 

RNT: Qual personagem tem desejo de fazer?

Suely Franco: O que estou fazendo agora...amo...uma comédia com música e ensinamentos. Tenho duas experiências na temporada que são marcantes. Uma menina de 12 anos que foi ver e levou o avô e avó para assistir e depois vieram falar comigo da importância da peça e outra de um filho que levou a mãe com depressão e que disse que muito mudou após assistir a peça. Isso toca a gente. Dá uma alegria grande. Apesar de ser 1h40 de peça, eu saio renovada com a relação com o público.

 

 

RNT: E a novela “Amor Eterno Amor”?

Suely Franco: A resposta tem sido linda. Faço uma avó encantadora, a Zilda. Avó da Mirian, da Clarinha e da Gaby. Todos querem uma avó como essa. Agora vai ter uma nova confusão que promete agitar a novela...Meu genro vai se casar com a Carolina Kasting e após o casamento os filhos dela e o pai ( que a Zilda não gosta) vão morar na mesma casa. Isso promete...(risos)

 

 

RNT: Uma frase para quem está começando a carreira nos palcos.

Suely Franco: Aquela meu filho ( risos) “ Quem faz o que gosta não trabalha, se diverte!”

 

 

RNT: Um recadinho para seus fãs do Rio No Teatro.

Suely Franco: Eu agradeço demais o carinho de sempre. O sorriso que as pessoas lançam pra gente é lindo. Estou sempre sendo muito bem recebida. Maravilhoso. Agradeço sempre por isso. Meu muito obrgada!

 

 




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE