Octávio Mendes: Um Show de Humor
Rio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No TeatroRio No Teatro

O entrevistado da semana é famoso por conta de seu “Show de humor”. Quem já teve tempo de prestigiar Octávio Mendes nos palcos sabe muito bem do que estou falando. Com um tempo de humor muito próprio, o ator tem se destacado e escreve seu nome na história das artes.

 

Assistir o comediante na TV é garantia de risadas e nos palcos é gargalhada certeira. Conhecido pelo espetáculo de humor “Terça Insana”, nosso personagem também se destaca na internet. Seus vídeos no youtube fazem a alegria de pessoas de todos os cantos do mundo. Irmã Selma, Xanaína, Maria Botânica e outros personagens...

 

Começamos nossa conversa falando sobre o inicio de tudo. O ator conta como tudo começou.

 

“Era muito tímido quando criança, mas sentia uma grande atração pelo teatro, que vinha desde a primeira peça que assisti quando ainda estava no primário. Quando entrei no Objetivo, tinha teatro como atividade extra classe, mas eu não tinha a menor coragem. Tinha também TV, onde a gente gravava uns programas que passavam nos intervalos das aulas. Por uma ingenuidade, acabei escolhendo fazer TV, porque na minha cabeça tinha pouca gente no estúdio, e isso dava pra encarar. Quando começou a passar os programas, eu me tornei uma das pessoas mais populares da escola. Tive que aprender a força a lidar com assédio, apesar de não ter a menor ideia do que fosse isso. Bom, aí o pior já tinha passado, fui fazer teatro na Escola. Participávamos de uns festivais em São Paulo, e na primeira peça que fiz, que foi "O Pagador de Promessas", do Dias Gomes, ganhei todos os prêmios de Melhor Ator. O tempo passou e o colegial acabou. Meus pais não gostavam muito da ideia de eu seguir carreira, então prestei escondido exame na Escola de Artes Dramáticas, passei, mas também passei em Psicologia e Comunicações.  Não me matriculei na EAD e fui fazer Psicologia e Comunicações. Depois prestei exame de novo na EAD e entrei de novo. Quando me formei, inventei uma peça de brincadeira, que a gente fazia de sextas e sábados à meia noite no Auditório Augusta em São Paulo. Em três meses de apresentação, a peça entrou na lista dos dez melhores espetáculos de São Paulo, além de uma série de prêmios de Melhor Ator. Acabei achando que estava no caminho certo e continuei até hoje.”, revela.

 

Questiono sobre seu conhecido traço cômico. Será que Mendes descobriu a veia da comédia nos tempos de EAD?

 

“Muito pelo contrário. Nunca fiz comédia na EAD. Lá eles exigem mais nas coisas que você tem maior dificuldade. Nessa época nunca pensei que conseguiria fazer rir. Aliás, nunca tinha tentado antes. “

 

Sucesso em todo o país, o espetáculo “Terça Insana” levou caravanas de todos os cantos para São Paulo. Todos queriam conhecer aquele grande fenômeno, que permanece em cartaz atraindo cada vez mais público. A receita é a renovação das personagens e o frescor dos textos. Mas tudo isso teve um início tímido e surpreendente.

 

“A Grace Giannoukas, o Roberto Camargo, o Marcelo Mansfield e eu éramos bastante amigos. Todos são, além de atores, autores e diretores de Teatro e também donos de um ótimo senso de humor. Começamos a criar coisas engraçadas, e a gente pensava em mostrar pros nossos amigos, por isso nos reuníamos nas terças feiras a noite, dia que em geral ninguém tinha peça de teatro. Começou um tal de "posso trazer um amigo?" e outro e outro..... Ai começamos a fazer mais como uma apresentação mais organizada. A coisa foi crescendo, a resolvemos fazer também aos sábados para o público em geral. A coisa não parava de crescer. Fomos para o Bar Avenida...... Bom daí pra frente, continuamos tentando ser mais profissionais.”

 

As personagens do nosso entrevistado no espetáculo são reverenciadas... Alguns chegam a falar seu texto fala por fala. Como nasceu a Irmã Selma? 

 

“A gente foi tomando gosto em inventar de forma compulsiva. Eu queria inventar um personagem que não tivesse a menor possibilidade de trabalhar com humor, nem de estar dentro de um cabaré, onde a gente se apresentava. O personagem virou uma freira só no final da criação. Inclusive depois fui me informar se freira podia fumar, e me disseram que não era pecado, apenas não era saudável.”, afirma.

 

Sem planos para 2014, Octavio Mendes pretende continuar dando show no humorístico do SBT “A Praça é Nossa” e seguir em temporada com o espetáculo “Irmã Selma e seu Terço Insano”. Sucesso nos palcos cariocas, a peça promete fazer uma temporada na capital paulista.

 

Rapidinha com Octávio Mendes

 

RNT: Tem algum personagem favorito das que faz em seu "Show de humor"?

Octávio Mendes: Parece pai falando dos filhos, mas cada um gosto de um jeito. 

 

RNT: Uma frase

Octávio Mendes: "Eu não quero uma mentira. Quero uma verdade inventada." Clarice Lispector 

 

RNT: Uma personagem dos sonhos

Octávio Mendes: Um cara que não tem barriga.

 

RNT: Um conselho para quem está começando na carreira

Octávio Mendes: Mesmo que escolha o Humor, leve a sério. 

 

RNT: Um recado para seus fãs e admiradores!

Octávio Mendes: Obrigado por vocês existirem!

 

Texto e entrevista: Alessandro Moura




Mia¡ Mello: Mãe, turbilhão
Fora da caixa a atriz entra em cena com os desafios de ser mãe
Cristina Fagundes e sua cápsula do tempo
Em cena um registro documental, uma conversa do presente com o futuro.
Herton Gustavo Gratto: Frente e verso
No ar em "Orgulho e Paixão" ele se define como um artista inquieto, intenso, criativo e irreverente.
Acorda Alice! Mitzi Evelyn é a personagem da semana
Mitzi Evelyn fala sobre o espetáculo Alices que faz uma reflexão sobre a violência na luz da ribalta
PUBLICIDADE
RNT - ANUNCIE AQUI
Guilherme Piva fala sobre o sucesso de "A Invenção do Amor"
Processo de montagem, parcerias e novos trabalhos. Tudo isso e um pouco mais de um ator que se renova todos os dias e surpreende o público com sua versatilidade.
Rogério Fabiano fala sobre os desafios de interpretar Allan Kardec nos palcos
Sucesso de público espetáculo está de volta ao Rio, no Teatro Vanucci
Alexandre Guimarães: Pernambucano brilha no Teatro Poeira
Espetáculo premiado chega ao Rio de Janeiro em curta temporada
Nara Parolini fala sobre carreira, teatro e novos desafios
Atriz se prepara para a estreia do espetáculo "Apocalipse Naquela Esquina ou A Corrosão do Caráter"
PUBLICIDADE
Atriz de Goiânia se prepara para estrear musical no Teatro Vanucci
Dina Marina vive Irene, uma cortesã que tem muitos segredos
Mariza Marchetti volta à TV em Escrava Mãe
Ela sumiu das telinhas por um tempo, mas está de volta após ser escalada pela TV Record
Novidades no WhatsAPp
Novidades direto do seu WhatsApp
FACEBOOK
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE